As trends ou tendências virais, têm ganhado cada vez mais espaço no universo do e-commerce. Elas surgem rápido, se espalham como fogo e, podem ser muito bem aproveitadas trazendo ótimos resultados para seu e-commerce.
Pensando nisso, como aproveitar as trends no e-commerce?
Como surgem as trends?
A internet é um terreno super fértil para a criação de tendências. Pode ser com um meme, uma música que viralizou no TikTok, um personagem que vira o queridinho nas redes ou até um desafio novo.
O ponto em questão é que isso pode impactar o consumo do seu e-commerce!
Ou seja, estamos falando de oportunidades que vão ajudar a atrair novos consumidores, impulsionar vendas e até fortalecer a identidade da sua marca.
Quer um exemplo? O recente boom das capivaras. De uma hora para outra, o animal era estampa de memes, vídeos, produtos e até campanhas publicitárias. O resultado foi que tudo que tinha capivara começou a ser vendido como água, desde pelúcias, itens de decoração, canecas, etc.
Quem foi rápido e adaptou o tema para a sua loja soube aproveitar essa onda de forma lucrativa e criativa.
Claro que seu e-commerce não pode ir entrando em todas as trends que vão surgindo. Para que consiga um resultado lucrativo e sustentável, é preciso agir com estratégia. Precisa saber identificar o momento de entrar, mas também de sair de uma trend.
5 dicas para transformar uma trend em oportunidade de venda
1. Monitoramento é tudo
Entender o que está acontecendo no mundo – e na internet – é o primeiro passo.
Acompanhar redes sociais e entender o que as pessoas estão falando no TikTok ou Instagram pode revelar movimentos que têm potencial de virar tendência. Ferramentas como o Google Trends ajudam a perceber o aumento repentino do interesse em determinados assuntos.
Claro que só porque um tema está em alta não significa que ele combina com o seu público.
Lembre-se que adaptar com bom senso e manter o alinhamento com os valores da marca é o que evita deslizes.
2. Adapte a tendência ao seu nicho
Um erro comum de muitos empreendedores é simplesmente copiar o que está viralizando, sem nenhum filtro. Até pode funcionar no curtíssimo prazo, mas dificilmente gera resultados duradouros.
O ideal é adaptar o que está em alta à identidade do seu e-commerce ou aos interesses do seu público, e dessa forma, gerar mais conexão e vendas.
Voltando ao exemplo das capivaras: enquanto uma loja de camisetas pode criar uma estampa divertida, uma papelaria pode lançar cadernos ou adesivos com o mesmo tema.
E até mesmo marcas que não vendem produtos ligados diretamente à trend podem usá-la como inspiração para campanhas, conteúdos ou interações nas redes sociais.
O importante não é seguir a moda, mas sim incorporar o que está viralizando de um jeito que faça sentido para o seu negócio. Essa é a diferença entre viralizar e de fato converter.
3. Teste antes de investir pesado
Vale lembrar que trends têm data de validade. Algumas duram semanas, enquanto outras até meses.
Por isso, antes de investir pesado em uma nova demanda, experimente. Faça um lançamento limitado ou até um produto sob encomenda para sentir a receptividade do mercado.
Pequenos testes evitam prejuízos e ajudam a entender se a tendência tem fôlego ou se vai ter um pico e declinar.
Essa abordagem, além de proteger o fluxo de caixa, gera uma sensação de exclusividade. Afinal, quando o cliente sente que aquele produto é “de momento”, a urgência pela compra aumenta, o que pode ser ótimo para as vendas.
4. Prepare-se para repor o estoque rapidamente
Quando uma trend decola de verdade, o ritmo de vendas irá surpreender. E nesse momento entra um ponto delicado: a operação.
Uma boa negociação com fornecedores e parceiros logísticos vai fazer toda a diferença. Mas é preciso um equilíbrio na operação.
Afinal, a lentidão pode fazer você perder a melhor parte da trend. Mas também estocar demais pode virar dor de cabeça se a demanda cair de repente.
Nessas horas é crucial ter um plano de ação para ambos os cenários – alta ou queda nas vendas – pois vai ajudar a manter o negócio sob controle.
5. Conquiste o cliente que chegou pela trend
Mais do que vender, a trend pode ser um ponto de entrada para construir um relacionamento com novos consumidores.
A compra original que surgiu por impulso causada por uma trend pode ser a porta de entrada para algo maior. É o momento de mostrar outros diferenciais do seu e-commerce.
É aí que entra o papel da experiência: um bom atendimento, um brinde temático, um cupom para a próxima compra… tudo isso ajuda a transformar esse comprador pontual em um cliente fiel.
É verdade que ele chegou por causa de um produto da moda, mas que tal mostrar outros itens do catálogo que combinam com o estilo dele?
Ou seja, é uma oportunidade de aumentar o ticket médio e reforçar o vínculo com seu e-commerce!
Aproveitar tendências virais no e-commerce não é sobre seguir modismos cegamente, mas sim sobre saber enxergar oportunidades com um olhar estratégico.
Isso pode significar não só um aumento nas vendas, mas também mais visibilidade, mais proximidade com o público e, quem sabe, o início de um relacionamento duradouro com novos clientes.
Vai aproveitar as trends no seu e-commerce?