Conecte-se conosco

Dicas de Venda

Vendas travadas no e-commerce? Esses podem ser os motivos!

Não existe nada mais preocupante para um e-commerce do que não ter aumento nas vendas.

Sua loja online pode ter os produtos mais atrativos que imaginar, mas se não cumprir alguns requisitos, poderá estar prejudicando o resultado desejado, nesse caso mais vendas.

Pensando nisso, vejamos os principais motivos que travam as vendas no e-commerce:

Fotos e descrições com baixa qualidade

Geralmente esse é o principal motivo das vendas travadas em um e-commerce. Ironicamente é o motivo mais fácil para se resolver.

Nesse sentido, você precisa entender que o indicador de qualidade dos produtos da sua loja online são as fotos e as descrições. Se seu e-commerce não contar com fotos e descrições de alta qualidade, mostrando diferentes ângulos e descrevendo detalhadamente o produto, será difícil fazer com que alguém se interesse por eles.

Assim, verifique os produtos na sua loja online e modifique aqueles que não possuem boas fotos e coloque descrições detalhadas deles.

Checkout complexo

Assim que o cliente decidiu comprar um produto, ele não estará interessado em gastar muito do seu tempo para efetuar o pagamento.

Sendo assim, se seu e-commerce conta com um checkout rápido e fácil de navegar o número de vendas será maior. Mas, se for o contrário, as chances de o consumidor desistir da compra serão altas.

Assim como o site, a página de checkout precisa ser simples. Isso quer dizer não exigir que o cliente insira muitos dados e informações repetidas para finalizar o pedido.

O fato é que a simplicidade de um checkout contribui com cerca de 20% das conversões, além de determinar se o cliente retornará ou não ao site.

Por isso, ofereça uma boa experiência para o consumidor nessa fase final do processo e veja o quanto as vendas do seu e-commerce aumentarão.

Produtos sem avaliações de clientes

Normalmente pedimos opinião a outros sobre algum item que estamos interessados. Mas como podemos saber a opinião dos produtos do seu e-commerce? Isso pode ser feito por meio das avaliações de clientes que já adquiriram o produto.

Mas se você não tem avaliação de clientes no seu e-commerce, poderá estar perdendo oportunidades de vendas. Isso não é exagero nosso!

Pesquisas mostram que as avaliações online têm impacto significativo no volume de vendas de e-commerces. E isso representa um aumento de aproximadamente 270%.

Além disso, mesmo que um produto tenha feedbacks negativos, é mais provável que ele seja vendido se comparado a outro sem qualquer avaliação.

Então, se seu e-commerce não tiver habilitado a possibilidade de os clientes avaliarem os produtos, faça isso imediatamente.

Tempo e custo de envio altos

Digamos que um cliente visitou o seu e-commerce e adicionou no carrinho alguns produtos que ele deseja comprar. Mas, na hora de fechar o pedido no checkout, viu que o tempo de entrega ou o custo do frete estavam altos demais. O que você acha que irá acontecer?

Certamente, o cliente desistirá da compra, principalmente se ele já tiver pesquisado os mesmos produtos em um outro site concorrente, onde viu que o tempo ou valor de entrega são mais atrativos.

Sendo assim, analise se seu e-commerce demora muito nos prazos de entrega ou possua valores de frete elevados. Pois esse é outro motivo que dificulta muito as vendas online. E se perceber que está acontecendo isso, faça o possível para corrigir o tempo de entrega e os valores do envio.

Políticas de devolução pouco claras

Não é de hoje que o comércio eletrônico existe. Podemos afirmar que após o começo da pandemia, ele tem se tornando cada vez mais popular. Mesmo assim, infelizmente, ainda são poucos os e-commerces que apresentam uma política de devolução bem definida para os seus consumidores.

Muitos e-commerces até contam com políticas desse tipo. Mas as tornam confusas ou não conseguem detalhar com clareza a forma como a loja online trata de devoluções.

Se seu e-commerce não possui a política de devolução de maneira clara, o resultado será muitas vendas perdidas e clientes insatisfeitos.

Por isso, quanto mais transparente sua loja online for e tiver políticas bem elaboradas, mais fácil será conquistar aquele cliente indeciso e aumentar suas vendas.

Atendimento demorado e falta de canais

Um atendimento de qualidade é a base do sucesso para garantir boas vendas e ter clientes fiéis à sua loja online.

Independentemente do tamanho do seu e-commerce, é essencial oferecer um atendimento ágil e no maior número de canais de comunicação possível que puder atender diariamente. Por que dizemos isso?

Porque é muito comum antes de um cliente fechar a compra tirar dúvidas, mesmo que o produto que ele deseja tenha todos os detalhes informados no site. Mas caso o cliente não receba uma resposta sua em tempo, você corre o risco de perder a venda porque perdeu o “time” ou até mesmo porque um concorrente foi mais rápido nesse quesito.

Sendo assim, avalie o tempo de resposta dos canais da sua loja online e veja a necessidade de melhorias caso seus clientes esperem muito para serem atendidos.

e-commerce sem estratégias de recuperação

É comum que muitos sites recebam um alto número de acessos, com consumidores que chegam a adicionar produtos no carrinho de compras, mas, por algum motivo, não fecham o pedido. Acontece isso com frequência no seu e-commerce?

Nesse caso é preciso utilizar estratégias para recuperar esses clientes. Do contrário, será difícil fazer com que voltem a seu e-commerce para finalizar a compra.

O que pode ser feito? Invista em campanhas de remarketing, envios de SMS, e-mail marketing ou até mesmo ligação telefônica. Entenda que seu e-commerce deverá ter ao menos uma estratégia de recuperação para que você não perca quem já chegou até o seu site e se interessou por algum produto.

Concluindo…

Listamos principais motivos que mais travam as vendas online, mas cabe a você identificar quais deles podem estar prejudicando o faturamento do seu e-commerce e, a partir disso, começar a pensar em melhorias.

Afinal o sucesso de um negócio online depende de muitos detalhes!

Conte com a ajuda especializada da Plataforma de e-commerce egondola, a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EGONDOLA NEWSLETTER

Cadastre-se para receber conteúdos sobre e-commerce, marketing e tecnologia.

Facebook Egondola

Tags

Post's mais acessados

Loja física e e-commerce devem estar em harmonia

Sem categoria

WhatsApp business conta com nova ferramenta comercial

Redes Sociais

Chegou a hora de mudar o visual do seu e-commerce?

Ecommerce

Storytelling: o poder da história!

Marketing Digital

Abra a sua loja online.
Não se preocupe, nós iremos te ajudar.

Comece agora