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Dicas de Venda

Erros que podem atrapalhar as suas vendas online – parte 1

Se antes você era resistente às vendas online, é possível que tenha sido atropelado pela realidade que vivemos atualmente. Quem já entrou ou está prestes a aderir ao ecommerce já tem a sua estratégia encaminhada, leu bastante, procurou exemplos sobre casos de sucesso e buscou implantar um negócio de sucesso.

Dizem que é melhor aprender com os erros dos outros do que com os próprios. Até mesmo, é considerado mais barato.

Por isso, vamos listar aqui alguns erros que podem ser evitados para que as suas vendas online aconteçam de acordo com as suas expectativas.

Pensando nisso, o que evitar nas vendas online?

Plataforma ruim

É fato, uma navegação ruim afasta o cliente de qualquer negócio. E isso não é apenas minha opinião, estudos comprovam isso.

O e-commerce deve ter uma navegação simples e com páginas que carreguem rapidamente. Caso contrário, é possível que o seu futuro cliente acabe indo para o site do seu concorrente.

Preço alto

Um dos detalhes no comercio online é a pesquisa de preço. Afinal, em questão de segundos é possível pesquisar o preço em dezenas de lojas.

Por isso, para que seu e-commerce tenha vendas online, o preço precisa ser bastante competitivo, assim como a diversidade e a exclusividade do seu produto. Caso contrário, o encalhe será quase certo.

Segurança em risco

Em uma plataforma online, os cuidados com a segurança são requisitos necessários.

Afinal, uma página suspeita vai afastar clientes. Para isso, é importante ter um certificado SSL, que pode ser reconhecido pelo cadeado na barra de navegação. Com ele, os dados são criptografados entre o servidor e o usuário, proporcionando segurança à transação.

Processo longo

Para finalizar a compra, um processo rápido vai ajudar.

Quando se tem processos muito longos, cheio de fases, isso desanima e irrita o cliente. Três ou quatro passos para a finalização da compra são mais do que suficientes e estão entre as boas práticas para as vendas online.

Cadastro obrigatório

Não é tão comum, mas alguns e-commerces exigem que haja um cadastro antes mesmo da compra. Isso faz com que muitos clientes desistam, já que não querem criar vínculo antes de tomar uma decisão de compra.

Outro cuidado é com o excesso de publicidade, pois também costuma afastar quem visita a página.

Atendimento ruim

Não tem nada que irrite mais um cliente do que ele ter um problema na sua compra e não conseguir falar com ninguém.

A primeira coisa que ele vai tentar é o telefone. Se não encontrar vai pelo formulário ou pelo e-mail.

Mas, uma demora na resposta vai deixar o comprador ainda mais irritado. Sendo assim, os problemas precisam ser resolvidos rapidamente. Caso contrário, a reclamação pode se tornar pública e colocar a reputação do seu e-commerce em risco.

Frete caro

Outro fator que inibe a compra é um frete caro, acima do praticado no mercado.

Há diversas experiências em que o preço do produto é competitivo, mas o frete afasta o cliente. Por isso, ter um bom sistema de logística é essencial para boas vendas online.

Forma única de pagamento

Uma boa loja online deve oferecer diversas formas de pagamento, inclusive com a possibilidade do parcelamento das compras, sempre que possível.

Vale lembrar que no Brasil, ainda é expressivo o número de pessoas que não possuem conta em banco ou cartão de crédito. Por isso, não desconsidere os boletos. E agora, que está em alta, considere ter pagamentos por Pix, inclusive a opção do Pix parcelado.

Falta de informações

Para todos os produtos que seu e-commerce oferece online, é preciso que as informações sobre eles sejam as mais claras possíveis. Isso vai evitar aborrecimentos futuros.

Além disso, as fotos devem ser de boa qualidade, em diversos ângulos, e a descrição a mais fiel possível.

Afinal, não há constrangimento maior para um cliente do que a sensação de ter sido enganado.

Esquecer do marketing

Anda há quem acredite que para vender online é preciso apenas estar na rede. Doce ilusão…

Mais do que isso, é preciso investir na divulgação do seu produto, seja por meio de anúncios, de um site ou um blog.

Para isso, invista no conteúdo e se aproxime do cliente. A interação nas redes sociais ajuda a fidelizar os compradores.

Ao criar sua loja online, faça também uma página do seu negócio no Facebook e Instagram e divulgue seus produtos com frequência definida. Grupos no WhatsApp, com a permissão do cliente, também podem ser interessantes para os lançamentos e ofertas.

Concluindo…

Existem erros que podem atrapalhar suas vendas online. Mas com algumas ajudinhas é possível contornar esses erros e alavancar as vendas do seu e-commerce!

Além de colocar em prática nossas sugestões, conte com a ajuda da Plataforma de e-commerce egondola. Somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

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