Conecte-se conosco

Dicas de Venda

e-commerce no Instagram: aproveite a tendência!

Comprar pelas redes sociais é cada vez mais comum para os consumidores brasileiros. E se você tem um e-commerce, deveria considerar essa opção de venda como uma grande vantagem!

O Instagram é um dos aplicativos mais acessados no mundo, com a vantagem de permitir que empresas realizem negócios por meio dele.

Gostou da ideia? Como seu e-commerce poderá usar melhor o Instagram?

Comece pela bio

A bio é aquela área no perfil de todos os usuários do Instagram, em que é possível inserir as informações pessoais. Mas no caso de um e-commerce, você irá colocar as informações sobre sua empresa.

Esse é o primeiro passo que irá fazer. Coloque as informações sobre o que seu e-commerce vende, endereço físico (se houver), site e método de contato.

Quer tornar a bio mais atraente e chamativa? Poderá usar os emojis. É provável que isso atraia novos clientes.

Inove no formato de publicação

É comum que os e-commerces façam fotos dos produtos e/ou serviços e utilizem o feed para apresentar esses itens. Mas o que acha de inovar?

Alterne as postagens de fotos com vídeos. E é claro, apresente um produto com mais detalhes nos vídeos. Até mesmo poderá inserir legendas e colocar efeitos. Afinal o objetivo é deixar a postagem mais atrativa!

Use CTAs nos stories e fotos

CTA é a sigla para Call-to-Action, que numa tradução livre seria “Chamada à ação”.

Quando seu e-commerce fizer uma publicação, lembre-se de colocar um CTA, convidando seus seguidores para conhecer seu produto ou seu e-commerce.

Mas antes de colocar CTA em todas as publicações, analise bem se esse post combina com uma chamada à ação.

Use as hashtags

Usar hashtags não é novo. A verdade é que elas funcionam como ferramentas de indexação, em que posts que usam determinadas hashtags são apresentados em conjunto.

Para um e-commerce, as hashtags permitem alcançar mais usuários, ou seja, uma oportunidade de conquistar novos clientes.

Mas claro que, antes de sair enchendo seu post com #, opte pelas que realmente tem a ver com seu produto ou serviço.

Compartilhe os bastidores

As pessoas gostam das marcas que mostram seus bastidores. Isso deixa os e-commerces mais “humanos”.

Por isso, utilize os stories para mostrar o que acontece no dia a dia do seu e-commerce. Mas claro que é bom usar de bom senso e não encher os stories com vídeos dos bastidores…

Use os recursos disponíveis

O Instagram trouxe várias atualizações que devem ser usados pelo seu e-commerce. Entre esses recursos podemos citar a caixa de perguntas ou a enquete.

Assim o Instagram entende que você está colaborando com a plataforma, e amplia o alcance das suas publicações.

Vídeos e mais vídeos

O chefe do Instagram gravou um IGTV declarando que o app é uma plataforma voltada para o compartilhamento de conteúdo em vídeos.

O motivo dessa declaração é que foi identificado que a maioria dos usuários que acessam o app como meio de entretenimento, fazem isso com o objetivo de ver vídeos e não imagens.

Por isso, o objetivo do Instagram agora é dar mais visibilidade para os vídeos.

Invista no Reels

Aproveitando a onda dos vídeos, não poderíamos deixar de falar do Reels. Mas quais são as vantagens do Reels em comparação com o stories e o IGTV?

Maior alcance: como é uma ferramenta nova, os algoritmos do Instagram trabalham para que o Reels atinha mais usuários do que os outros formatos.

Destaca conteúdos relevantes: o Instagram sempre envia para a aba “explorar” conteúdos que o algoritmo entende ser interessante. Sendo assim, os Reels têm grande potencial de aparecer nessa seção por ser uma ferramenta nova favorecida pelo próprio aplicativo.

Conexão com o público por meio de trends: vivemos em uma era em que a conexão sincera com o público se tornou cada vez mais importante. É essencial que os e-commerces falem a linguagem do seu público. Com o Reels, é possível entrar nas trends do momento e criar vídeos de forma mais descontraída.

Parcerias com influenciadores: o Reels é um queridinho dos influenciadores digitais. Se seu e-commerce não tem uma pessoa para aparecer e gravar os vídeos, é possível procurar influenciadores do seu nicho para realizá-los.

Aumento do engajamento e possibilidade de efeito viral: por ser um conteúdo curto e criativo, os Reels acabam gerando automaticamente mais engajamento. E as pessoas comentam e compartilham os que acham interessante ou se identificam. Tendo grandes chances de se tornar um vídeo viral, sendo compartilhado em grupos do WhatsApp e até mesmo aparecendo em outras redes sociais.

Concluindo…

O Instagram é uma plataforma de entretenimento que tem cada vez mais aumentando os lucros dos e-commerces. Vai ficar de fora?

Conte com a ajuda da Plataforma de e-commerce egondola.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EGONDOLA NEWSLETTER

Cadastre-se para receber conteúdos sobre e-commerce, marketing e tecnologia.

Facebook Egondola

Tags

Post's mais acessados

Inteligência artificial: o xeque-mate no e-commerce

Ecommerce

Dicas de logística para que seu e-commerce se destaque

Ecommerce

Quer vender mais? Saiba como se preparar!

Ecommerce

Inovação no e-commerce: estruture a melhoria contínua

Ecommerce