Uma realidade é que a maneira como os consumidores buscam produtos está sofrendo mudanças. Seja pelo impulso da inteligência artificial ou de outras tecnologias, o fato é que seu e-commerce precisa estar atento a essas mudanças!
Busca: o que mudou para os consumidores
O ecossistema de buscas apresenta uma transformação orientada pela personalização, imediatismo e é influenciada pelo prompting. A consequência é uma pesquisa conversacional cada vez mais atuante.
O que isso significa? Que os consumidores estão buscando frases mais naturais e descritivas nas pesquisas de imagens e vídeos.
Além disso, as redes sociais estão sendo utilizadas como um mecanismo de pesquisa. A realidade aqui do Brasil é que, uma média de 44% dos consumidores utiliza as redes sociais para descobrir novas informações.
Sendo assim, conteúdos dinâmicos e visuais são uma ótima maneira de engajar os clientes e contribuir para a descoberta de novos serviços, produtos e conhecimentos.
O que fazer
- Conteúdos em vídeo: Milhões de pessoas buscam informações nas redes sociais. E o queridinho da vez são os vídeos. Afinal, os vídeos permitem que os e-commerces mostrem resultados, destaquem seus bastidores e compartilhar tutoriais. Isso aproxima o e-commerce dos clientes e facilita a busca por produtos e serviços desejados.
- Comunicação assertiva: Uma das prioridades do seu e-commerce deve ser oferecer produtos e serviços que solucionem demandas especificas dos seus clientes. Nesse sentido, quando seu e-commerce conta com uma navegação intuitiva, experiencias de pagamentos diversas e integração de ambientes de compras físicas e online, aumenta a conexão com os clientes.
- Recursos visuais essenciais: 98% dos brasileiros afirmam que vídeos e imagens autênticos são importantes para eles. Isso mostra que imagens e vídeos de alta qualidade promovem conexões fortes e impulsionam o engajamento com os clientes.
Como já destacado, a integração da inteligência artificial tem afetado os algoritmos de busca. E como vai ficar seu e-commerce?
Seu e-commerce deve adotar novos conceitos, se adaptando às mudanças no mecanismo de busca.