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Dicas de Venda

Como utilizar as avaliações do consumidor para aumentar as vendas no seu e-commerce

Geralmente analisamos nossas futuras compras na internet baseado na experiência anterior de outros clientes. Os comentários e avaliações são fatores importantes, tanto para os novos clientes como para os e-commerces. Afinal, podem trazer credibilidade como podem prejudicar a confiabilidade do produto ou marca.

Pensando nisso, como aproveitar as avaliações e comentários para se diferenciar e aumentar as vendas do seu e-commerce?

A importância dos comentários e avaliações

Os reviews positivos feitos por outros compradores são determinantes para o potencial de vendas de um produto. Será mesmo? Os números comprovas: aproximadamente 95% dos consumidores leem os comentários antes de realizar uma compra.

Os comentários e as avaliações fazem parte de um conceito conhecido como prova social, que funciona como um gatilho mental para ajudar no aumento de conversão. Assim, a opinião de pessoas com perfis similares influencia diretamente no comportamento de consumo. E essa percepção aumenta a confiança dos clientes e aumenta as chances de compra.

Algumas alternativas de prova social que podem ser utilizadas no seu e-commerce são: avaliações de produtos, opiniões de especialistas, depoimentos, selos e certificações. Quanto mais informações sobre os produtos forem disponibilizadas, maior a probabilidade de serem adquiridas.

Receio das avaliações negativas

Para muitos e-commerces, estar exposto aos feedbacks públicos é um pouco desconfortável, pois pode ser que recebam uma avaliação negativa. E ainda mais se essa avaliação ficar visível para todos lerem…

Mas seu e-commerce deve ver essa avaliação negativa como uma oportunidade. A verdade é que nem todos os clientes que não ficam satisfeitos com um produto se dão o trabalho de reclamar. E isso pode prejudicar seu e-commerce mais que o comentário negativo! Afinal, você poderá perdem clientes e nem saber o porquê.

Para lidar com esse tipo de situação, deixe abertos os canais de comunicação e seja rápido em resolver os pedidos dos clientes. Garanta a seus clientes que eles serão respondidos e, principalmente, ouvidos. E, veja essa situação delicada, em que o cliente faz uma crítica, como uma oportunidade de conquistá-lo.

Avaliações influenciam as compras online

Como já falamos, os comentários de pessoas reais, que já adquiriram seu produto, tem um grande impacto na decisão de compra dos novos consumidores. Sendo assim, muitos clientes lamentam que os e-commerces não disponibilizam avaliações e comentários por parte de outros clientes.

Por isso, veja a presença de avaliações dos consumidores como uma ajuda para aumentar a conversão e as vendas do seu e-commerce.

Avaliações como forma de comunicação

Sabia que poderá usar as avaliações e comentários de clientes como forma de comunicação? Isso mesmo! Faça posts nas redes sociais, destaque os melhores comentários na loja online e ainda poderão ser enviados por e-mails de recuperação de carrinho. Enfim, as oportunidades de aproveitar esses comentários são inúmeras.

Os comentários podem ajudar a melhorar o produto/serviço

Muitos consumidores enviam sugestões de melhorias, seja sobre o serviço/produto, entrega e até sobre a loja online. Essas dicas podem ser de quais produtos gostariam que o e-commerce disponibilize, como utilizar o produto, etc.

Não veja esses comentários como algo negativo. Mas sim, como uma oportunidade de melhorar seu e-commerce!

Aprenda com as avaliações dos concorrentes

Por ser avaliações públicas, você poderá analisar as avaliações do seu concorrente e aprender com elas! Poderá descobrir o que os clientes valorizam ou criticam nos produtos deles. E tendo essa informação, poderá melhorar seu produto, evitando cometer no seu e-commerce os erros que a concorrência cometeu.

Não ignore os comentários deixados nas redes sociais

Nunca ignore um comentário feito por um cliente, mesmo que seja numa rede social. Muitos consumidores recorrem a esse recurso quando não obtém respostas nos canais oficiais de comunicação do e-commerce.

Por isso, sempre responda aos comentários dos clientes em todos os canais. E, principalmente, os que estão visíveis nas redes sociais. Afinal, os clientes estão te avaliando baseado na forma como trata outros clientes.

Garanta que as avaliações e comentários sejam de confiança

Lembre-se de que comentários são feitos por humanos, que cometem erros e muitas vezes não são bem-intencionados. Uma ajuda seria implementar o Google Avaliações do Consumidor, que é um serviço gratuito que permite que o Google colete feedback importante dos clientes que fizeram compras no seu e-commerce. Assim, você também poderá ver as classificações e avaliações do produto ativando o recurso de classificações do produto.

Concluindo…

Os comentários e as avaliações dos seus clientes são muito importantes. Deixe-os saber disso!

Aproveite essas informações e leve seu e-commerce a frente da concorrência!

Para isso conte com a ajuda especializada da Plataforma de e-commerce egondola, a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

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