Conecte-se conosco

Dicas de Venda

Black Friday: o que seu e-commerce precisa saber!

É fato que a pandemia de Covid-19 fez com que os hábitos de consumo mudassem. O consumo online cresceu, impulsionando o crescimento dos e-commerce e das transações digitais.

Como aproveitar esse crescimento na Black Friday? O que seu e-commerce precisa saber sobre essa data?

Quando é a Black Friday 2021?

A Black Friday é uma data criada nos Estados Unidos para “queimar estoques”. É um dia com descontos incríveis em produtos e serviços.

No Brasil, a primeira edição da Black Friday foi no dia 28 de novembro de 2010. Desde então, a data é um marco para os e-commerces.

A Black Friday é sempre realizada na última sexta-feira de novembro. Sendo assim, nesse ano ela será realizada no dia 26 de novembro.

Dicas de como preparar seu e-commerce para a Black Friday

Desde a primeira edição da Black Friday no Brasil, o comportamento do consumidor apresentou várias mudanças. Por isso, é preciso que seu e-commerce acompanhe as tendencias do mercado.

Confira algumas dicas uteis:

Atendimento omnichannel

O consumidor está muito mais exigente quando o assunto é atendimento. Ele não quer em ser transferido para outro setor e ter que explicar novamente seu problema. Além disso, quer que tudo seja feito de maneira ágil e rápida.

Pensando nesse novo consumidor, é extremamente importante oferecer um atendimento de primeira linha e eficiente durante a Black Friday. Uma ótima solução é contar com uma plataforma omnichannel, ou seja, uma plataforma que integra todos os canais de atendimentos em um só lugar.

Contar com uma plataforma omnichannel ajuda na operação do atendimento, pois você terá acesso a todos os históricos de chamadas abertos pelo cliente. Isso é possível pois essa tecnologia integra e centraliza todos os canais de atendimento do seu e-commerce em um só lugar, facilitando o atendimento para os operadores.

Sem mencionar que uma estratégia omnichannel auxilia o gestor da área de atendimento. Ele pode mensurar e acompanhar os indicadores da sua equipe, tornando muito mais fácil a tomada de decisões e melhorias.

Lembrando que durante a Black Friday as demandas aumentas, seria interessante seu e-commerce considerar uma estratégia omnichannel já agora. Assim, todo esforço investido garantirá a melhor experiencia possível para seus clientes.

Experiencia do cliente

Mas não é só no quesito atendimento que os consumidores estão exigentes. Eles querem ter uma boa experiencia no momento da compra.

Por isso, é essencial que seu e-commerce pense em todas as jornadas que o consumidor terá contato com sua empresa, desde a venda até o atendimento. Lembre-se que essa experiencia pode ser decisiva para que ele se torne um cliente recorrente e fidelizado.

Confira alguns elementos da jornada que seu e-commerce deve revisar e acompanhar com frequência:

  • Personas: defina muito bem o perfil de público-alvo que seu e-commerce deseja atingir. Entenda quais são seus hábitos de consumo, onde costumam ir ou fazer nas horas de lazer. Assim, você saberá como atingir esse público.
  • Objetivos das personas: entenda quais são os objetivos dessas personas e o que elas buscam.
  • Mapeamento de touchpoints: os touchpoints são os pontos de contato entre seu consumidor e sua empresa. Veja todos os momentos em que ocorre essa interação.
  • Mapeamento de pain points: os pain points são os momentos em que o seu consumidor tem pontos de atritos que devem ser resolvidos nas interações.
  • Otimização da jornada: depois de entender quais são os touchpoints e os pain points, veja quais ações precisam ser tomadas para melhorar toda a jornada.

É claro que todo e qualquer contato que seu e-commerce tenha com seu cliente é importante causar uma boa impressão. E ainda mais importante é na Black Friday. Por isso, pense em maneiras de fazer isso!

Prazo de entregas

As últimas edições da Black Friday mostram que o frete mais escolhido pelos consumidores foi o Sedex. Isso porque é uma modalidade de entrega rápida.

Ter uma opção de entrega rápida pode fazer com que seu e-commerce se destaque em meio dos concorrentes. Para isso, poderá firmar um Contrato de Comércio Eletrônico com os Correios.

Para fazer esse contrato com os Correios, precisará de: ter o seu negócio formalizado com um CNPJ, mostrar para os Correios que você tem um e-commerce e preencher a documentação exigida.

Além de ser um diferencial no seu e-commerce, terá a possibilidade de disponibilizar o envio através do e-Sedex, que é um frete criado exclusivo para lojas online. Sendo que o e-Sedex pode ficar até 50% mais barato que o Sedex convencional.

Concluindo…

Os meses passam rápido. Se seu e-commerce deseja ter bons resultados na Black Friday 2021 o momento para planejar é agora!

Conte com a ajuda especializada da Plataforma de e-commerce egondola.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EGONDOLA NEWSLETTER

Cadastre-se para receber conteúdos sobre e-commerce, marketing e tecnologia.

Facebook Egondola

Tags

Post's mais acessados

Quer vender mais? Saiba como se preparar!

Ecommerce

Inovação no e-commerce: estruture a melhoria contínua

Ecommerce

Métricas importantes para seu e-commerce

Ecommerce

Automação no e-commerce: o que deve ou não ser automatizado?

Ecommerce