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Experiência do Cliente e Inovação de Produto são Tendências no E-commerce B2B

As estratégias de experiência digital ganham importância no e-commerce B2B. Nessa tendência as prioridades das empresas passam a ser: otimizar os custos e gerar mais valor a partir da carteira de clientes já existentes.

Por isso é cada vez mais importante oferecer uma experiência de compra digital excepcional para manter os clientes a longo prazo. O comércio digital é uma alternativa para geração de receita e uma estratégia para trazer diferenciação do restante do mercado.

Quando analisamos o e-commerce B2B, percebemos que alguns princípios básicos como integração com ERP, precificação clara e apresentação precisa de estoque ainda estão no estágio inicial de desenvolvimento. As empresas que decidiram ajustar sua estratégia digital para uma experiencia do cliente mais completa, vão alavancar seus investimentos.

Outra chave para diferenciação de um e-commerce B2B é a capacidade de fazer inovação na oferta de produtos oferecidos. O fato de os compradores conseguirem comparar diversos fornecedores online, faz com que as margens de lucro diminuam para os produtos mais comuns. Pensando além, focar em produtos de nicho é tendência para os próximos anos.

Experiência digital B2B

Quando se pensa na melhoria da experiencia digital para os clientes, lembre que um aspecto fundamental é que compradores B2B buscam a mesma conveniência e comodidade de suas experiências de compra online no varejo. Aí está o motivo de ficar atento a plataformas que atendam essa expectativa.

Uma plataforma desenhada para comércio digital B2B atenderá mais facilmente as complexidades de um negócio B2B: diferentes fluxos de compra, precificação personalizada, suporte para acessos hierarquizados de compradores, integração com outros sistemas da empresa, entre outros. Sem falar que um e-commerce B2B possibilita oferecer melhores processos operacionais.

As negociações B2B geralmente pedem a intervenção do vendedor tradicional, diferentemente da estrutura B2C. Focando nisso, as empresas devem procurar opções que também suportem seus canais tradicionais de venda. Um exemplo seria permitir que as ordens de compras sejam vistas em todos os canais e que tarefas sejam feitas na mesma plataforma utilizada por seus clientes.

As tendências já são percebidas, mas as mudanças de paradigmas nos investimentos em e-commerce B2B estão acontecendo aos poucos. Algumas empresas preferem manter contatos e catálogos offline do que investir em soluções que tragam uma melhor experiência para o cliente.

Agora é o momento de perceber isso para trazer diferenciação e vantagens competitivas: essa é a chave para excelentes resultados no e-commerce B2B.

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