Conecte-se conosco

Tecnologia

Metaverso e e-commerce: o que esperar para o futuro?

Já é de conhecimento geral que a tecnologia avançou muito nos últimos anos. Avançou tanto que mudou até mesmo as experiências virtuais, deixando-as cada vez mais semelhantes às experiências físicas. E é aí que entra o metaverso.

Já parou para pensar como o metaverso pode impactar o e-commerce?

Metaverso

O termo metaverso ficou bastante difundido após outubro de 2021, quando Mark Zuckerberg mudou o nome da empresa Facebook para Meta.

Metaverso se refere a uma mudança na forma como interagimos com a tecnologia, em especial com a realidade virtual e aumentada.

Essa nova realidade “futurística” já era difundida nos games e entretenimento. Mas que agora passa a ser uma opção cada vez mais prática nos negócios.

Por mais que pareça futurista, o metaverso já está presente. O uso de tecnologias como realidade aumentada, realidade virtual, social commerce, criptomoedas e tokens não fungíveis são usadas há algum tempo e tem impactado as estratégias das marcas.

Evoluindo o e-commerce

As tecnologias mencionadas anteriormente são utilizadas pelos e-commerces para oferecer experiências inovadoras aos clientes. Entretanto, o hardware e a tecnologia necessários para obter recursos de realidade aumentada e realidade virtual são volumosos e caros.

Mas não precisamos nos preocupar, porque marcas como a Meta estão oferecendo fones de ouvido VR(realidade virtual) e tecnologia semelhante a custos cada vez mais baixos. Em outras palavras, isso quer dizer que essas tecnologias se tornarão mais acessíveis.

Sendo assim, à medida que a realidade virtual se tornar mais difundida, os e-commerces explorarão novas maneiras de se conectar com os clientes. E os números confirmam isso.

Uma pesquisa realizada em 2021, mostrou que 71% dos clientes esperavam experiências personalizadas das marcas e 76% dizem que ficam frustrados sem isso.

Os e-commeces procuram meios de oferecer promoções direcionadas, recomendações relevantes de produtos ou serviços, interações individuais com a equipe e oportunidades de engajamento, como compras ao vivo. Mas a pesquisa destaca a importância dos e-commerces investirem no metaverso.

Afinal, o metaverso elevará as experiências personalizadas do cliente a um novo nível. Os consumidores poderão visitar as lojas online em qualquer lugar e a qualquer hora.

Preparação para a nova fase do comércio

Podemos afirmar que o desenvolvimento do metaverso abrangerá a próxima década, estando em constante evolução.

Sendo assim, os e-commerces devem se preparar para essa próxima era de interação online. Para isso, é importante começar agora investindo em realidade aumentada e realidade virtual, social commerce e outras ferramentas que permitem experiências integradas, omnicanal e personalizadas.

Os e-commerces que iniciarem suas jornadas no metaverso hoje liderarão a viagem nesta próxima fronteira do comércio.

Como o metaverso pode ser aplicado no e-commerce?

Como vimos, há várias maneiras de aplicar a tecnologia no e-commerce. Mas vamos analisar algumas delas:

  • Provadores virtuais: de maneira simples, o provador virtual permitirá o cliente ter muito mais detalhes sobre o produto, podendo sentir e experimentar antes de finalizar a compra. Alguns e-commerces já estão aplicando essa tecnologia. Por exemplo, com a câmera do celular ou uma foto do rosto, é possível ver como a maquiagem ficará antes de você decidir comprá-la.
  • Recursos em 3D: esses recursos permitem acessar a loja online, andar pelos corredores e visitar as prateleiras dos produtos, exatamente como faria se estivesse na loja física.
  • Itens digitais: além dos produtos físicos, o metaverso abriu a porta para os produtos digitais. Em outras palavras, são itens que serão vendidos para usar em cada avatar.
  • Eventos: uma loja física pode realizar eventos presenciais e oferecer experimentações com o objetivo de estimular a compra. Mas isso está limitado nos e-commerces. Pelo menos, estava. Isso porque, com o metaverso será possível criar eventos online onde os visitantes estarão presentes em hologramas e poderão até mesmo experimentar os produtos antes de comprar.

Concluindo…

O metaverso não é um sonho futurista. É uma realidade que será cada vez mais incorporada nos e-commerces.

Não deixe que seu e-commerce se torne obsoleto!

Conte com a ajuda da plataforma de e-commerce egondola!

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EGONDOLA NEWSLETTER

Cadastre-se para receber conteúdos sobre e-commerce, marketing e tecnologia.

Facebook Egondola

Tags

Post's mais acessados

Inteligência artificial: o xeque-mate no e-commerce

Ecommerce

Dicas de logística para que seu e-commerce se destaque

Ecommerce

Quer vender mais? Saiba como se preparar!

Ecommerce

Inovação no e-commerce: estruture a melhoria contínua

Ecommerce