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Varejo: tendências para 2022

A competição no varejo é acirrada e não é de hoje. Mas com a mudança no comportamento dos consumidores, é preciso que os e-commerces entendam que se adequar a essas mudanças os ajudará a sair na frente nesse mercado tão competitivo.

Sendo assim, quais serão as tendências para o varejo em 2022?

Sustentabilidade para posicionar seu e-commerce e conquistar novos clientes

Podemos garantir que a sustentabilidade é cada vez mais um grande diferencial competitivo. Os e-commerces que se colocam publicamente a favor da preservação ambiental e que colaboram com ações sustentáveis, conseguem conquistar maior atenção e simpatia dos consumidores.

Na verdade, a preocupação com o tema verde e os debates internacionais sobre isso, só influenciam cada vez mais como as pessoas consomem. Por isso, é fundamental que seu e-commerce entenda esse movimento e se ajuste a ele. Afinal, só assim conseguirá se manter na disputa mercadológica.

Quer um exemplo claro disso? Os estudos mostram que as práticas sustentáveis de um e-commerce influencia de forma consistente nas escolhas da população na hora da compra. Sendo assim, repense suas embalagens, a logística e até o uso dos recursos naturais. Aposte em práticas efetivas e evite as ações superficiais.

Jornadas mistas: online e offline

Nos últimos dois anos, as vendas online dominaram o mercado, mas já podemos ver que as vendas físicas estão voltando. Sendo assim, é possível esperar uma mudança sensível no comportamento das pessoas em relação à pesquisa, escolha e compra de produtos.

Um exemplo disso, é a presença dos smartphones dentro das lojas físicas. Isso porque vivemos na era do serviço e da comodidade. É importante que sua empresa ofereça conveniência aos clientes, com entregas diferenciadas e ágeis, retirada na loja, rastreio em tempo real dos pedidos etc.

Nesse sentido, o pensar fora da caixa, de maneira online e offline (ao mesmo tempo) nunca foi tão importante. Como fazer isso?

Seu e-commerce deve olhar para o físico como sendo uma estratégia dos negócios. Afinal, as operações físicas e digitais nunca mais conseguirão ser apartadas. Quando o assunto é a omnicanalidade, o racional dos negócios deve ser o de unir o que há de positivo nos dois canais (físico e digital), promovendo uma interação entre eles.

Idosos cada vez mais ativos no mercado de consumo

Inúmeras pesquisas mostram um aumento da participação dos idosos no mercado de consumo. Isso porque, com idosos cuidando cada vez mais da sua saúde, eles estão cada vez mais ativos financeiramente.

Sendo sinceros, o público da terceira idade já representa 14% da população brasileira e é responsável por 20% do consumo no varejo brasileiro, além de serem a faixa etária que mais vai crescer nos próximos 20 anos.

Seguindo essa tendência, é fundamental que seu e-commerce tenha uma visão a longo prazo para ter novas e mais eficientes estratégias para atender a esse público.

Vendedor completo e digitalizado

Você já ouviu falar em Conversational Commerce?

É uma modalidade diz respeito à utilização dos aplicativos de conversa como alavancas para digital commerce e geração de leads. Em outras palavras, além de gerar pedidos e nutrir relacionamento, significa que é possível permitir aos consumidores finalizar transações no formato de diálogo.

Aplicar o Conversational Commerce dá ainda mais autonomia e empoderamento aos seus vendedores, uma vez que eles poderão influenciar seus clientes e fechar novas vendas, mesmo fora do ambiente da loja física.

Este modelo já é bem comum em outras regiões, como a Ásia. Mas no Brasil e na América Latina ainda não é tão comum. Só que como estamos vivendo um grande momento tecnológico, essas novidades poderão ser executadas num futuro muito breve pelas empresas.

Gestão integrada com bases em dados

Quer oferecer um atendimento de qualidade para seus clientes? Então organize e planeje suas operações. Além disso, mostre que seu e-commerce tem uma estrutura que funciona bem. Agir assim agrega valor à sua marca.

Mas, não ter uma operação organizada e um processo comercial azeitado pode trazer grandes prejuízos para seu e-commerce. Nesse sentido, você sabe quanto vende? E qual vendedor/loja teve melhor desempenho no último mês? Sabe quais produtos tiveram maior saída? Ou ainda, quantos pedidos não foram fechados por motivo de quebra de estoque? Se não souber as respostas para essas perguntas, seu e-commerce precisa de uma gestão integrada, automatizada e na nuvem.

Na verdade, a gestão com base em dados é a tendência que veio para ficar, e é esta atitude empreendedora e visionária que mostra ao mercado quais marcas estão à frente de seus concorrentes.

Concluindo

Essas tendências servem para que seu e-commerce perceba que as mudanças no mercado afetam diretamente a forma como você trabalha e gere seu negócio.

As evoluções acontecem frequentemente, e estar preparado para elas pode garantir que seu e-commerce se mantenha sólido e competitivo.

E para isso, conte sempre com a Plataforma de e-commerce egondola. Somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

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