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Operação multicanal: a importância do seu e-commerce estar em vários marketplaces

Ter mais visibilidade para seu e-commerce! Esse é o sonho de todo empreendedor. E em um ambiente tão competitivo toda e qualquer vantagem deve ser aproveitada.

É aí que entra em cena as operações multicanais. Essa será a vantagem que seu e-commerce deve aproveitar.

Além disso, um grande aliado para aumentar a visibilidade do seu e-commerce são os marketplaces.

Então, como seu e-commerce pode aproveitar ao máximo esses dois aliados?

Multicanalidade nos marketplaces

A verdade é que existem muitos marketplaces disponíveis, cada um com suas características, base de usuários, recursos e nichos de mercado. Sendo assim, é preciso que analise bem qual marketplace é o ideal para seu e-commerce.

Afinal, a diversificação dos marketplaces é uma estratégia fundamental na operação multicanal, por permite que seu e-commerce alcance uma variedade de pessoas e explore diferentes segmentos de mercado.

Vantagens da operação multicanal

Aprofundando nas vantagens para seu e-commerce, temos os seguintes pontos que são essenciais para o seu crescimento:

Segmentação de público

Cada marketplace tem o poder de atrair um tipo especifico de consumidor. Como assim? Alguns marketplaces são conhecidos por oferecer eletrônicos, outros por venda de sapatos, já outros produtos de beleza ou roupas…

Quando seu e-commerce diversifica, pode segmentar o público-alvo e direciona suas estratégias de marketing de acordo com as preferencias e os interesses de cada grupo.

Alcance geográfico

Outra vantagem da diversificação do marketplace é ajudar a expandir o alcance geográfico das vendas e a velocidade em que os pedidos chegam aos clientes.

Cada marketplace possui centros de distribuição ao redor do país e isso permite utilizar os serviços de fulfillment, fazendo com que os produtos cheguem mais rápido às mãos do cliente.

E dependendo do alcance do marketplace, permite alcançar diferentes países, fazendo vendas globais.

Redução de riscos

Quando seu e-commerce distribui as vendas por vários marketplaces, reduz a dependência de um único canal.
Assim, mitiga os riscos associados a flutuação nas mudanças de algoritmos, políticas ou outras condições que possam afetar negativamente as vendas.

Além disso, se um marketplace apresentar problemas, as vendas em outro marketplace poderá continuar, protegendo seu e-commerce contra impactos significativos.

Comparação de desempenho

Quando se diversifica os marketplaces, seu e-commerce pode realizar uma análise comparativa de desempenho de cada canal. E isso envolve monitorar métricas de taxas de conversão, vendas, retorno sobre o investimento em marketing, etc.

É essa análise que permitirá identificar qual marketplace está gerando o melhor resultado e, assim, permite que seu e-commerce ajuste suas estratégias e alocação de recursos para otimizar os resultados.

Desafios da operação multicanal

Estar em vários canais de vendas possui muitas vantagens, mas a verdade é que pode apresentar alguns desafios. Afinal, gerenciar uma operação multicanal possui igualmente desafios que podem gerar desorganizações e prejuízos.

Gerenciamento de estoque

Podemos afirmar que um dos desafios mais significativos ao vender em vários marketplaces é gerenciar o estoque de maneira eficiente. Afinal, cada canal exige uma atualização em tempo real do estoque disponível.

Para superar esse desafio, seu e-commerce deve implantar sistemas de gerenciamentos de estoque integrado que garantam a sincronização em todos os marketplaces.

Logística e processamento de pedidos

Quando se vende em vários marketplaces é preciso ter uma estrutura logística robusta para processar e cumprir com os pedidos.

Cada canal pode ter requisitos específicos em termos de prazos de entrega, embalagens e rastreamento de envio.

Por isso, é importante contar com parcerias com transportadoras confiáveis e implementar sistemas de gerenciamento de pedidos automatizados para agilizar o processamento e o envio em todos os canais.

Atendimento ao cliente

Sabemos que oferecer um excelente atendimento ao cliente é algo essencial. Mas apresenta mais um desafio para o e-commerce que está em operação multicanal.

Os clientes querem um serviço consistente e de alta qualidade, independente do canal que realizaram a compra.

Por isso, seu e-commerce deve garantir uma comunicação clara, responder prontamente as perguntas e resolver os problemas de maneira eficiente.

Análise e tomada de decisão

Gerenciar vários marketplaces implica analisar dados de diferentes canais para conseguir tomar decisões informadas.

Contar com ferramentas de análise de dados, que ofereçam relatórios e otimizam o tempo com extração automática, é essencial para os e-commerces que estão crescendo.

Concluindo…

Como vimos, estar em vários marketplaces pode ser uma vantagem, mas também apresenta desafios para seu e-commerce.

Por isso, além de ter consistência, é preciso investir em soluções para suprir os desafios que irão surgir. Só assim, seu e-commerce chegará ao sucesso.

E em todos os momentos, conte com a ajuda especializada da plataforma de e-commerce egondola. Somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

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