Quando pensamos em marketing digital, o CTA (Call-to-Action) é a forma de aproveitar oportunidades.
É claro que você não vai sair pela web criando botões com frases do tipo “Clique Aqui” para induzir os visitantes a ir para seu e-commerce… afinal, o CTA que converte não é apenas uma frase como chamariz ou um botão colorido, perdido em um site ou e-mail, ele é muito mais que isso.
Então, como seu e-commerce pode aumentar as vendas usando estratégias no CTA?
O que é CTA?
Começamos pelo básico. O CTA é uma chamada para ação. É muito usada em e-mails, anúncios e sites indicando o que deve ser feito, qual é o próximo passo que se espera dele.
É uma estratégia digital em que direciona a pessoa a uma outra página. Alguns dos CTAs mais comuns são:
• Convidar a pessoa para assinar um newsletter
• Solicitar comentários e curtidas
• Recomendar o download de um e-book
• Vender um produto ou serviço
• Pedir que compartilhe um conteúdo, entre outros.
E para que o CTA cumpra com seu objetivo, é interessante entender certos passos que sempre damos quando abrimos uma página ou até olhamos para um anúncio.
Ou seja, seu site precisa estar preparado para atingir alguns objetivos específicos:
- Atenção: é o momento em que seu e-commerce conquistou a atenção exclusiva de um visitante, fazendo com que ele continue a navegação.
- Interesse: quando se obtém a atenção, o visitante terá a primeira impressão sobre aquilo que está olhado e decidindo se irá ou não ficar para saber mais.
- Desejo: é nesse momento que o visitante analisa com detalhes se essa oferta oferece benefícios para ele ou se as características atendem suas necessidades.
- Ação: é quando se tem a tomada de decisão e realizada a conversão.
O CTA costuma auxiliar principalmente nas etapas de Atenção e Interesse, que duram poucos segundos, e na Ação, que acaba sendo o próprio ato de clicar no CTA.
Então, onde seu e-commerce pode usar os gatilhos mentais?
Na página de vendas
Se seu objetivo é vender o seu produto e o cliente está considerando a compra, qual seria a CTA mais intuitiva para usar?
O mais obvio seria “Compre Agora”, ou similar… Afinal é comum e direto, mas será que é o mais eficaz?
Se ajustar o seu CTA para “Adicionar ao Carrinho” terá um efeito muito melhor, porque dessa forma são ativados dois gatilhos mentais ao mesmo tempo: compromisso e coerência.
É mais ou menos como quando estamos no supermercado fazendo comprar. Se adiciono ao carrinho, iremos para o caixa. O cliente pensa algo parecido.
Além disso, retira a pressão de vendas. Um CTA explicito de “comprar” pode fazer o cliente se sentir pressionado, já um CTA de “adicionar” deixa a ação mais leve.
Pesquisas mostram que essa mudança de CTA pode aumentar em 35% as vendas.
Em anúncios
Agora se seu objetivo é focar nos anúncios, um CTA interessante é “Obter Oferta”. Esse CTA ativa vários efeitos na mente do seu cliente, isso porque uma oferta é algo especial, além de ser diferente do preço normal.
Ele vê como uma oportunidade única, pois tem algum desconto ou bônus especial.
Mas lembre-se: sua “oferta” precisa ser coerente e realmente criar algo diferenciado.
Outra sugestão é colocar a headline (título) como sendo o próprio CTA. É como adicionar um título cego que ativa a curiosidade.
Digamos que seu e-commerce que vender água. Em vez de criar uma headline “Compre agora essa garrafa d’água”, teste “isso mudou completamente a minha vida”.
Por que esse é um título cego? Porque não diz o que é, ativa a curiosidade do cliente, forçando-o a querer saber mais.
Essas ações já geraram cenários de aumento de 48% nas vendas.
Posição do CTA
Pensamos em uma página de vendas de um produto. O que seria o mais normal? Ter a descrição do produto ou um vídeo e o botão de compra logo abaixo ou ao lado.
E se você alterar a posição do botão de compra para o topo?
Essa mudança de posição do CTA pode aumentar em cerca de 13% o número de vendas! E sabe por quê? Porque muitas pessoas se distraem com a descrição, com o vídeo e nem veem o botão de compra que estava lá embaixo…
Notou como um CTA é essencial em toda estratégia digital e que move os visitantes para uma ação?
Por isso, explore possibilidades e veja os resultados!