Conecte-se conosco

Tecnologia

Por que investir na realidade aumentada no e-commerce?

O uso da realidade aumentada está no radar das empresas faz algum tempo. Mas esse assunto ganha mais destaque quando o tema é a experiência de compra online.

E ainda mais no caso do e-commerce! Afinal o objetivo é combinar a experiência do cliente na loja física com a conveniência da compra online. Pensando nisso, seu e-commerce deve investir em tecnologias que consigam agregar mais valos às compras feita na loja online.

Como usar a realidade aumentada no seu e-commerce?

Infelizmente, ainda existe certa confusão entre as tecnologias dessa área. Por isso, vamos esclarecer o tema de forma mais detalhada.

Existem as soluções chamadas de Realidade Estendida, ou RX, que comtemplam os recursos da realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista. A realidade estendida se baseia no conceito de imersão. E no caso da realidade aumentada, a vantagem é a integração entre o ambiente físico e digital.

Assi, com o uso de soluções 3D e recursos específicos de projeção, o consumidor consegue ter uma percepção mais realista do produto que deseja comprar. Dessa forma, é possível oferecer mais segurança para o consumidor na hora da compra.

O emprego da realidade aumentada traz vantagens para o e-commerce:

  • Melhor experiência de compra, o que pode levar ao aumento do ticket médio e, principalmente, à retenção do cliente.
  • Aumento do tempo do cliente na loja, o que é sempre positivo, inclusive para o ranqueamento do Google.
  • Redução no volume de trocas e devoluções, uma vez que o cliente teve a oportunidade de analisar melhor as características do produto.

Dados sobre uso da realidade aumentada

Segundo relatório produzido pelo Statista, 2,4 bilhões de pessoas deverão utilizar a realidade aumentada pelo celular até 2023. Em 2021 esse número é de 1,9 bilhão. Além disso, o estudo mostra que:

  • 44% dos consumidores com até 40 anos afirmaram já ter utilizado a realidade aumentada nas compras online.
  • 61% dos clientes preferem comprar em sites que ofereçam realidade aumentada.
  • 63% dos compradores declararam que a realidade aumentada melhora a experiência de compra.

As aplicações da realidade aumentada são mais comuns nos Estados Unidos e na Ásia, que são os mercados nos quais o e-commerce tem maior participação no varejo. Isso quer dizer que, quanto mais avançam as opções de compras online, maior a necessidade do e-commerce de investir em soluções que orientem os clientes.

Qual a relação entre omnichannel e realidade aumentada?

O crescimento do e-commerce durante a pandemia fez com que muitos gestores concentrassem seus esforços no online, deixando um pouco de lado as lojas físicas. Mas quem seguiu por esse caminho pode ter surpresas a médio e longo prazo. Os números mostram a importância do omnichannel.

Diante desse cenário, o melhor caminho para uma empresa é investir na integração e no aprimoramento das experiências que podem ser oferecidas, seja no ambiente online como físico.

A pesquisa proprietária do Google, a Future of Retail 2021, mostra que haverá uma redução significativa na contribuição do varejo físico para as vendas. O percentual de 71% de 2019 deve cair para 58% em 2025.

Em outras palavras, isso quer dizer que 42% das vendas do varejo virão de empresas que possuem algum tipo de presença online. Isso mostra que a integração é um conceito-chave.

Por mais que já escutamos isso há algum tempo, a situação atual que foi acelerada pela pandemia, colocou esse debate em outro patamar.

As pesquisas mostram que chegou o momento de investir no omnichannel e em estratégias que valorizem a compra online. Por isso, podemos afirmar que chegou o momento do seu e-commerce considerar o uso da realidade aumentada.

Vai deixar a concorrência tomar a frente?

Não fique para trás. Conte sempre com a ajuda especializada da Plataforma de e-commerce egondola.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EGONDOLA NEWSLETTER

Cadastre-se para receber conteúdos sobre e-commerce, marketing e tecnologia.

Facebook Egondola

Tags

Post's mais acessados

Loja física e e-commerce devem estar em harmonia

Sem categoria

WhatsApp business conta com nova ferramenta comercial

Redes Sociais

Chegou a hora de mudar o visual do seu e-commerce?

Ecommerce

Storytelling: o poder da história!

Marketing Digital

Abra a sua loja online.
Não se preocupe, nós iremos te ajudar.

Comece agora