Seu e-commerce já usa o WhatsApp Business? Então já sabe das inúmeras vantagens dessa rede social no processo de divulgação de produtos/serviços e realizar vendas de maneira simples e fácil.
Pois agora o WhatsApp lançou uma nova ferramenta comercial: a Mensagem do Produto. O objetivo dessa nova ferramenta é manter todo o processo de compra dentro do aplicativo.
Recurso do carrinho
O carrinho de compras no WhatsApp é um recurso que permite fazer pedidos diretamente com seu e-commerce. Com ele, seus clientes não precisarão mais enviar mensagens individuais sobre cada item do catálogo.
Os clientes visualizarão o botão comprar ao lado do nome comercial do seu e-commerce em uma conversa ou quando abrirem seu perfil comercial. Ao clicar no botão comprar, os clientes navegarão no catálogo e adicionar os itens diretamente ao carrinho.
Também é possível editar a quantidade de cada item adicionado ao carrinho. Assim que forem adicionados todos os itens ao carrinho, os clientes enviarão o pedido diretamente para seu e-commerce por meio de uma mensagem no WhatsApp.
Com esse recurso, seus clientes poderão:
- Fazer perguntas sobre vários itens ao mesmo tempo.
- Realizar pedidos rapidamente.
- Fazer um pedido com diversos itens de uma só vez.
A verdade é que o recurso do carrinho no WhatsApp já está disponível há algum tempo. Mas caso seu e-commerce ainda não tenha habilitado, esse é o momento.
Recurso da mensagem de produto
Para facilitar ainda mais as vendas dos e-commerces, o WhatsApp lançou o recurso Mensagem do Produto. Essa função interativa permite enviar para o cliente, dentro da janela de bate-papo, um texto e uma foto de um produto acompanhado de um botão para ver mais detalhes.
O interessante é que a mensagem possui duas variações:
- Um produto específico ou single-product message.
- Um grupo de até 30 itens ou multi-product message.
A partir da conversa, é possível criar um carrinho de compras e enviar a solicitação de compra.
Infelizmente, os pagamentos ainda não são realizados no WhatsApp. Mas podem ser realizados por meio de links externos para direcionar o usuário para o banco ou plataforma de pagamento.
Lembrando que para enviar a Mensagem do Produto, é necessário estar conversando com o cliente, não é possível enviá-la como notificações.
Além disso, o carrinho de compra é único por usuário e aparelho, ou seja, um carrinho aberto no celular não aparecerá no WhatsApp Web. E uma vez enviado para o cliente, não expiram. E em casos de alteração em algum produto ou mudança de preço, o cliente é informado que o pedido foi atualizado.
O que achou dessa nova ferramenta do WhatsApp?
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