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Live shop: tendência momentânea ou realidade?

A transmissão ao vivo de vídeos ganhou o coração dos brasileiros, especialmente no ano passado. Isso é o que mostra a pesquisa realizada pelo Google, onde 71% daqueles que tem acesso à internet assistiram a alguma live e outros 38% viram seis ou mais.

A pandemia adiou ou cancelou os eventos presenciais, sendo assim o público buscou outras opções de entretenimento. E nesse sentido as lives musicais foram um grande sucesso! Só que as pessoas não ficaram restritas apenas à diversão online, houve um aumento no interesse em lives educacionais, informativas e de entrevistas.

Mas teve outro comportamento que cresceu: realizar compras online. Como as lojas estavam fechadas, muitas pessoas recorreram aos e-commerces para realizar suas compras.

Assim, tanto o crescimento das lives como do e-commerce mostram uma mudança na mente dos consumidores. E juntando essas duas tendencias, surgiram as lives shops.

O que são live shops?

A live shop é uma estratégia para gerar entretenimento, divulgar e vender produtos por meio das transmissões ao vivo. Elas podem ocorrer tanto através de alguma plataforma de e-commerce ou das redes sociais de uma marca. Os apresentadores fazem a divulgação dos produtos, esclarecem dúvidas e orientam no processo final da compra, com expectativas de que o consumidor compre durante a live.

O diferencial de uma live tradicional para uma live shop é que a plataforma traz o checkout para dentro do evento online, para que o consumidor consiga fechar sua compra ali mesmo.

Em 2020 foi possível ver live shops históricas, com grande audiência. Qual o motivo? Justamente porque uniram ofertas de compra com entretenimento e se relacionaram com os consumidores, que se sentem mais íntimos das marcas.

Isso destaca que cada e-commerce deve pensar em como deve apresentar a história da marca, as ofertas e como levar engajamento para essa plataforma inovadora. Mas o indispensável é apresentar os produtos com suas características, utilidades, diferenciais, detalhes e ofertas tentadoras para o telespectador.

Por que apostar na live shop?

O consumidor digital espera que sua marca o atenda de forma personalizada, com soluções ágeis e que apresente inúmeras opções de compra na palma de sua mão. E é justamente isso que as live shops fazem: facilitam a jornada de compra desse cliente. Afinal, nem todos estão dispostos a perder tempo para ler manuais de produtos ou saber suas funcionalidades.

Por esses e outros motivos, realizar uma live shop é um sucesso.

Crescimento no faturamento digital

Na China, a Taobao Live, que é a plataforma de live streaming do Alibaba, atingiu US$ 7,5 bilhões em vendas na primeira meia hora de 11 de novembro, considerado o dia do maior festival de vendas do mundo.

Dados mostram que nos últimos 12 meses, dois terços dos chineses compraram por meio do live streaming. Até o final de 2020, este mercado teve um faturamento de US$ 125 bilhões.

Esses valores mostram o quanto essa estratégia veio para ficar e ajudar você a faturar mais.

Interação e engajamento

Cada vez mais os consumidores possuem uma participação ativa nas redes sociais. Eles curtem, compartilham, comentam, criticam, opinam e sugerem conteúdo para as marcas que ele acompanha.

E com as lives não é diferente. Os consumidores querem interagir, ser ouvidos, receber atendimento personalizado, tirar dúvidas e compartilhar. A live shop ajuda a criar uma audiência fiel e qualificada, além de gerar um relacionamento entre consumidor e marca.

De acordo com uma pesquisa realizada, 73% dos entrevistados já compraram algum produto por indicação de influenciadores e 86% já descobriram algum produto novo dessa forma.

Ou seja, seu e-commerce pode gerar mais audiência na live usando influenciadores digitais, que irão trazer um público selecionado e aquecido.

Ofertas exclusivas e condições especiais

É preciso botar em prática a cultura do ‘shoptainment’, criando cada vez mais a sensação de que todas as ativações pertencem ao reino do entretenimento e apresentar facilidades na compra, condições de pagamento especiais e descontos instantâneos que geram impulso na hora de fechar a compra. Fazer essa comunicação desde o início da live ajuda a manter a audiência conectada.

Como estruturar uma live shop?

No Brasil, as marcas estão conhecendo pouco a pouco essa estratégia. Se sua marca pretende se destacar no digital, confira os principais pilares para colocar na prática:

Faça seu plano de marketing e vendas

Antes de realizar qualquer aposta nas lives é preciso ter um plano de marketing, pensado do início ao fim. Para isso deverá estabelecer suas metas de vendas, definir seu calendário promocional, escolher os influenciadores que fazem sentido para sua marca e público.

Os influenciadores costumam ter um papel importante na decisão de compra. Quem nunca viu um tutorial em vídeo, amou a funcionalidade de algum produto e foi logo buscar onde comprá-lo? Isso é a prova do valor dos influencers.

Mas além dos pontos acima, você deverá planejar todo conteúdo e o cronograma da sua transmissão.

Conheça sua audiência

Para o sucesso de qualquer negócio, é fundamental conhecer o público-alvo e suas personas.

Uma live shop precisa ter uma audiência engajada digitalmente. Sendo assim estudar o público é indispensável para trazer as melhores táticas de sedução e persuasão. Além de conhecer os comportamentos, é fundamental escolher um influenciador que converse e tenha sinergia com seus consumidores.

Escolha da plataforma

Um dos fatores que vão levar sua live shop ao sucesso é ter uma plataforma integrada ao seu e-commerce. Assim, irá fomentar uma jornada de compra mais fácil para o consumidor final e aumentará a possibilidade de fechar a venda.

A maioria das empresas utiliza o próprio YouTube para as lives. Entretanto, ele não faz integrações com e-commerces, ou seja, o usuário precisa sair da apresentação para conseguir comprar.

Além disso, é essencial escolher uma plataforma que garanta a segurança dos seus dados, pensada para a facilidade de compra, que otimize os caminhos do consumidor e resulte numa boa experiência com sua marca.

Afinal, live shop é tendência momentânea ou realidade?

As marcas brasileiras ainda vivem um processo tímido de estruturação para essa nova estratégia digital, mas podemos afirmar que as live shops continuarão crescendo em todo o mundo.

Hoje, as live shops são uma ferramenta nova, nas mãos de poucas marcas e poucos consumidores. Porém, a tendência é que cheguem às grandes massas, como um fenômeno que vai ao encontro do momento que estamos vivendo e dos novos hábitos de consumo estabelecidos pela pandemia.

Pensando em tudo isso, leve sua empresa a outro nível.

Conte com a ajuda especializada da Plataforma de e-commerce egondola. Somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

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