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Marketing Digital

6 Tendências de Marketing Digital para 2022

É verdade que estamos em setembro, mas a verdade é que o mundo digital não para. Pensando nisso, quais são algumas tendências de marketing digital para 2022? E por que saber delas é tão importante para seu e-commerce?

Para se destacar dos demais é preciso estar à frente das tendências. Mas não basta apenas saber o que será tendência, é importante estar disposto a colocar em prática essas tendências. Estar ciente disso tudo, ajudará a seu e-commerce na tomada de decisões estratégicas.

Vejamos algumas tendências de marketing digital para 2022:

Experiência por voz

Está cada vez mais comum usar comando de voz e isso inclui o seu uso no e-commerce. Podemos ver isso na jornada do consumidor, desde a pesquisa até a compra, onde cada vez mais os recursos de voz estão sendo utilizados.

Pesquisas recentes indicam um crescimento nessa área. Um dos resultados prevê um acréscimo superior a 50% no período entre 2021 e 2023. Isso é apenas uma mostra do quanto o consumidor deseja agilidade e praticidade.

Relacionamento via Bots

Os bots não são novos no mundo da tecnologia. Mas eles estão cada vez mais “inteligentes”, deixando pra trás a sensação de contato robotizado.

Os bots estão sendo aprimorados para oferecer cada vez mais um serviço humanizado. Podemos ver essa “humanização” nos atendimentos com personificação, onde eles se tornaram “personagens” que marcam presença nas redes sociais e até nas marcas.

Esses bots com projeções animadoras conquistaram seu espaço. Sendo assim, não são apenas robôs para atendimento, mas integram a automação com a interação direcionada ao consumidor. E essa é uma prática que continuará a ser utilizada.

IA no marketing

A IA (inteligência artificial) também está presente no marketing. E com isso uma nova geração de ferramentas de marketing está surgindo.

Essas ferramentas oferecem suporte e orientam seu e-commerce em todo processo de definição de metas e execução da campanha.

Sendo assim, o principal objetivo da IA no marketing é automatizar os processos que antes eram feitos manualmente. E isso traz inúmeras vantagens para seu e-commerce, como por exemplo, a economia do tempo dos profissionais de marketing, que poderão se concentrar em tarefas mais importantes.

User Generated Content (UGC)

Esse é um termo estrangeiro conhecido como conteúdo gerado pelo usuário. Pode parecer que não seja uma tendência, mas é.

Pesquisas mostram que 82% das pessoas seguem recomendações de influenciadores digitais ao invés de personalidades e pessoas famosas. Isso quer dizer que as pessoas são mais influenciadas pelos indivíduos dos quais se sentem mais próximas.

E quando seu e-commerce sabe disso e aproveita bem, há um crescimento de 30% no engajamento dos consumidores. Além disso, um estudo mostrou que os usuários gostam de participar das estratégias de marcas para ajudar outros consumidores. Em outras palavras, a estratégia onde os e-commerces participam das redes em que o seu público se encontra e representam as empresas e suas respectivas visões, só aumentará.

Nesse sentido, outra tendência que está surgindo é a dos ‘Influenciadores Internos’. Essa prática é onde o funcionário vira uma espécie de influenciador digital do próprio e-commerce, atraindo mais a atenção e despertando a curiosidade do público.

Social Selling

O social selling, ou venda social, é um mecanismo de criação de relacionamentos e vendas por meio das redes sociais. As redes sociais possibilitam prospectar potenciais clientes e se relacionar com eles com o objetivo de gerar vendas.

Plataformas como LinkedIn, Twitter, Facebook e Instagram já contam com espaços específicos para vendas online, como: Instagram Shopping, Facebook Marketplace, entre outras, que podem ser integradas a estratégias de social selling.

Como um dos principais recursos do social selling, as live commerce têm ganhado destaque por transformar as transmissões ao vivo em uma ferramenta fundamental para manter e fortalecer as vendas do varejo. Sendo assim, esse novo formato se utiliza das lives para aproximar o consumidor da marca de maneira prática, gerando oportunidade de interação e relacionamento, por não mostrar os produtos apenas, mas também ao oferecer entretenimento, interação e informação.

Marketing Conectado em rede

O marketing conectado é usar vários canais de marketing para promover um produto. O principal objetivo é para uma melhor experiência do cliente. Os e-commerces que estão adotando essa tendência usam dados, análises e insights para criar melhores experiências para o cliente em suas campanhas de marketing.

É permitido usar e-mail, mídia social e outros canais digitais para se comunicar com os clientes e fornecer os produtos que desejam em todos os momentos. Nesse contexto é importante utilizar novas tecnologias como realidade aumentada e realidade virtual para fornecer uma experiência mais interativa para seus clientes.

Concluindo…

Agora que seu e-commerce está por dentro das 6 tendências de marketing digital para 2022 é preciso fazer algo.

Vai apenas ficar olhando e deixar a concorrência passar na frente?

A hora de se preparar para 2022 é agora!

Conte conosco. Plataforma de e-commerce egondola, somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

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