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Taxa de recompra no e-commerce: como aumentar?

Todos sabemos que atrair novos clientes é importante. Mas mais importante que isso, é manter a taxa de fidelização dos clientes e promover a recompra no seu e-commerce. Como isso é possível?

Os dados mostram que levar um cliente a comprar novamente no seu e-commerce é mais fácil do que conquistar um novo cliente. Mas, infelizmente, mesmo sabendo disso, são poucas as empresas que se preocupam em investir no relacionamento com os clientes já conquistados.

Então, como fazer os clientes comprarem novamente no seu e-commerce?

Invista no e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta excelente para construir e nutrir um relacionamento com os clientes. Dizemos isso porque ele oferece a possiblidade de se comunicar e oferecer produtos de forma personalizada. Existe algumas maneiras de personalizar o e-mail marketing. Confira:

Lembrete de recompra

Caso o produto adquirido precisa ser reposto ou substituído após um período, aproveite essa informação e envie um e-mail lembrando que está na hora de comprar um novo produto!

Quer um exemplo? Os cosméticos são produtos que possuem prazo de validade e acabam, sendo que o cliente precisará de um novo. Então, a dica é: envie um cupom de desconto exclusivo para o cliente retornar ao seu e-commerce e efetuar a recompra.

Personalize o e-mail

O que acha de personalizar o e-mail e oferecer produtos complementares ao que foi comprado? Por exemplo, se o cliente comprou um celular, envie um e-mail oferecendo um acessório para o dispositivo.

Mas também poderá se antecipar e enviar o e-mail oferecendo produtos relacionados antes mesmo de completarem a compra. Outra opção é aproveitar as trocas de estações e enviar e-mail com ofertas de produtos relacionados.

Sentimos sua falta

Para aqueles clientes que não compram na sua loja online há algum tempo, o e-mail de recompra pode fazê-los relembrar sua marca. Nesse caso, o e-mail de lembrança se torna uma forma de deixar seu e-commerce no imaginário do cliente. Em situações assim, o cupom de desconto pode ser bem utilizado como incentivo para o cliente retornar a fazer compras no seu e-commerce.

Evite barreiras de registro

Um pequeno lembrete: se toda vez que for realizar uma compra, seu cliente tiver que preencher todos os dados novamente, é provável que ele desista… Para evitar que isso aconteça, peça que ele se registre na primeira compra. Assim, os dados serão carregados automaticamente, proporcionando rapidez na recompra.

Mas existe um outro porém… se os clientes podem achar que o processo do registro é uma barreira desnecessária na hora efetuar a primeira compra. Para evitar que isso aconteça, peça apenas as informações essenciais e deixe claro para o cliente que esse passo é importante para que possa usufruir uma boa experiência na sua loja online.

Ofereça conteúdos relevantes

O seu cliente deve ver seu e-commerce não apenas como um espaço para realizar compras, mas como uma referência no segmento. Como poderá conseguir isso? Oferecendo conteúdos de alta relevância sobre os assuntos que seu cliente tem interesse.

Vamos exemplificar. Digamos que seu e-commerce ofereça produtos de camping e pesca. Nesse caso, poderá enviar um e-mail com textos, vídeos e materiais diversos, mas voltado para o público que consome esses produtos. Assim se o cliente precisar de um equipamento, irá lembrar na hora do seu e-commerce.

Investigue o motivo

Sendo bem realista, um grande número dos que efetuam a primeira compra no seu e-commerce não irão retornar. Mesmo assim, é preciso entender o motivo por trás desse comportamento para conseguir contornar.

Será que o cliente não gostou do produto? Teve uma experiência ruim? Responder a perguntas como essas irá te auxiliar nos próximos passos para aumentar a taxa de recompra. O segredo está em investir numa estrutura de pós-venda que vise capar avaliações sobre seu serviço e produto. Tendo o feedback dos clientes, seu e-commerce poderá corrigir erros e conquistar clientes mais fiéis.

Fique atento as promessas

Mesmo tendo o feedback dos clientes, você precisa fazer uma auto avaliação do seu e-commerce para evitar que erros prejudiquem seus objetivos. Para conseguir isso, sempre cumpra as promessas feitas aos clientes.

Mas de que promessas estamos falando? Prazo de entrega, produto igual ao da foto, etc são exemplos de promessas. Caso algo seja diferente do prometido o cliente poderá ficar frustrado com seu e-commerce e o resultado será que não voltará a comprar com você.

Mas quando o cliente percebe que seu e-commerce cumpre tudo que foi prometido e até ultrapassa as expectativas que ele tinha sobre seu produto e sua loja online, o resultado será que a confiança dele aumenta e pode mover a comprar ainda mais.

Concluindo…

Existem vários fatores que levam um cliente a querer continuar comprando no seu e-commerce. As vezes eles precisam apenas de um incentivo para realizar a recompra.

Não deixe esses clientes ao acaso. Dedique tempo e esforço para continuar conquistando-os!

E em todos os momentos do seu e-commerce, conte com a ajuda especializada da Plataforma de e-commerce egondola, somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

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