Por
Maria Albeaem
Muitos empresários desejam dar um novo visual para sua empresa. Isso é normal. Até porque o visual do seu e-commerce atua como primeira impressão de que o público terá.
Para isso dizemos que chegou o momento de fazer um rebranding. Mas qual é o momento certo para reformular a identidade visual do seu e-commerce?
O que é rebranding?
De maneira simples, rebranding é uma estratégia para elaborar uma nova imagem corporativa. Nesse processo está incluído a criação de um novo nome, logotipo, símbolo e materiais visuais.
Por que fazer um rebranding no seu e-commerce?
Você deve ter notado que chega um momento em que a imagem da empresa não está mais a altura. Pode parecer difícil reconhecer quando uma marca deve mudar, mas existem momentos que exigem essa mudança.
Em média, as empresas investem em rebranding uma vez a cada sete ou dez anos. E nesse processo está envolvido alteração nas paletas de cores, logotipos, slogan, estilo fotográfico e linguagem visual. Tem casos, em que pode ser necessário alterar até o nome!
Por que fazer rebranding?
Pesquisas mostram que 65% das pessoas são aprendizes visuais. Sendo assim, um visual estratégico é capaz de atrair mais visitantes para sua loja online, gerando mais conversões e ainda manter os clientes que existem.
Além disso, seu e-commerce vai querer se destacar da concorrência. E para isso é preciso ter uma identidade exclusiva, fazendo com que as pessoas lembrem automaticamente da sua empresa.
E se sua empresa já está no mercado há muito tempo, os elementos podem precisar se adaptar às novas tendencias. Assim, seu e-commerce estará preparado para atender as expectativas dos clientes e superar novos desafios.
Sinais de que é hora de investir no rebranding do seu e-commerce
Para cada empresa o momento da mudança é diferente, mas existem alguns sinais reveladores de que reformular a marca é necessário. Confira:
Alcançar um novo público
Seu e-commerce está procurando atrair um novo público? Então chegou o momento de investir no rebranding!
Outro aspecto a pensar é quando seu e-commerce oferece produto/serviço de ponta, mas sua marca está desatualizada, com certeza não irá atrair o público-alvo desejado.
São situações que mostram que é hora de investir em pesquisa, para identificar e atingir um novo público. E que chegou o momento de fazer um rebranding do seu e-commerce.
Atualização da missão, visão e valores
À medida que uma empresa vai crescendo, seu código cultural também irá mudar. Ou seja, a missão, visão e valores irão mudar também. Afinal, surgem novos recursos e capacidades, e seu e-commerce precisa manter atualizado para se destacar da concorrência e causar impacto nos clientes.
Sem mencionar que os conceitos estéticos mudam. O que antes era considerado moderno, hoje pode ser encarado como obsoleto.
Pensar nisso, poderá motivar seu e-commerce a fazer um rebranding.
Acompanhar a evolução do mercado
É fato que a pandemia fez com que o mercado online crescesse e muito! E com a disponibilidade de tantas opções, ser notado e permanecer relevante é a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Os e-commerces que se adaptam mais rápido aos desejos e comportamento dos consumidores, são os que conseguem ter mais êxito e geram mais resultados.
Fusões, aquisições e cisões
Mudanças na propriedade da empresa tornam necessário o rebranding. E isso pode acontecer devido a fusões, aquisições e cisões.
Nesses casos, o único objetivo não é apenas tornar a mudança visível. O rebranding é necessário para reformular a mensagem principal e a identidade visual do e-commerce.
Mostrar modernidade
A modernização é o motivo mais comum para fazer o rebranding. Devido as tendencias, as empresas que não se atualizaram parecem antiquadas. E com certeza não é isso que você deseja para seu e-commerce, né?
Se você analisar, até mesmo as grandes empresas globais realizaram mudanças na marca corporativa acompanhando as mudanças do mercado. Se essas empresas não tivessem reformulado a marca, seus concorrentes teriam invadido sua participação no mercado e hoje elas não seriam tão poderosas assim.
Os e-commerces podem honrar seu passo e abraçar o futuro atualizando os elementos básicos da marca como logotipo, cor e tipo de letra.
Concluindo…
Além de permitir que os consumidores se identifiquem com sua marca, ao realizar o rebranding do seu e-commerce, estará dando uma nova oportunidade de diferenciar sua empresa da concorrência, mostrando seus pontos fortes.
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