É fato que o coronavírus trouxe a inovação, fazendo com que empresas se reinventem para que não tenham prejuízos irreparáveis. Se antes era necessário estar à frente dos concorrentes para ganhar destaque, agora isso é ainda mais importante.
Com o isolamento social, muitas pessoas pararam de sair as compras e como ainda não tem previsão de quando a vida vai voltar ao normal é preciso reinventar seu e-commerce para sobreviver à crise.
Importância de se reinventar
Ser empreendedor exige uma visão comercial bastante ampla, já que o mercado passa por mudanças constantemente. E a capacidade de se reinventar é uma característica fundamental, pois irá:
• Estruturar o negócio rapidamente
• Manter a produtividade
• Desenvolver serviços e/ou produtos interessantes
• Passar por momentos de crise
Repensando o seu modelo de negócio
Repensar o modelo de negócio envolve garantir que ela continue faturando e manter o funcionamento para atender os clientes. Veja algumas formas de fazer isso:
Abra a sua loja virtual
Abrir uma loja virtual pode ser uma ótima solução. Estruturar uma página de vendas online garantirá uma boa experiencia para os usuários e garantirá que eles continuem comprando com você.
Entre em um marketplace
Um marketplace já tem uma estrutura completa. Por isso é uma excelente forma de se reinventar: aposte em soluções como promoções de anúncio, assim ganhará mais visibilidade dentro do marketplace.
Invista em entregas e delivery
Não adianta apenas vender é preciso entregar o produto. Por isso, disponha de opções de entrega para seus clientes. Avise a seus clientes que você está atendendo pedidos e oferecendo entregas. Assim, é possível manter um fluxo de vendas ativo.
Analise seu e-commerce
Para encontrar a melhor solução é essencial analisar seu e-commerce, fazendo as mudanças necessárias para minimizar os impactos da crise.
Entenda a experiencia do usuário
É fundamental saber a experiencia do usuário em relação a seu e-commerce. Isso inclui desde a navegabilidade do site até o que seus clientes pensam a respeito dos seus produtos/serviços. Descubra se seus clientes estão satisfeitos com seu e-commerce e dessa forma, aja de acordo com as expectativas deles.
Utilize técnicas de Copywriting
Técnicas de Copywriting são estratégias de produção de conteúdo focada em convencer o leitor a realizar uma ação. Fazer com que seu cliente entenda os benefícios de adquirir um serviço/produto dependerá da forma como você explora os motivos pelos quais ele deve fazer isso.
Otimize seu site
Para que um site ganhe mais visibilidade na internet, é preciso que ele seja elaborado de modo otimizado. Pois para atingir um bom ranqueamento ele irá passar por uma avaliação dos buscadores. Essa avaliação é feita com o uso de códigos próprios, que vão desde a formatação para um carregamento rápido, escolha de títulos atrativos e de palavras-chave, até o formato responsivo.
Priorize a satisfação dos clientes
Isso quer dizer que é importante garantir que cada compra feita no seu e-commerce ofereça aquilo que o consumidor deseja, para que ele se fidelize a sua marca. Essa ação permitirá o engajamento do público em relação a seu e-commerce, permitindo que ele recomende seu site para amigos e parentes.
Reforce o atendimento ao cliente
Todo empresário sabe da importância de oferecer um bom atendimento ao cliente. É vital manter contato com seus consumidores, seja por meio de e-mail marketing, redes sociais ou telefonemas. Invista no envio de mensagens e em publicações em seus perfis e, assim, interaja com seu público-alvo e preste o atendimento necessário. Essa comunicação irá garantir que os clientes saibam que sua empresa está em atividade. Mas também fará com que sua empresa esteja presente na rotina deles durante todo o período da pandemia do coronavírus.
E é claro, ofereça sempre um bom suporte e reforce que sua empresa está à disposição.
Resumindo, reinventar-se em tempos de crise fará com que seu e-commerce sobreviva a esse período de crise da melhor maneira possível.
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