A realidade aumentada (RA) tem reinventado a experiência de compra e fundido o ambiente físico com experiências digitalizadas.
E seu uso vai desde a experimentação de um produto até o dimensionamento de um móvel na casa do consumidor. É por isso que o e-commerce vê a RA como uma grande aliada.
Confira alguns exemplos de como seu e-commerce pode usar a realidade aumentada:
Provador virtual
Vamos ser sinceros, nada como experimentar um produto, seja sapato ou roupa, e ter a certeza de que ele ficou bem na gente. E é essa uma das principais barreiras que separam as compras nos ambientes físicos e online.
Mas com a RA, essa barreira diminui. É possível experimentar roupas, restar maquiagens, etc.
Com o uso da RA, os e-commerces podem projetar imagens ao vivo de seus consumidores na tela do celular para experimentar uma roupa ou para testar as cores da maquiagem.
Pré-visualização de posicionamento
A realidade aumentada espacial é um grande recurso que os e-commerces estão disponibilizando para ajudar os clientes na escolha dos móveis. Afinal, ela permite que os consumidores coloquem móveis virtuais em sua casa, permitindo ter uma ideia de como ficará o móvel ou luminária naquele ambiente.
Manuais de usuário interativos
Os manuais de usuário interativos são outro uso da RA que melhoram o atendimento ao consumidor.
Afinal, os manuais interativos com tecnologia RA permitem que o cliente acesse as instruções digitalmente e interaja com elas. Dessa forma, fornece suporte na página e visualizações de partes e métodos específicos, é uma ótima maneira para que seus clientes entendam como o produto funciona.
Filtros de mídia social
As redes sociais já aderiram à realidade aumentada. É possível isso nos filtros interativos que preenchem postagens do Snapchat e nos stories do Instagram.
Por mais que muitos deles seja usado para diversão, esses filtros sociais de RA também têm sido aproveitados pelas marcas para aprimorar a experimentação e o compartilhamento de produtos, que aumenta o envolvimento online.
A importância de conhecer as tecnologias disponíveis
Se seu e-commerce deseja impulsionar as operações online e está querendo incorporar a realidade aumentada às estratégias do site, é preciso conhecer os tipos de RA. Confira as RA mais usadas:
RA baseada em marcador: a RA baseada em marcador exige uma câmera e um marcador, como um código QR ou um design de embalagem específico. Ela permite que os usuários apontem seu smartphone para o marcador e visualize as sobreposições digitais em 3D em um ambiente do mundo real.
RA sem marcador: a RA sem marcador é acessada por meio de um aplicativo ou um link e funciona escaneando uma área ao redor do usuário e colocando a sobreposição digital em uma superfície plana.
RA baseada em localização: a RA baseada em localização é uma opção para ecommerces que operam no setor de turismo. Afinal ela aproveita o GPS do usuário e sobrepõem experiências 3D em ambientes da vida real, fornecendo informações sobre pontos de referência, mapas interativos, etc.
Concluindo…
É claro que esses são apenas alguns exemplos do uso da RA no e-commerce. É previsto sua evolução com o tempo, melhorando ainda mais a experiência do consumidor.
A questão é: seu e-commerce já vai fazer uso da RA ou vai ficar esperando?
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