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Redes Sociais

Como usar as redes sociais para retomar a jornada de compra do consumidor

No post anterior falamos sobre a importância das mídias sociais para seu e-commerce. Afinal, as redes sociais são uma estratégia muito valiosa para seu e-commerce!

Mas pode acontecer de o consumidor pausar sua jornada de compra, então o que seu e-commerce pode fazer?

Deve usar as redes sociais para retomar a jornada de compra do consumidor!

Como fazer isso?

Redes sociais: o pote de ouro da retomada de contato

O fato é que navegar pelas redes sociais não é apenas um passatempo. Se tornou uma rotina diária e uma janela para o mundo.

Por isso podemos dizer que as redes sociais não são apenas um local para postar fotos ou atualizações do dia a dia. Elas são plataformas ricas em dados, interações e feedbacks, que fornecem aos e-commerces insights valiosos sobre seus clientes, comportamento e consumo.

Sendo assim, quando um cliente deixa de interagir ou se afasta em meio à jornada de compra, em geral não é por desinteresse, mas por inúmeros fatores externos e internos que podem influenciar essa decisão.

É nesse momento que as estratégias para redes sociais desempenham um papel fundamental.

Essas táticas, quando bem executadas, podem reacender a chama do interesse, criar um lembrete daquilo que o cliente pode ter deixado para trás e oferecer um caminho atraente de volta.

Como assim?

Seja por meio de campanhas de engajamento, anúncios direcionados ou personalizações, há uma infinidade de métodos para alcançar o consumidor.

A pergunta é: como se pode criar um impacto genuíno e duradouro através desses canais, e não apenas um “clique” momentâneo?

A resposta está em compreender profundamente seus consumidores, entendendo quais são seus desafios, suas paixões e como seu e-commerce pode se encaixar organicamente em suas vidas com o uso das redes sociais.

Produza conteúdos que engajam

Manter seu público engajado não é apenas uma recomendação, mas sim uma necessidade estratégica para os e-commerces que desejam se destacar em meio à concorrência online.

O segredo está em criar conteúdos que informem. Invista em mídia com conteúdos que envolvam, que conversem com as emoções, que surpreendam e que criem momentos memoráveis na mente do público é a chave para fidelizar os clientes.

Lembre-se que o envolvimento genuíno não se dá por meio de ofertas tentadoras, mas sim com uma comunicação que entende e atende os desejos, as expectativas e necessidades do público.

Confira alguns tipos de conteúdos que mais geram engajamento:

Stories mostrando os bastidores da marca

Os stories são uma janela aberta para o cotidiano de um e-commerce, oferecendo uma perspectiva autêntica e transparente. Quando se dá um vislumbre dos bastidores, é possível humanizar seu e-commerce, criando uma relação mais estreita e confiável com os seguidores.

Sendo assim, capriche no cenário e conte a sua história de uma forma que tire o fôlego do seu público!

Enquetes e perguntas: dialogando com seu público

A melhor maneira de entender seu público é ouvindo-o.

Sendo assim, as enquetes e perguntas sobre a experiência do cliente são essenciais e podem fornecer insights valiosos sobre as preferências e necessidades dos consumidores.

Quando se envolve o cliente em decisões, cria-se um sentimento de pertencimento e valorização.

Tutoriais e dicas: maximize o valor

Seu e-commerce não deve apenas vender um produto, mas sim ensinar o consumidor a tirar o máximo proveito dele.

E isso poderá ser feito com tutoriais e dicas, mostrando os diferentes usos ou os cuidados necessários para manter esse produto em perfeitas condições.

Parcerias e colaborações: expandindo horizontes

Quando se une forças com outras marcas ou influenciadores, é possível alcançar novos públicos e diversificar o conteúdo.

Essas colaborações podem resultar em campanhas criativas ajudam a ranquear nas buscas e aumentam a visibilidade da marca.

Antes e depois: evidenciando transformações

Cada produto tem uma história e um potencial.

Por isso as postagens de inspiração são uma forma de mostrar ao público o que é possível alcançar com os produtos oferecidos. Lembre-se que isso gera aspiração e desejo.

Vídeos engraçados: conecta pessoas

Quer se conectar com seus clientes? Use vídeos engraçados!

Quando se produz conteúdo que arranca risadas, seu e-commerce cria memórias afetivas e fortalece seu relacionamento com o público.

Lembre-se que quando seu e-commerce cria conteúdos educativos com uma pegada divertida, irá engajar o público de forma leve e eficaz, enquanto transmite informações valiosas.

Bastidores do seu e-commerce: construindo uma comunidade

Quando se abre as portas e mostra os bastidores, seu e-commerce convida seu público a fazer parte de sua jornada.

E isso gera uma sensação de lealdade e comunidade, fortalecendo o vínculo entre seu e-commerce e o consumidor.

Concluindo…

Fazer um planejamento de ações e usar as redes sociais do seu e-commerce de forma estratégica irá ajudar a reter seu público e ainda fisgar aqueles que passaram pela sua loja online sem concluir a compra.

Mas lembre-se: pesquise e entenda seu público. Adapte seus conteúdos ao nicho, pois isso é essencial.

E em todos os momentos, conte com a ajuda especializada da plataforma de e-commerce egondola. Somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

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