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Chargeback: aliado ou inimigo do e-commerce?

Se tem um assunto que sempre é bom falar é sobre a segurança das compras online. E é aí que entra em cena o chargeback. Mas o que é chargeback e como evitar prejuízos no e-commerce?

O que é chargeback?

Chargeback é o cancelamento de uma compra, tendo como resultado a devolução do dinheiro ao proprietário do cartão de crédito ou débito.

O titular do cartão pode solicitar o chargeback quando não reconhece a compra ou há alguma irregularidade na transação, como cobranças a mais pela loja. Vendo por esse lado, o chargeback é um aliado do consumidor, que pode recorrer a esse recurso em situações de compras não autorizadas feitas em seu nome.

Mas também pode significar prejuízo no e-commerce, porque o lojista perde a venda, precisa arcar com os custos de retorno da mercadoria e embalagens danificadas, além do risco de multas e penalizações pelo banco.

É claro que o e-commerce pode contestar uma solicitação de chargeback. Mas para isso, é preciso entregar todas as informações da venda ao intermediador do pagamento, desde os dados fornecidos na loja online até o registro da entrega. No entanto, esse é um processo demorado e sem garantias de sucesso para o lojista.

Chargeback é o mesmo que estorno ou reembolso?

Chargeback, estorno e reembolso são utilizados em contextos próximos, mas são conceitos diferentes. Entenda:

  • Chargeback: é uma solicitação para cancelar a compra por não reconhecimento dela ou por irregularidade da loja. Se o problema for confirmado, isso gerará o estorno pelo intermediador do pagamento.
  • Estorno: é o retorno de um valor indevidamente lançado como crédito ou débito. Por meio do estorno, uma instituição financeira devolve ao consumidor um valor indevidamente cobrado ou indevidamente depositado em sua conta.
  • Reembolso: é outra forma de devolução do dinheiro da compra, mas realizado diretamente entre o lojista e o cliente.

Fraudes no e-commerce brasileiro

O chargeback é solicitado principalmente por fraudes nas compras online.

Em alguns casos, essa fraude não tem intenção criminosa. Afinal, a compra pode ter sido feita por uma pessoa de confiança que tenha acesso aos dados do cartão e não informou sobre a transação, ou até mesmo por uma criança.
Mas, infelizmente, o mais comum são as fraudes, quando há roubo de dados ou o cartão é clonado.

E com o aumento das compras online, aumentaram também o número de ações fraudulentas no e-commerce brasileiro.

Como evitar prejuízos no e-commerce?

Já que o números de fraudes tem aumentado e como consequência, o número de chargeback também, como evitar prejuízos no e-commerce?

É preciso que seu e-commerce tome algumas medidas, como aprimorar o sistema antifraude da loja online e tornar mais clara a comunicação com o público sobre as características dos produtos e as condições de devolução.

Mas lembre-se que você fica mais exposto ao chargeback quando depende excessivamente do cartão como meio de pagamento. Pensando nesse sentido, é imprescendível que seu e-commerce conte com mais formas de opções de pagamento.

O bom é que essa realidade está mudando com as novas soluções de pagamento trazidas pelas fintechs. Por exemplo, é possível oferecer vendas parceladas no site sem a necessidade de o cliente usar um cartão de crédito. O pagamento pode ser feito por Pix parcelado ou até um boleto parcelado, evitando-se o chargeback e tendo o recebimento do valor da compra garantido pela empresa parceira.

Concluindo…

O chargeback pode ser considerado um aliado, pois protege o consumidor. Mas para que seu e-commerce não saia no prejuízo é preciso contar com formas variadas de pagamentos.

Nesse sentido, o boleto e o Pix são ferramentas para reduzir o prejuízo no e-commerce e aliados do sucesso do negócio.

E por falar em aliados, conte sempre com a ajuda especializada da Plataforma de e-commerce egondola.

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