Se você acha que basta ter uma loja online para ter sucesso, está completamente enganado!
Com a crescente migração para o comércio online, os clientes se tornaram cada vez mais exigentes e esperam que sua experiencia com o e-commerce seja de qualidade.
Por isso, a página, os botões e as funcionalidades da sua loja online devem estar operando da melhor maneira possível para poder conquistar os clientes.
Quer saber se seu e-commerce atende às exigências dos clientes?
Confira alguns testes que seu e-commerce deve fazer:
Teste funcional
O teste funcional é realizado na fase de desenvolvimento e é importante no controle de qualidade.
Também conhecido como teste de software, é aplicado para verificar se o sistema está funcionando de acordo com o que se espera na área do negócio.
De maneira geral, o teste funcional é feito para validar se as ações e processos estão de acordo com as regras de negócio descritas durantes as definições. Entre elas se destacam cadastro e login, cupons e descontos, processos de compra, formas de pagamento, frete, armazenamento de dados, etc.
Teste de desempenho
O teste de desempenho garante a eficiência e evita que as vendas não sejam realizadas devido a instabilidades na plataforma.
Esse teste expõe o sistema a uma condição especifica para verificar o desempenho dele por meio de alguns indicadores.
Entre esses indicadores podemos citar o tempo de resposta e a capacidade de carga, ou seja, a quantidade de usuários simultâneos que a plataforma suporta.
Durante o teste de desempenho são aplicados outros testes, como o teste de performance e o teste de stress.
Teste de usabilidade
O teste de usabilidade tem como objetivo a experiencia e a navegação do usuário na loja online, revelando a facilidade de uso do sistema.
Além disso, o teste de usabilidade revela se a plataforma é intuitiva para o usuário, de acordo com o público-alvo que seu e-commerce espera atingir.
É nesse momento que as equipes devem trabalhar juntas para resolver os problemas que possam interferir na experiencia do usuário e assim, facilitar a navegação no e-commerce.
Teste de compatibilidade
Os avanços tecnológicos e a linguagem digital possibilitaram o desenvolvimento de diversos softwares com diferentes funções. Por isso, é essencial verificar se o sistema é compatível com os navegadores e a plataforma em que o e-commerce será inserido.
É por esse motivo que o teste de compatibilidade é tão importante. Só assim será possível evitar que falhas de incompatibilidade aconteçam. Entre elas podemos mencionar os erros de armazenamento e o não carregamento da página.
Por mais que seja difícil testar todas as possibilidades, foque nos navegadores e dispositivos que seu público-alvo mais utiliza.
Concluindo…
Para que seu e-commerce seja bem-sucedido deverá funcionar bem. E para saber se isso está acontecendo, deverá aplicar testes.
Antecipar-se a um problema antes que ele afete suas vendas online é crucial para que seu e-commerce se mantenha ativo.
Invista na testagem de sistemas e garanta confiança, segurança e eficiência.
Que seu e-commerce se destaque da concorrência!
Conte com a ajuda da Plataforma de e-commerce egondola! Somos especialistas em atrair e converter novas oportunidades por meio de soluções digitais para o seu negócio.