Como vimos no post anterior, a IA facilita e muito o trabalho de um gestor no e-commerce.
Então, como usar as ferramentas de IA no seu e-commerce?
Maneiras de usar a IA na estratégia de marketing do seu e-commerce
Vale destacar que a IA é um auxílio que seu e-commerce terá. É mais ou menos como os ajudantes, enquanto o piloto do barco continua sendo você.
Nesse sentido, podemos dar destaque a aplicações como:
• Monitoramento de redes sociais
• Análise de comportamento
• Aumento de engajamento
• Segmentação de público
• Geração de leads
• Otimização de conteúdo
• Pesquisas de mercado
• Criação de roteiros e briefings
• Auxílio em design
• Atendimento virtual
• Automação de vendas
• Previsão de vendas
• Automação no envio de e-mails
• Personalização de dados e planilhas.
Ou seja, a IA permite otimizar seu e-commerce de maneira constante, estando aberto a novas oportunidades.
Principais tipos de IA para usar no seu e-commerce
- Automação de Processos (RPA – Robotic Process Automation): A RPA permite uma automação de atividades gerais, como monitoramento de comentários nas redes sociais, emissão de e-mails e outras atividades.
- Assistentes virtuais: Os chatbots são programas que abrem comunicação com os clientes de forma automatizada, fornecendo informações por meio de frase programadas. Dessa forma, a IA oferece um atendimento ao cliente e com as novas tecnologias, esse atendimento está cada vez mais humano.
- Análise de dados e business intelligence: A capacidade inteligente de análise é uma IA que além de extrair informações importantes, auxilia no processo de tomada de decisões do seu e-commerce.
- Personalização de marketing: A IA oferece a possibilidade de oferecer um serviço personalizado. Como assim? Ela permite considerar as preferências dos consumidores, mas também os objetivos do seu e-commerce, de acordo com a utilização dos sistemas comerciais.
- Gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM): Os CRMs são essenciais para quem tem um e-commerce. Afinal eles ajudam na automação de atividade, bem como oferecendo um serviço otimizado.
- Ferramentas de SEO e análise de mercado: As ferramentas de SEO ajudam seu e-commerce a se destacar nos mecanismos de busca. Isso porque elas auxiliam com a escolha de palavras-chave, bem como outras ações. A análise inteligente permite indicar alternativas de grande valor.
- Previsão de demanda e inventário: A IA permite previsões para seu e-commerce. Isso porque baseado nas informações coletadas, pode basear um nível esperado de demanda por parte do público. Dessa forma, a IA facilita a gestão de estoque do seu e-commerce.
A IA é de grande valor para o e-commerce.
Mas lembre-se de que ela é apenas a copiloto do seu negócio, uma ferramenta muito útil e não um resolvedor automático de problemas!