O sonho de todo e-commerce é ter clientes satisfeitos. Afinal um cliente assim fala bem da marca e compra com frequência.
Sendo assim, qual é o padrão de comportamento dos brasileiros?
O que os brasileiros valorizam no e-commerce
Um estudo revelou que os consumidores brasileiros têm percepções positivas com relação a promoções (88%), cupons (99%) e descontos (100%).
Além disso, o WhatsApp é o canal de atendimento mais elogiado.
Mas infelizmente, o que mais desagrada os brasileiros são as taxas de frete, a demora na entrega, bem como a falta de descrição detalhada dos produtos.
Comportamento de compra dos brasileiros
Um ponto bem conhecido dos brasileiros, é que seu comportamento de compra é influenciado por fatores como preço, conveniência e entrega. Outros pontos que os brasileiros valorizam em um e-commerce:
- Facilidade de compra: os brasileiros gostam de uma experiencia de compra segura e intuitiva. Sendo assim, sites com boa navegabilidade, informações claras e com diversas opções de pagamento tem a preferência nacional.
- Atendimento ao cliente eficiente: disponibilidade de canais de atendimento e resolução rápida de problemas são fundamentais para os brasileiros construírem uma relação duradoura com um e-commerce.
- Produtos de qualidade: oferecer produtos de qualidade é essencial. Afinal, os brasileiros querem receber aquilo que foi prometido.
- Preços competitivos: é claro que os brasileiros valorizam a reputação e a experiencia de compra em um e-commerce, mas eles também amam os preços baixos!
- Entrega domiciliar: esse é o principal motivador das compras online aqui no Brasil, chegando a superar os preços baixos e a variedade de produtos.
- Frete gratuito: em um país com dimensões continentais, oferecer frete grátis pode parecer ilusório. Mas 60% dos pedidos online são concluídos justamente por causa do frete grátis…
Vendo esses pontos fica claro que a logística e a conveniência são importantes para conquistar e manter a satisfação dos brasileiros.
Reputação da marca
77% dos brasileiros consideram as avaliações da marca como fator de decisão de compra.
Nesse sentido, investir em atendimento de qualidade faz toda a diferença. Afinal, experiencias positivas podem viralizar e atrair novos clientes. Para isso, é preciso estabelecer canais diretos e ágeis para solucionar problemas e dúvidas, conquistando a confiança do consumidor.
Além disso, e-commerces que garantem a segurança nas transações e transparência nas informações tem maior probabilidade de fidelizar os clientes.
Os brasileiros não são muito exigentes. Só querem o melhor atendimento, melhores preços, fretes grátis…
Se seu e-commerce for transparente e oferecer uma experiencia única, com certeza conquistará muitos corações e clientes!