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Marketing Digital

Marketing digital: quais serão as tendências para 2020?

O marketing digital está cada vez mais se consolidando como uma das ferramentas eficazes para ampliar o alcance da marca e atrair clientes. Mas, quais serão as tendências de marketing digital para 2020?

Um dos segredos do sucesso é saber mais do que você sabia no ano anterior. Acompanhar as preferencias e estar por dentro das tendências é fundamental para que sua empresa se destaque.

Por isso, é fundamental se preparar para explorar as novas tecnologias. Veja as principais tendências de marketing digital para 2020:

Uso de chats privados para comunicação

As redes sociais servem como plataformas para atrair potenciais clientes. E os chats privados seriam como uma versão mais atual e moderna do e-mail, já que são checados frequentemente pelos seus usuários.

Quando o e-commerce usa os chats privados no atendimento os resultados podem ser visíveis. Por isso, invista na comunicação em aplicativos.

Um exemplo é o WhatsApp, que tem funcionalidades utilizadas para vendas há algum tempo. A tendência é que isso aumente cada vez mais. Algumas marcas já estão oferecendo a possibilidade de seus seguidores serem incluídos em grupos de WhatsApp ou em listas de transmissão.

Mas além de servir como um canal de atendimento e divulgação, os chats privados poderão servir como ferramenta para conclusão de vendas. Em alguns países, o app já permite a transação de dinheiro entre os usuários. No momento o serviço não está disponível no Brasil, mas já serve para seu e-commerce ir se programando para quando chegue aqui.

Aumento da personalização da experiencia

Quando se acessa as redes sociais é possível ver que o feed traz recomendações baseadas nas suas experiência na internet. A personalização dos conteúdos para agradar o usuário é uma tendência que promete alcançar seu pico em 2020.

Uma pesquisa realizada pela Accenture Interactive mostrou que 91% dos consumidores são mais propícios a comprar de marcas que trazem ofertas e recomendações relevantes aos seus interesses.

Aproveite para personalizar o envio de ofertas e oferecer newsletters. Não deixe seu e-commerce de fora!

Ampliação do uso de inteligência artificial

Atendentes virtuais e chatbots já fazem parte de muitos e-commerce. A tendência é a expansão de possibilidades como as buscas por voz, por exemplo. O desenvolvimento tecnológico está tornando a experiência dos usuários cada vez mais qualificada.

Assim, cabe às empresas usar essa tendência para ampliar a presença no mercado. Quando otimiza o marketing em serviços como o Google Maps e o Waze, seu e-commerce permite que assistentes virtuais, como a Alexa, encontrem e até recomendem seu estabelecimento para os usuários que estão em localizações próximas.

Valorização da transparência de empresas

Para personalizar a experiência dos clientes é preciso contar com informações deles. Mas como algumas companhias utilizaram os dados de consumidores de forma questionável, o efeito gerado foi negativo.

Empresas que utilizaram essas práticas duvidosas encontraram dificuldades para se relacionar com clientes. Mas aquelas que prezam pela transparência conseguiram se destacar. Um estudo mostrou que empresas que produzem conteúdo de forma honesta retém até 94% dos clientes.

Em 2020 entra em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados. O objetivo é adoção de princípios transparentes para evitar punições legais e agradar o consumidor. O que você pode fazer para que seu e-commerce entre nesse caminho?

• Deixe claro que seu interesse não é apenas lucros
• Estabeleça os valores, a visão e a missão da sua empresa
• Responda com honestidade às perguntas dos seus consumidores
• Só utilize dados com a permissão dos seus donos
• Abra espaço para os feedbacks e valorize sua importância.

Criação de conteúdos em áudio

O áudio é um elemento que vem se popularizando no marketing digital. Só que aqui envolve mais do que a pesquisa por voz. Incluir um player como alternativa à leitura de um texto pode tornar o conteúdo mais atraente para o consumidor.

Considere a criação de um podcast. Se ele trouxer um conteúdo considerado de valor, o efeito na audiência será enorme. O resultado será a ampliação do alcance da sua marca e até a recomendação para terceiros.

Expansão da busca visual

Isso envolve usar figuras e imagens para a realização de buscas. É um ótimo recurso para seu e-commerce, já que 90% das informações transmitidas ao nosso cérebro são em forma de imagens.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Criteo, empresas que investirem nesse recurso vão, até 2021, experienciar um aumento de até 30% em suas margens de lucro.

Além disso, segundo a Slyce, o uso da busca visual já aumenta as visualizações do produto em 48%, a taxa de permanência no site em 58% e causa um aumento de 9% no ticket médio.

Como o marketing digital pode explorar isso? Ferramentas como o Pinterest Lens permite que o usuário, quando veja um item que interessa em uma imagem, possa buscar artigos semelhantes nos catálogos digitais em lojas online com apenas um clique.

Por isso, insira title tags e descrições nas imagens. Assim o algoritmo de busca entende do que se trata a imagem ou figura e poderá relacioná-la às pesquisas feitas pelos usuários.

Crescimento do uso da análise de sentimento

O objetivo de um post nas redes sociais é gerar sentimentos positivos nas pessoas. Quando lemos os comentários deixados pelas pessoas, é possível saber se causou uma reação positiva ou não.

Mas, vamos ser sinceros, analisar todos esses dados não é fácil. Por isso, combinações de técnicas de PLN (Processamento de Linguagem Natural) e machine learning é possível atribuir pontuações ponderadas de sentimentos às frases deixadas por usuários.

Isso seria a análise de sentimento. A partir daí, é possível estabelecer uma média do sentimento e você poderá definir o que gera mais audiência, identificando os elementos visuais, tipos de linguagem e gatilhos que causam no público o sentimento desejado.

Essas são as principais tendências de marketing digital para 2020. Explore as tendências e saia na frente da concorrência!

Precisa de ajuda? Entre em contato com nossos consultores.

Plataforma de e-commerce egondola, a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

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