Por
Maria Albeaem
Marketplaces são canais de venda poderosíssimos para alavancar as vendas do seu e-commerce. Mas não realizar o cálculo certo na hora de precificar seus produtos no marketplace, poderá resultar em prejuízo. Então, como saber calcular o preço do produto ao anunciar em um marketplace?
O lucro é o objetivo das atividades comerciais, mas não é somente aumentando o preço dos produtos que se obtém lucro. É preciso também entender as estratégias de precificação para que os produtos comercializados continuem competitivos e se tornem opções de escolha ao cliente.
Neste artigo, vamos entender os principais métodos de precificação para vender em marketplaces e manter a sua operação online ativa.
O que é precificação?
O preço dos produtos é um dos fator decisivo na hora da compra online. Sendo assim, a precificação irá estabelecer uma margem de lucro na venda para tornar o processo viável tanto para o lojista bem como para o cliente.
Por isso, é preciso entender as estratégias de precificação para que seus produtos continuem competitivos no mercado e se tornem opções de escolha ao cliente.
Qual a importância da precificação na hora de vender em marketplaces?
A precificação correta faz com que seu e-commerce obtenha lucros, além de se manter competitivo no mercado.
Como esse é um ambiente onde os concorrentes estão sempre muito perto, a um clique de distância, é preciso algo que faça que seu e-commerce se destaque.
É aí que o preço entra em cena. Afinal, se um produto for muito mais caro do que a maioria dos concorrentes, ele passa a ficar fora das opções do consumidor. E quando ele fica muito mais barato, o lojista pode ter problemas para obter lucro com a venda.
Confira quais são os principais métodos de precificação para marketplaces:
Precificação baseada na concorrência
A precificação baseada na concorrência é um método muito utilizado por quem vende em marketplaces.
O método consiste em levantar os preços oferecidos pelos concorrentes diante de um mesmo produto. A intenção é adquirir a máxima quantidade de dados possível, já que, assim a análise se torna mais precisa.
Mas não adianta apenas escolher o preço mais barato para precificar, já que isso pode trazer prejuízos a longo prazo.
Para se manter competitivo nas vendas, é importante tentar se aproximar dos valores de mercado, colocando um valor a mais por algum benefício extra, mas sempre analisando a concorrência.
Precificação baseada no markup
A precificação através do markup corresponde a um método que se baseia nos custos envolvidos em cada produto. Para conseguir fazer isso, é preciso realizar um cálculo, mediante uma fórmula:
Markup = 100 / [100 – (DV + DF + LP)]
Onde as siglas correspondem a:
- DV = percentual das despesas variáveis
- DF = percentual das despesas fixas
- LP = percentual do lucro desejado.
Mas lembre-se que esses percentuais serão atribuídos por cada unidade de produto ou serviço. E, assim, ajudarão a compor o seu preço final.
O markup é um método rápido de precificação, mas requer alguns cuidados. Isso porque o cálculo do multiplicador não garante que todos os custos da operação vão ser pagos, visto que é apenas uma estimativa.
Por isso, é importante refletir em algumas perguntas:
- O que acontece se a meta de vendas desse produto não for alcançada?
- Preciso vender quantas unidades à mais de um outro produto para suprir os custos de uma outra meta não atingida?
- O meu consumidor está disposto a pagar os custos dessa operação?
Esses são apenas algumas perguntas que precisa ser levada em consideração na hora de escolher este método de precificação.
Precificação baseada na margem de contribuição
A precificação baseada na margem de contribuição é um método super recomendado para precificar os produtos do sua loja online. O método consiste em analisar a margem de contribuição obtida a partir do valor de venda menos os custos e despesas variáveis.
Em outras palavras, ela determina o quanto “sobra”, dentro do custo de venda, após serem descontados custos e despesas variáveis. Sendo assim, é importante porque permite que a empresa estabeleça o quanto deseja ganhar a cada item vendido.
Assim, com esse método, é possível entender e mensurar como anda a saúde das vendas da sua loja online.
E ainda possui a vantagem de ser bastante flexível. Isso quer dizer que se você deseja se tornar mais competitivo, por exemplo, poderá diminuir essa margem e focar em volume. Mas se deseja lucrar mais, é possível elevar essa margem.
Basicamente, ela é calculada por:
Margem de contribuição = Valor de venda – Custos e Despesas variáveis
No caso de buscar a porcentagem, a fórmula é dada por:
Margem de contribuição = (Valor de vendas – Custos e Despesas variáveis) / Valor de venda
De maneira geral, a precificação baseada na margem de contribuição permite não apenas que o negócio cubra as suas despesas em geral, como ainda, obtenha uma margem líquida em cima de cada item que é vendido.
Precificação baseada no lucro
A precificação baseada no lucro de basea no lucro nominal desejado, levando-se em consideração os custos.
Para isso, é acrescido um determinado valor ao custo do produto para encontrar um montante mínimo para o número final. Nesse método, a fórmula é:
Preço de Venda = (Custo do Produto + Lucro Objetivo)/(1-Impostos – Taxas da venda)
Podemos dizer que de certa forma, é uma abordagem um pouco diferenciada em relação ao markup, mas em que se chega ao mesmo resultado obtido por aquele método.
Novamente, não é possível estabelecer uma margem de lucro muito grande, o que pode comprometer os resultados pretendidos.
Concluindo…
Realizar a correta precificação é indispensável para que sua loja online se destaque no marketplace.
Apesar de todas as fórmulas serem matematicamente corretas, é preciso ter contexto, já que há questões como alta da inflação, concorrência ou novas necessidades do empreendimento. Sempre considere todas as variáveis presentes.
E sempre conte com a ajuda especializada da Plataforma de e-commerce egondola.
Como ter sucesso na sua loja online?
