Conecte-se conosco

Ecommerce

Tendências e inovações no e-commerce pós-Covid

2020 foi um ano repleto de mudanças: o mundo parou devido a pandemia de Covid-19. O resultado foi restrições na circulação de pessoas, eventos foram proibidos, lockdown em muitos lugares, isolamento social em outros, lojas físicas fechadas…

E podemos dizer que o ano de 2021 ainda está incerto. Em muitos lugares o contágio continua alto e estão sendo tomadas medidas de segurança. Devido a tudo isso, os consumidores estão se adaptando à nova rotina e preferindo realizar suas compras online.

Mas será que as empresas estão preparadas para o futuro pós-Covid?

A verdade é que não sabemos quanto tempo a pandemia continuará entre nós, mas mesmo assim existem alguns pontos importantes que você deve incluir no seu e-commerce:

Tendências e inovações

Segundos estudos feitos, as necessidades de consumo foram variando de acordo com as etapas de propagação da Covid. Entre as principais preocupações estavam as compras proativas para a saúde e preparação da despensa, entre outras.

Diante desse cenário, as mudanças comportamentais mais expressivas ficam no grande interesse por produtos de saúde, priorização de itens necessários, aumento das compras online, preocupação com o aumento dos preços e diminuição do movimento nas lojas físicas.

Você já sabe que nosso cenário está repleto de mudanças. Por isso, confira algumas tendências e inovações que seu e-commerce deverá investir:

Omnichannel

O omnichannel, uso simultâneo integrado de diferentes canais de comunicação, já se destacava antes da pandemia, mas agora passa a ser essencial para o e-commerce. Aplicar essa estratégia trará diversos benefícios para seu e-commerce, como aumento da taxa de fidelização, conversão e construção da reputação da marca.

Logística e tecnologia

Nas primeiras semanas do isolamento social, houve um aumento repentino nas vendas online e muitos e-commerces enfrentaram desafios em áreas como logística e estoque. Mas agora, os e-commerces já se adaptaram às mudanças e ampliaram sua cadeia de distribuição.

Se o seu e-commerce ainda não reestruturou o estoque e a logística, deveria fazê-lo. Afinal, os maiores avanços dos próximos anos vão estar concentrados na logística.

e-commerce B2B

A pandemia impediu os representantes comerciais de manter a regularidade das visitas. Nesse sentido, a solução foi procurar novas formas de atendimento. Aí entra em cena o e-commerce B2B, que nada mais é que o e-commerce direcionado para os lojistas.

É possível perceber um estreitamento nas relações entre fornecedores e comerciantes, que se sente mais seguros em fazer pedidos por meio de um sistema intuitivo, projetado diretamente para eles.

Pix e links de pagamentos

O Pix e os links de pagamentos são novidades obrigatórias, indispensáveis para levar conforto aos clientes. Isso porque a cada compra, a transação é aprovada imediatamente por meio de um QR Code ou uma chave de acesso.

Realidade aumentada

A interatividade é essencial nesses momentos de pandemia. E utilizar a realidade aumentada, tecnologia que mistura o ambiente real com o virtual, permite o usuário testar o produto antes de efetuar a compra. Esse tipo de tecnologia promove a segurança e aumenta a taxa de conversão.

Boas práticas de e-commerce

Além dessas tendências e inovações, um ponto importante é sua loja online usar um código claro, cache e diretrizes de SEO. Esses são itens importantes para atrair novos clientes e até ajuda a traçar metas futuras.

Concluindo…

Podemos afirmar que a pandemia mudou radicalmente o comportamento dos consumidores e a forma de executar as estratégias de e-commerce. Tudo indica que a experiência online só tende a aumentar.

Mas para acompanhar as tendências e inovações dos próximos anos, seu e-commerce precisa começar a transformação hoje mesmo!

Conte com a ajuda especializada da Plataforma de e-commerce egondola, a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EGONDOLA NEWSLETTER

Cadastre-se para receber conteúdos sobre e-commerce, marketing e tecnologia.

Facebook Egondola

Tags

Post's mais acessados

Loja física e e-commerce devem estar em harmonia

Sem categoria

WhatsApp business conta com nova ferramenta comercial

Redes Sociais

Chegou a hora de mudar o visual do seu e-commerce?

Ecommerce

Storytelling: o poder da história!

Marketing Digital

Abra a sua loja online.
Não se preocupe, nós iremos te ajudar.

Comece agora