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Equipe de vendas: um assunto importante para seu e-commerce

É normal que um e-commerce ter sua equipe bem reduzida, no seu começo. Em geral é o empreendedor que assume os mais diversos papéis e funções nessa nova empresa, desde cadastro de produtos, marketing, gestão financeira, entre outras.

E sejamos honestos, isso é de se esperar. Afinal, todo começo dispõe de recursos limitados e baixa demanda de pedidos. Mas seu e-commerce não pode cair na armadilha de estagnar sua estrutura a medida que for crescendo!

A medida que seu e-commerce se desenvolve, é vital criar uma equipe de vendas. Até porque são esses profissionais que ficam na linha de frente do seu e-commerce.

Vantagens de ter uma equipe de vendas

Um dos maiores benefícios de ter uma equipe de vendas é a descentralização do trabalho. E isso permite que o gestor tenha tempo para se dedicar às tarefas analíticas.

Outra grande vantagem é o engajamento da equipe. E com isso é mais fácil avaliar os resultados.

Como criar uma equipe de vendas

A dúvida mais comum para quem está começando é: quantos profissionais e de quais áreas devo contratar? E não tem uma resposta simples, ela vai depender de vários fatores, como estrutura interna, potencial de investimento, necessidades mais urgentes, etc.

Falando em grandes e-commerce, uma equipe completa de vendas conta com profissionais de design, marketing, criação de textos, gestão de dados, planejamento de dados, logística e operacional. Mas é claro que cabe ao gestor encontrar as áreas que seu e-commerce precisa de reforço e desenvolvê-las progressivamente.

Ainda está em dúvida? Então comece contratando alguém para tarefas internas, como atendimento ao cliente, planejamento ou gestão de dados. É claro que o marketing é de suma importância, mas nessa fase inicial, pode ser terceirizado por uma agencia até que seu e-commerce possa estruturar esse setor.

Ter uma equipe de vendas faz toda a diferença no seu e-commerce. Sendo assim, confira algumas dicas e monte uma equipe qualificada e comprometida.

Dicas para montar sua equipe de vendas

Vestir a camisa da empresa: sempre escolha profissionais alinhados aos principais valores da sua empresa e transmita a eles o DNA da marca. Lembre-se que seus colaboradores devem trabalhar como embaixadores do seu negócio.

Criar um ambiente saudável: em vez de criar disputas internas e manter uma comunicação vertical, prefira relações colaborativas que possam contribuir para um crescimento mútuo. Afinal, esse engajamento acontece mais facilmente em ambientes de trabalho saudáveis.

Qualificar constantemente: o e-commerce é muito dinâmico, por isso, a equipe de vendas precisa estar constantemente informada sobre as tendências do mercado e, principalmente, sobre a gestão da empresa. Quaisquer mudanças, como novos softwares, integrações, produtos lançados ou descontinuados, meios de pagamento, promoções e parcerias sempre devem ser comunicados à equipe. Se for possível, realize encontros breves para apresentar as novidades e sanar dúvidas.

Definir metas viáveis: as metas nos estimulam a alcançar resultados, mas elas precisam ser claras e realistas. Caso contrário, gera-se uma enorme frustração coletiva. Por isso, vá com calma, dê um passo de cada vez. Em vez de sufocar a equipe, organize um plano viável e progressivo. Crie objetivos possíveis de serem alcançados, dê bonificações, celebre junto aos seus funcionários e reconheça o valor deles para a sua empresa.

Ouvir os feedbacks: para que todo mundo saia ganhando, trate os feedbacks como via de mão dupla: conceda e ouça. Como a equipe de vendas está na linha de frente, em contato direto com os clientes, peça para que eles relatem as principais avaliações que costumam receber, mas também que compartilhem suas impressões (como melhorar, o que evitar, etc.).

Concluindo…

Com certeza, você deseja que seu e-commerce cresça. Para isso, é preciso estrutura.

Monte sua equipe de vendas!

E em todos os momentos, conte com a ajuda especializada da Plataforma de e-commerce egondola.

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