Conecte-se conosco

Tecnologia

Como deixar seu e-commerce mais leve e veloz otimizando as imagens

Algo que o Google analisa no ranqueamento da sua página no buscador são a performance e velocidade. Isso quer dizer que o Google dá muito importância a velocidade de um site.

E são esses pontos que seu e-commerce deve prestar atenção para que sua loja online não seja lenta demais. Por isso, deixe seu site mais leve e rápido. Como? Uma forma é por otimizar as imagens!

Preocupação com a velocidade da página

Para o Google, a experiencia do usuário é tudo. Isso porque se um usuário perceber que a página está demorando para carregar, ele irá em busca de outro site para navegar e continuar com sua busca. É esse comportamento que o Google identifica e analisa.

Isso quer dizer que se um e-commerce estiver frequentemente recebendo tais abandonos pelo carregamento lento da página, ele estará afundando nos rankings de SEO.

E por incrível que pareça, na maioria das vezes o problema de lentidão é por culpa das imagens que estão no e-commerce.

Por que o tamanho das imagens é importante?

É verdade que existem inúmeros fatores que afetam a velocidade de um e-commerce. Mas o principal culpado são as imagens pesadas.

Sendo assim, é essencial que verifique as imagens do seu site, confira se elas estão devidamente dimensionadas e compactadas. Aqui estamos falando das fotos dos produtos, banners na página inicial, ícones, planos de fundo, etc.

Usando o formato de imagem adequado para cada tipo, seu e-commerce aproveitará a velocidade visual que seus clientes e buscadores esperam.

Diferença entre peso e dimensão da imagem

Uma imagem com dimensões grandes (largura e altura medida em polegadas ou pixels) não é exatamente um problema.

Por exemplo, a imagem de plano de fundo do seu e-commerce provavelmente é bem grande em termos de altura e largura, mas isso poderá nem afetar a velocidade do seu site. Mas algo que impacta negativamente na velocidade é o peso da imagem (medido em bytes, KB ou MB).

Por exemplo, uma foto tirada diretamente da câmera é grande em dimensões e em peso. Antes de publicar essa foto, ela deverá ser redimensionada (diminuir as dimensões) e compactada (diminuir o peso). Fazer isso ajudará que seu e-commerce funcione corretamente e atenda aos padrões do Google.

E a compactação?

A compactação é um processo de redução de peso da imagem. Ela ocorre quando se remove uma combinação de cores e pixel, preservando a qualidade da imagem ao máximo possível.

A verdade é que a tecnologia de compactação melhorou muito ao longo dos anos. Por isso, hoje em dia é possível produzir imagens bonitas e leves, mesmo em telas de alta definição.

Dimensões para as imagens

A compactação da imagem é afetada por vários fatores, como sua largura e altura. Sendo assim, antes de salvar e compactar suas imagens, tenha certeza de que tenham o tamanho ideal para caber no espaço destinado a elas no seu e-commerce.

Vamos ver um exemplo. Você tem uma foto que tem 4.000 pixels de largura, mas o espaço que ela ocupará no seu e-commerce é de apenas 900 pixels. Isso quer dizer que ela terá uma largura extra de 3.100 pixels, que adicionará peso desnecessário a seu site. E lembrando que peso desnecessário significa tempo de carregamento.

Peso das imagens

O objetivo da web é sempre compactar as imagens com a maior firmeza possível, mantendo a clareza e a nitidez. Como informação de base, o limite superior de peso de uma única imagem é 150KB. Por isso, as imagens do seu e-commerce devem ser compactadas em um tamanho inferior a esse.

Já as imagens nas grades ao redor do site não devem ter mais de 30KB cada. O ideal seria se tivessem 10 ou 20KB. A verdade é que o Google ama essas imagens com peso menores.

Formato de imagem

Outro ponto muito importante a ser levado em conta é o formato da imagem.

JPG: a compressão JPG é excelente na redução de peso da imagem mantendo a clareza suficiente dos detalhes. Além disso, o JPG é ideal para imagens com fundos gradientes ou outras grandes áreas de cores que se misturam.

PNG: a compactação PNG é ideal para imagens com grandes blocos de cores solidas. Ele também é ideal para imagens que requerem fundos transparentes. Embora a compactação PNG produza imagens nítidas, elas não são leves o suficiente para passar nos padrões do Google.

GIF: o GIF é indicado para imagens animadas, mas não é um formato de compactação muito recomendado.

Em resumo, use a compressão JPG para fotografias de produtos e a compactação PNG para imagens com fundos e seções em cores sólidas. Já para imagens como banners e slides, tente os dois formatos e opte pela versão que produz a imagem mais clara, com visual atraente.

O que achou das dicas de otimização de imagens?

Espero que elas ajudem a aumentar a velocidade do seu e-commerce.

E precisando de ajuda, conte com a Plataforma de e-commerce egondola.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EGONDOLA NEWSLETTER

Cadastre-se para receber conteúdos sobre e-commerce, marketing e tecnologia.

Facebook Egondola

Tags

Post's mais acessados

Loja física e e-commerce devem estar em harmonia

Sem categoria

WhatsApp business conta com nova ferramenta comercial

Redes Sociais

Chegou a hora de mudar o visual do seu e-commerce?

Ecommerce

Storytelling: o poder da história!

Marketing Digital

Abra a sua loja online.
Não se preocupe, nós iremos te ajudar.

Comece agora