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Marketing Digital

Storytelling: o poder da história!

Seu e-commerce precisa aprender a contar a história do seu nascimento e crescimento, transformando-a em uma narrativa que cause impacto nos consumidores.

Mas o que é Storytelling? Por que é importante que seu e-commerce use o Storytelling?

O que é Storytelling?

Storytelling é uma palavra em inglês que significa narrativa ou arte de contar histórias. Ela utiliza técnicas de roteiros, elementos específicos e recursos com o objetivo de gerar emoção.

Nesse sentido, qual é a vantagem do Storytelling para as empresas?

Toda empresa tem uma história. E essa narração vai além do marketing. Dizemos isso porque a história da empresa se trata do espírito dela e do que produz, de como consegue manter o público fiel.

Se refere ao sentimento, que vai fazer o marketing boca a boca atrair novos clientes, gerando lealdade e engajamento. Em outras palavras, Storytelling se refere à arte de narrar histórias de uma marca ou empresa com o objetivo de encantar pessoas e transformá-las em compradores.

Como o Storytelling tem o poder de fixar-se na mente e no coração, seu e-commerce pode tirar vantagens dele. Por exemplo, poderá aumentar o tráfego no blog, ampliar a autoridade da marca, gerar mais leads e clientes.

Isso é possível porque um e-commerce que tem significado para os consumidores é muito mais poderoso do que outro que não tem esse vínculo.

Ainda não está convencido?

Storytelling em números

Para ficar mais convencido a usar Storytelling em seu e-commerce, confira alguns dados:

  • 92% dos clientes desejam que as empresas façam anúncios em formato de história.
  • 74% dos clientes ficam frustrados quando os e-commerces veiculam mensagens irrelevantes.
  • 68% dos clientes consideram o conteúdo informativo e educativo mais valioso.
  • 55% das pessoas que reconhecem um Storytelling como bom tem o desejo de comprar o produto no futuro.
  • 15% das pessoas que reconhecem um Storytelling como bom compram o produto na hora.
  • 45% dos consumidores não gastam tempo com conteúdo se não for relevante para seus interesses.

Esses números mostram que as pessoas querem ler, ouvir e ver mais histórias. Os clientes desejam anúncios que contenham algo relevante ao invés de conteúdo superficial. Mas infelizmente, muitos e-commerces não sabem como entregar isso.

Storytelling: por que funciona?

Nós nos conectamos com histórias. Uma história nos prende, e se for boa, nos colocamos no lugar daquela pessoa. O fato é que passado um tempo, nos lembramos das histórias e não de dados ou números.

Mas para conseguir isso, seu e-commerce deve contar uma história autêntica e boa. Para conseguir isso, explore as narrativas nas atitudes e crenças dos seus clientes, mostrando para ele por que seu produto irá transformar a vida dele.

Como usar o Storytelling no e-commerce?

O primeiro passo para usar o Storytelling no e-commerce é montar um departamento de criação de conteúdo. Também conte com um líder capacitado para organizar a produção e distribuição das histórias. Pode até parecer bobagem, mas contar com alguém capacitado é a chave do sucesso, leve essa dica a sério!

Confira algumas maneiras de seu e-commerce usar o Storytelling:

Conheça o seu “por quê”: é importante que seu e-commerce saiba o que representa e qual é seu propósito. Nesse sentido, seu e-commerce precisa conhecer seu “por quê”. Para descobrir a resposta, se pergunte: por que minha empresa foi criada? Por que opero dessa forma? O segredo está em olhar para dentro e enxergar a cultura do seu e-commerce.

Faça uso de pessoas criativas: novas ideias e olhares externos são de grande ajuda. Para isso, contrate uma agência criativa, ilustradores e designers. Converse com eles e alinhe o contexto, abrindo o coração, deixando que eles trabalhem para a elaboração da história.

Mais transparência: uma forma de atrair pessoas é contar sobre os bastidores. Nesse sentido, mostre o dia a dia do seu e-commerce, criando personalidade e intimidade. Lembrando que o segredo está em ser autêntico, natural, sem forçar situações.

Concluindo

As histórias que ajudam a criar confiança e motivam a agir são as que impulsionam a conversão que seu e-commerce precisa.

Sendo assim, envolva seus clientes com histórias cativantes!

Em todos os momentos, conte com a ajuda da Plataforma de e-commerce egondola.

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