Por
Maria Albeaem
Achou um pouco exagerada essa pergunta? Mas pense por um instante: você costuma abrir qualquer site que aparece no campo de pesquisa? Com certeza não! Afinal você não quer correr riscos.
Isso é ainda mais sério quando o assunto é vender um produto pela internet. Os consumidores querem ter certeza de que aquele e-commerce é seguro e confiável.
Pensando nisso, seu e-commerce é confiável?
Importância de um e-commerce seguro
Por mais que existem inúmeras vantagens na internet, não podemos negar que todas essas facilidades apresentem perigos. Afinal, enquanto houver pessoas com más intenções, existe a possibilidade de fraudes.
Infelizmente existem vários e-commerces falsos por aí que vendem produtos, mas nunca entregam. E para piorar, tem alguns sites que funcionam apenas para capturar dados pessoais e aplicar golpes financeiros depois.
Para evitar cair nessas ciladas, o consumidor adquiriu o hábito de investigar a reputação das marcas antes de fazer compras. Sendo assim, é comum buscar opiniões de outros consumidores, observar as avaliações da loja online, verificar a reputação da marca no Reclame AQUI e até ler reviews.
Nesse sentido, é importante que seu e-commerce cuide da segurança do site, faça uma boa gestão da reputação, ofereça um atendimento ao cliente de excelência e invista em reviews verdadeiros.
Afinal, conquistar a confiança do consumidor é fundamental para vender.
Então, como comprovar que seu e-commerce é confiável?
Cuide da segurança do site
O primeiro passo é mostrar para o consumidor que seu e-commerce é seguro. Para isso disponibilize dados básicos, como CNPJ, endereço, telefone, e-mail, etc. Também é importante contratar certificados de segurança e garantir uma boa experiencia para o usuário.
Use um Certificado SSL
Quando um site apresenta um mini cadeado acompanhado da palavra https indica que esse site tem uma certificação SSL instalada.
O SSL é um certificado usado para proteger qualquer dado inserido no site. E essa proteção acontece por meio de criptografia. Sendo assim, todo e-commerce precisa ter o SSL para poder solicitar a inserção de dados do cliente.
Porque só assim poderá garantir a segurança das informações pessoais no ambiente digital.
Blinde seu e-commerce
Quando falamos que um site é blindado, significa combater as vulnerabilidades desse site, diminuindo as chances de ele sofrer uma invasão ou ser hackeado. Para isso, é importante investir em medidas de segurança e na identificação de brechas de segurança.
Faça análises frequentes no site da sua loja online. Também é importante instalar ferramentas que mostrarão os espaços por onde hackers podem entrar.
Mas diferente do SSL, os e-commerces não são obrigados a ter o site blindado. Mas quanto mais segurança seu e-commerce oferecer, mais tranquilo o cliente se sentirá para fazer suas compras. Sem mencionar que será um diferencial que seu e-commerce terá.
Obtenha selos de segurança
Assim como ver certificados de garantia de um produto te convence da qualidade, contar com selos de segurança mostra que seu e-commerce é confiável.
Existem empresas especializadas em monitorar vírus. E elas oferecem selos de segurança. Por isso, considere investir em atestar a defesa do seu e-commerce.
Caso obtenha esse selo, exiba-o perto do botão comprar ou em outros lugares estratégicos.
Considere instalar um WAF
Além de blindar seu site, outra maneira de manter sua loja online protegida é utilizando o WAF. Mas o que é isso? Trata-se de uma ferramenta que age de maneira proativa.
O WAF identifica e interrompe, em tempo real, todas ações consideradas suspeitas. Além disso, protege seu e-commerce de ataques DDoS.
Invista em ferramentas antifraude
Lamentavelmente as fraudes representam perda de dinheiro para seu e-commerce. Isso porque as fraudes no pagamento online geram estornos pela vítima do golpe e o banco faz com que você arque com o prejuízo.
Por isso, a instalação de sistemas antifraude representam uma forma de bloquear as transações fraudulentas. Esses sistemas utilizam técnicas de inteligência artificial para verificar dados e autorizar ou não a compra.
Ofereça um atendimento ao cliente impecável
Se esforce para sempre oferecer um excelente atendimento ao cliente. Agir assim transmite confiança.
É comum os clientes olharem no Reclame AQUI. Mas o fator considerado não é o volume das reclamações e sim o comportamento das marcas. O que irá fazer a diferença é a forma como seu e-commerce lida com situações graves.
Concluindo…
Como você percebeu, um ambiente inseguro terá um efeito negativo para seu e-commerce.
Por isso, tome ações para tornar seu e-commerce seguro e confiável.
E nesse sentido, conte com a ajuda da Plataforma de e-commerce egondola. Somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.