Toda empresa sabe a importância de ter responsabilidade social. Mas será que é importante no e-commerce?
A verdade é que depois de dois anos de pandemia, o consumidor moderno espera que tanto empresas como e-commerce estejam engajados em práticas ambientais e sociais, bem como em empenhos para mudar os rumos que a sociedade está se encaminhando.
Mas não basta apenas fazer discursos, os consumidores querem ver ações.
Responsabilidade social corporativa
A responsabilidade social corporativa é um termo que define as empresas que fazem algum tipo de ação voltada para o bem-estar social. Sendo assim, os e-commerces têm a função de estabelecer e se adequar às normativas socioambientais dentro da própria empresa bem como para o público externo.
Esse engajamento social e ambiental do e-commerce pode acontecer através de práticas regenerativas, como a utilização de energia limpa e investir em ações sociais que auxiliem a conservação dos recursos naturais. É também interessante apoiar causas socias que se encaixem com seu perfil como empresa. Afinal, agir assim passa uma visão mais humanizada para seu e-commerce.
Papel das marcas na responsabilidade socioambiental
Os consumidores acreditam que os e-commerces e as marcas devem ter responsabilidade social quando o assunto são questões sociais. Para muitos, as marcas possuem mais possibilidade de trazer mudança social que o proprio governo.
Isso acontece porque os consumidores acreditam no poder de atuação das empresas e na responsabilidade social que demonstram. Sendo assim, agir com responsabilidade social não é algo que seu e-commerce deve fazer esporadicamente, mas sempre, com o objetivo de gerar valor à toda comunidade.
Qual o papel do e-commerce em relação à responsabilidade social?
A pandemia acelerou a expansão das compras online. E como vivemos em um período de muitas incertezas, seja políticas, sociais e ambientais, elas são refletidas no comércio.
Sendo assim, é comum vermos cobranças e opiniões na internet com relação a empresas, marcas e e-commerces para se engajar socialmente.
Quer exemplos? Os consumidores querem produtos que não sejam testados em animais, e que apoiem o meio ambiente. A busca por e-commerces eco-friendly e que estejam inseridos em projetos e causas sociais tem crescido consideravelmente.
Comportamento do consumidor pós-pandêmico
O consumidor pós-pandêmico, o que temos nesse momento, é um sobrevivente e está buscando mais qualidade de vida depois de tantas incertezas. Por isso, está buscando marcas que sejam responsáveis em termos sociais e assim poder confiar nelas.
Quando um cliente confia na sua loja online, é sinal de que seu e-commerce apresenta ações socioambientais, demonstra que possui valor e está interessado nele, e não apenas em só vender. É isso que atrai o consumidor atual.
Quer atrair esse tipo de consumidor? Então, seu e-commerce precisa apresentar soluções práticas tanto para o cliente como para a sociedade. Precisa mostrar atitude e posicionamento em relação às pautas sociais, movendo o cliente a criar uma identificação.
O que o e-commerce ainda precisa fazer
É vital que os e-commerces entendam que uma marca não se sustenta apenas pelo lucro. É preciso existir uma cultura organizacional interligada com a responsabilidade social.
Sendo assim, é muito importante que os valores da sua marca estejam atrelados a realidade atual em que o mundo vive. Em outras palavras, isso significa levar em consideração o contexto socioambiental e perceber que todo o sistema está interligado.
Quer que seu e-commerce se destaque? Então, mostre engajamento social não apenas de forma publicitária, mas aja de forma efetiva, tanto dentro como fora da empresa.
Concluindo
Agora é o momento para que seu e-commerce se adeque de forma socialmente responsável, se ainda não o fez. E um dos passos a seguir é buscar iniciativas que integram produtos, responsabilidade social e propósito no qual seu e-commerce faz parte.
Saia na frente.
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