Tem quem pense que abrir um e-commerce é apenas para determinadas categorias de produtos ou serviços. Mas com a expansão da internet, as restrições não existem mais. Qualquer empresa, independente do porte ou ramo de atuação, pode ter uma loja online.
E podemos dizer que estruturar um e-commerce pode melhorar a performance do seu negócio. Isso não significa que as lojas físicas vão desaparecer. Mas sim que a integração entre os canais online e offline se tornaram prioritárias.
Então, como melhorar a receita num e-commerce?
Parcerias e afiliações
O e-commerce pode ter como fonte de receita os ganhos feitos nas vendas de parceiros. A ideia seria oferecer serviços complementares ou produtos e receber uma comissão. É possível ver esse modelo de receita em e-commerce de turismo: hotéis firmam acordos com agencias de viagens e aluguéis de carro.
Serviços adicionais
A venda de serviços adicionais pode aumentar o fluxo de receita do seu e-commerce. Sua loja online poderá oferecer serviço de garantia estendida, entrega diferenciada ou seguro.
Receitas recorrentes
Muitos e-commerces tem investido no modelo baseado em receitas recorrentes. A vantagem é o controle das finanças, pois já se sabe como será o fluxo de entrada em determinado período. Uma das formas é o pagamento de assinaturas de adesão. O cliente paga uma taxa fixa e tem a garantia de entrega do serviço ou produto. A configuração dos pacotes pode ser flexível, com aumento no valor do desconto se for em quantidade.
Oferta de combos
Oferecer combos na sua loja online é outra possível fonte de receita. Nesse caso, você poderá combinar produtos e oferecer descontos para a aquisição de um número maior de produtos.
Programas de fidelidade
Os cartões de fidelidade funcionam muito bem nas lojas físicas. Mas e numa loja online? Funcionam da mesma forma e com a mesma taxa de sucesso! Determine um prazo para que o cliente possa fazer a troca dos pontos obtidos. Esse método irá reforçar o fluxo de caixa de forma recorrente.
Novos mercados
Expandir para novos mercados é uma ótima opção para aumentar as receitas. No e-commerce não existe barreiras geográficas, essa é uma grande vantagem na hora de expandir sua área de atuação.
Novos produtos
Lançar um novo produto sempre aumenta as receitas da sua loja online. A estratégia atrai novos clientes e incentiva os clientes atuais a comprar novamente. Para que o lançamento do produto seja um sucesso, analise a demanda, a situação dos concorrentes e os diferenciais que seu produto tem a oferecer.
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