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Como usar o social listening a favor do seu e-commerce

Entender o comportamento do cliente é fundamental para o sucesso do seu e-commerce. Mas como pode fazer isso?

Use o social listening a seu favor!

Social listening x monitoramento

Antes de tudo vamos diferenciar o social listening do monitoramento das redes sociais.

O monitoramento das redes sociais se refere em saber o que estão falando da sua marca. Enquanto o social listening se refere a entender por que isso está sendo dito.

Sabendo disso, seu e-commerce deve usar o social listening para ter um quadro mais completo sobre a atuação da marca, a partir das informações que podem ser obtidas nas redes sociais. Lembre-se de que o objetivo é entender o comportamento do público em relação ao que seu e-commerce comercializa.

Identificar e avaliar as nuances que existem no comportamento de cada grupo de clientes permitirá aproveitar as oportunidades de negócio!

Como usar o social listening de forma estratégica?

A estratégia do social listening só terá impactos positivos no seu e-commerce se usar os insigths para melhorar a experiência do cliente. Isso quer dizer: usar as informações na satisfação do consumidor.

Mas como fazer isso?

Poderá aproveitar o levantamento das questões mais comuns feitas pelos clientes e criar um documento ou um chat bot para que o público encontre essas informações com facilidade. Pode parecer uma medida simples, mas demonstra o interesse que se e-commerce tem pelos clientes.

O mesmo procedimento pode ser aplicado quando usar a lista de problemas recorrentes. Afinal, ter o cliente no centro da estratégia do seu e-commerce significa ouvir suas demandas.

Lembre-se que no social listening os insights positivos podem ser empregados em campanhas do seu e-commerce. Até porque se um determinado aspecto tem sido valorizado pelos consumidores, por que não ampliar a repercussão desse atributo?

O social listening serve para todos os e-commerces?

O social listening deve cobrir outras frentes, como a concorrência e o mercado. Afinal, entender o que influencia os clientes, quais canais geram mais resultados, quais publicações dos concorrentes conseguem mais engajamento… tudo isso ajuda a montar a estratégia do seu e-commerce.

Mas lembre-se que o mais importante não são as respostas e sim se seu e-commerce irá fazer as perguntas certas. Assim poderá definir seus objetivos no curto, médio e longo prazo.

Muitos pensam que o social listening serve apenas para e-commerce com grandes volumes de vendas. Mas não é verdade. O social listening pode ser executado até como uma forma de ampliar a base de seguidores nas redes sociais.

Pensando nisso, analise os dados do mercado e das marcas que tem um posicionamento similar ao seu, mesmo que não sejam um concorrente direto.

Lembre-se que o importante é o pensamento estratégico!

Concluindo….

Para ter um e-commerce de sucesso é preciso ter um relacionamento estabelecido com o cliente.

Mas para chegar nesse nível de relacionamento é preciso aproximar-se dele, entender suas dores e ver como seu e-commerce pode ser proativo no atendimento das suas demandas.

Use o social listening no seu e-commerce!

E em todos os momentos conte com a ajuda especializada da Plataforma de e-commerce egondola.

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