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Por que é importante saber a opinião dos seus clientes?

Para o e-commerce a opinião dos seus clientes é fundamental. Você já parou para pensar em como a opinião deles pode trazer um impacto no seu e-commerce?

Já faz tempo que as avaliações no ambiente online estão evoluindo de acordo com os hábitos dos consumidores. No e-commerce, essa informação é uma maneira eficaz de fidelizar e até de adquirir novos clientes. E para os clientes, é uma garantia de confiabilidade relacionada ao produto/serviço.

O que são reviews?

Também podem ser chamadas de Pesquisa de Avaliação ou feedback. Podemos dizer que as reviews são um diálogo aberto entre a marca e o consumidor, ou seja a opinião dos clientes sobre um determinado produto/serviço.

Na verdade, é uma ferramenta muito útil para os e-commerce compreenderem o impacto do seu produto/serviço na vida dos consumidores. E esta avaliação pode ser tanto positiva como negativa, sendo que as duas possibilidades são importantes para a evolução do seu negócio.

Segundo um estudo realizado pelo Instituto Francês de Opinião Pública, mais de 80% dos consumidores buscam por reviews antes de realizar a compra de um produto/serviço. Isso quer dizer que 8 em cada 10 usuários consultam as avaliações de outros consumidores antes de efetivar a compra.

Por que fazer a coleta de avaliações?

De acordo com outro estudo, cerca de 70% dos consumidores possuem mais confiança em um e-commerce quando ele publica as avaliações positivas e negativas sobre seu produto/serviço.

Avaliar empresas online já é uma prática comum do consumidor moderno. Por isso, solicitar o feedback de clientes do seu e-commerce pode ser um passo para alcançar maior satisfação do seu público.

Pensando nesse sentido, apostar na coleta de avaliações é uma forma de mostrar que seu e-commerce valoriza a opinião do público. Assim, irá se aproximar dos seguidores, criando laços, fidelizando e gerando engajamento – que são vantagens muito valiosas no mercado atual.

Vantagens das reviews

Outro ponto positivo das reviews dos consumidores é a possibilidade de legitimar seu e-commerce com os depoimentos de clientes. Afinal, com os consumidores aprovando seu produto/serviço, seu e-commerce passa mais confiança para novos leads.

E são essas avaliações e experiencias positivas que poderão ser usadas na criação de conteúdos para impulsionar sua marca. Afinal, consumidores que estão em dúvida recorrem à opinião de outros para tomar uma decisão. E é assim que as seu e-commerce aumenta as chances de conversão quando faz uma boa coleta de avaliações e publica os feedbacks dos clientes.

Coleta de avaliações

Você poderá realizar uma pesquisa a respeito de assuntos específicos, como qualidade dos produtos, tempo de entrega, atendimento ou sobre a experiencia de compra em geral.

Um dos métodos de pesquisa de satisfação é o NPS ou Net Promoter Score, que é uma metodologia criada com o objetivo de saber o grau de lealdade dos consumidores. E assim será possível medir a qualidade do relacionamento com o cliente e como consequência o impacto que terá no consumo de serviços/produtos do seu e-commerce.

Nesse tipo de pesquisa é feito perguntas com pontuações em uma escala de 0 a 10, sendo que notas 9 e 10 significam que o cliente é um promotor da seu e-commerce. Já notas entre 7 e 8 indicam clientes neutros. Mas notas de 0 a 6 mostram que o cliente passou por uma experiencia negativa com seu e-commerce.

Independente do método usado para coleta de avaliações, mostre que sua empresa leva em conta a opinião do público.

Transparência das informações

Algo que pode destruir a reputação do seu e-commerce é a falta de veracidade das informações. Quando um cliente desconfia que os comentários apresentados não são verdadeiros, toda a confiança acaba e isso pode ter terríveis consequências!

O melhor caminho para garantir a transparência das informações é contar com pessoas especializadas na gestão das avaliações. E se for certificada pelo Google, melhor ainda, pois assim os clientes verão um selo de confiança e terão a segurança das respostas.

Lembre-se que a veracidade e a transparência das informações irão resultar na tranquilidade do cliente em realizar a compra. E tudo isso irá garantir um bom posicionamento da sua marca.

Resultados e benefícios

São diversos os benefícios de obter e publicar as avaliações dos seus clientes. As reviews podem ser integradas no site da sua empresa, nas redes sociais e até no Google, desde que sua empresa seja parceira. Veja os benefícios que seu e-commerce terá:

Maior confiabilidade e reputação online.
Aumento da taxa de conversão em vendas.
Diminuição da taxa de abandono do carrinho.
Fortalecimento do SEO.
Reformulação da estratégia de negócio.

Pensando em tudo isso, a hora de fazer uma estratégia de avaliação de opinião é agora!

Plataforma de e-commerce egondola, a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

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