Conecte-se conosco

Ecommerce

Testes que seu e-commerce deve fazer!

Se você acha que basta ter uma loja online para ter sucesso, está completamente enganado!

Com a crescente migração para o comércio online, os clientes se tornaram cada vez mais exigentes e esperam que sua experiencia com o e-commerce seja de qualidade.

Por isso, a página, os botões e as funcionalidades da sua loja online devem estar operando da melhor maneira possível para poder conquistar os clientes.

Quer saber se seu e-commerce atende às exigências dos clientes?

Confira alguns testes que seu e-commerce deve fazer:

Teste funcional

O teste funcional é realizado na fase de desenvolvimento e é importante no controle de qualidade.

Também conhecido como teste de software, é aplicado para verificar se o sistema está funcionando de acordo com o que se espera na área do negócio.

De maneira geral, o teste funcional é feito para validar se as ações e processos estão de acordo com as regras de negócio descritas durantes as definições. Entre elas se destacam cadastro e login, cupons e descontos, processos de compra, formas de pagamento, frete, armazenamento de dados, etc.

Teste de desempenho

O teste de desempenho garante a eficiência e evita que as vendas não sejam realizadas devido a instabilidades na plataforma.

Esse teste expõe o sistema a uma condição especifica para verificar o desempenho dele por meio de alguns indicadores.

Entre esses indicadores podemos citar o tempo de resposta e a capacidade de carga, ou seja, a quantidade de usuários simultâneos que a plataforma suporta.

Durante o teste de desempenho são aplicados outros testes, como o teste de performance e o teste de stress.

Teste de usabilidade

O teste de usabilidade tem como objetivo a experiencia e a navegação do usuário na loja online, revelando a facilidade de uso do sistema.

Além disso, o teste de usabilidade revela se a plataforma é intuitiva para o usuário, de acordo com o público-alvo que seu e-commerce espera atingir.

É nesse momento que as equipes devem trabalhar juntas para resolver os problemas que possam interferir na experiencia do usuário e assim, facilitar a navegação no e-commerce.

Teste de compatibilidade

Os avanços tecnológicos e a linguagem digital possibilitaram o desenvolvimento de diversos softwares com diferentes funções. Por isso, é essencial verificar se o sistema é compatível com os navegadores e a plataforma em que o e-commerce será inserido.

É por esse motivo que o teste de compatibilidade é tão importante. Só assim será possível evitar que falhas de incompatibilidade aconteçam. Entre elas podemos mencionar os erros de armazenamento e o não carregamento da página.

Por mais que seja difícil testar todas as possibilidades, foque nos navegadores e dispositivos que seu público-alvo mais utiliza.

Concluindo…

Para que seu e-commerce seja bem-sucedido deverá funcionar bem. E para saber se isso está acontecendo, deverá aplicar testes.

Antecipar-se a um problema antes que ele afete suas vendas online é crucial para que seu e-commerce se mantenha ativo.

Invista na testagem de sistemas e garanta confiança, segurança e eficiência.

Que seu e-commerce se destaque da concorrência!

Conte com a ajuda da Plataforma de e-commerce egondola! Somos especialistas em atrair e converter novas oportunidades por meio de soluções digitais para o seu negócio.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EGONDOLA NEWSLETTER

Cadastre-se para receber conteúdos sobre e-commerce, marketing e tecnologia.

Facebook Egondola

Tags

Post's mais acessados

Quer vender mais? Saiba como se preparar!

Ecommerce

Inovação no e-commerce: estruture a melhoria contínua

Ecommerce

Métricas importantes para seu e-commerce

Ecommerce

Automação no e-commerce: o que deve ou não ser automatizado?

Ecommerce