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6 dicas para usar o ChatGPT no seu e-commerce

Atire a primeira pedra quem ainda não se rendeu aos encantos da inteligência artificial! O fato é que cada vez mais pessoas estão usando o ChatGPT no seu dia a dia. Já pensou em usar o ChatGPT no seu e-commerce? Como usar o ChatGPT no seu e-commerce?

Colocar produtos no ChatGPT Shopping

O ChatGPT Shopping é uma funcionalidade dentro do ChatGPT que mostra produtos, de forma parecida com os anúncios que aparecem no Google. Mas nesse caso os resultados aparecem gratuitamente, sem que seu e-commerce precise pagar nada.

Quem busca por um item no ChatGPT pode simplesmente digitar algo como: “Quero um fone de ouvido de boa qualidade até R$ 200.” E as respostas serão entregues por um robozinho de busca da OpenAI chamado OAI Search Bot.

Veja como deixar seus produtos visíveis para o OAI Search Bot:

  • • Acesse o navegador e digite a URL da sua loja com o final /robots.txt. Exemplo: www.sualoja.com.br/robots.txt
  • • Copie o conteúdo que aparece na tela.
  • • Vá até o ChatGPT e pergunte: “Meu site está liberado para o ChatGPT Shopping?”
  • • Cole ali o conteúdo do robots.txt.
  • • O ChatGPT vai analisar e te mostrar se o seu site permite o acesso do OAI Search Bot, quais áreas estão bloqueadas e o que precisa ser ajustado.

Um lembrete: o ChatGPT Shopping ainda não finaliza a compra dentro da própria ferramenta. Ele apenas direciona o cliente para sites como Mercado Livre, Amazon ou para a sua loja, onde a compra realmente acontece.

Essa funcionalidade ainda está em testes no Brasil, mas seu e-commerce pode se preparar preenchendo o cadastro da OpenAI.

Criação de descrições de produto melhores

Seu e-commerce deve entender que uma boa descrição de produto não serve só para explicar o que está vendendo, mas ajuda o cliente a tomar decisão de compra, melhora o posicionamento da sua loja no Google e pode até reduzir devoluções.

O ChatGPT pode ajudar seu e-commerce a transformar descrições rasas em textos mais completos e atrativos. Basta informar à ferramenta:

  • • Nome do produto
  • • Características principais
  • • Benefícios
  • • Público-alvo
  • • Palavras-chave que você quer usar.

Com essas informações, o ChatGPT entrega um rascunho já otimizado para SEO e com um tom mais vendedor. Além disso, pode pedir diferentes versões: mais informal, mais técnica ou mais curta, por exemplo.

Só não esqueça de revisar o que a IA criou e ajustar com o tom de voz da sua marca.

Ter ideias de post para redes sociais

Um dos maiores bloqueios de quem vende online é ficar sem ideia do que postar. E o ChatGPT pode resolver isso em segundos. Você só precisa dar um direcionamento simples, como:

  • • Qual é o produto ou nicho
  • • Em qual rede social você quer postar
  • • Qual é o objetivo (atrair, vender, engajar, educar…)

Confira algumas ideias de prompts prontos para gerar diferentes tipos de post com o ChatGPT, cobrindo várias etapas do funil de vendas:

  1. Para engajar com curiosidades e tendências: Quais são 5 ideias de carrossel para Instagram mostrando curiosidades e tendências no mercado de acessórios femininos?
  2. Para estimular vendas com gatilhos de urgência: Crie 5 ideias de post com foco em escassez e urgência para vender bolsas em uma campanha de fim de semana.
  3. Para gerar desejo pelo produto: Crie 5 ideias de post que mostram benefícios de usar óleos essenciais no dia a dia, com foco em bem-estar e autocuidado.
  4. Para atrair atenção com conteúdo educativo: Me dê 5 ideias de post para Instagram com dicas básicas de moda para iniciantes, voltadas para mulheres entre 25 e 35 anos.
  5. Para mostrar bastidores e fortalecer a marca: Me dê 5 ideias de post para mostrar os bastidores da produção de velas artesanais, com foco em conectar com o público.

Escrever roteiros de vídeo

Pesquisas mostram que 93% dos consumidores consideram vídeos fundamentais para a tomada de decisão de compra. Por isso, criar vídeos com consistência deve estar no topo de prioridades quando o assunto é marketing.

A boa notícia é que o ChatGPT para e-commerce pode ajudar nisso e, agora, vamos entender como.

  • Roteiro de Reels e TikTok: Se o objetivo é criar um vídeo curto e direto, o ChatGPT pode montar um esqueleto com começo, meio e fim. O ideal é usar prompts mais específicos, como: “Crie um roteiro para um Reels de até 60 segundos sobre roupas ideais para o verão no Nordeste.” Se quiser que o ChatGPT escreva o texto completo que será falado no vídeo, vale usar comandos como: “Escreva um texto para eu falar em um Reels de 60 segundos sobre [tema].” Sempre revise e adapte para ser mais seu estilo.
  • Roteiro de vídeo para YouTube: Para vídeos mais longos, o ChatGPT ajuda a estruturar o conteúdo por tópicos, indicar como fazer a introdução e dá até formas de fechar o vídeo chamando o público para comentar ou se inscrever no canal. Um bom prompt seria: “Crie um roteiro de vídeo no YouTube ensinando como combinar cores na hora de se vestir.”

Criação de títulos para anúncios

É fato: um bom título é o que faz alguém parar de rolar a tela e clicar no anúncio do seu e-commerce. E o ChatGPT pode ajudar a criar títulos mais chamativos, objetivos e alinhados com o que seu público está buscando. Você só precisa informar:

  • • Qual é o produto
  • • Quem é o público-alvo
  • • Em qual canal o anúncio será veiculado (Marketplace? Google Ads?)
  • • Se existe alguma limitação (número de caracteres, por exemplo).

Criação de imagens para site e redes sociais

Usar fotos profissionais ainda são um desafio para quem está começando no e-commerce. Mas com a função de criação de imagem do ChatGPT, pode criar imagens realistas, usando fotos simples como ponto de partida.

O processo é simples e funciona até na versão gratuita do ChatGPT. Veja como fazer:

  1. Escolha uma foto do produto com fundo branco – pode ser uma foto de fornecedor.
  2. Abra o ChatGPT com função de imagem e clique em “criar imagem”.
  3. Envie a imagem original e escreva um prompt claro, informando:
  • • Que trabalha com e-commerce (moda, óculos, beleza…)
  • • O contexto do uso da imagem (para cadastro na loja ou redes sociais)
  • • Que o ChatGPT deve agir como um fotógrafo profissional
  • • Que mantenha as características originais do produto.

Um exemplo de prompt poderia ser: “Trabalho com e-commerce de moda feminina. Preciso de fotos para o cadastro dos meus produtos. Estou enviando a imagem de uma calça jeans. Aja como um fotógrafo especialista em ensaios de moda. Crie uma imagem com uma modelo de 25 anos, usando esta calça, caminhando por uma rua urbana. Mantenha todas as características originais do produto.”

Como vimos, é possível usar o ChatGPT criando textos, imagens e até roteiro de vídeos.

O ponto é: seu e-commerce vai ver o ChatGPT como aliado?

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