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Como usar o WhatsApp a favor do seu e-commerce?

O WhatsApp está presente na vida de quase todos os brasileiros. E é justamente por isso que passou a ser usado como ferramenta em várias empresas. Afinal, as possibilidades de usos do WhatsApp no ambiente empresarial são infinitas!

O próprio WhatsApp criou o WhatsApp Business e o WhatsApp API, ambos para uso empresarial. O WhatsApp Business é voltado para pequenas empresas, onde o fluxo de contatos é menor e já permite até mesmo pequenas automações e mensagens automáticas. Já o WhatsApp API é mais usado por médias e grandes empresas, ele permite que o WhatsApp seja incluído em plataformas com Inteligência Artificial e possa ser usado de várias maneiras pelas empresas.

Pensando nisso, seu e-commerce está fazendo bom uso dessa ferramenta? Confira alguns usos do WhatsApp que trazem muitos benefícios para sua empresa:

Atendimento ao cliente

O WhatsApp pode ser mais um canal de atendimento ao cliente. Seu e-commerce pode disponibilizar o WhatsApp aos clientes para eles entrarem em contato caso tenham alguma dúvida ou precisem de algum auxílio.

Se o seu fluxo de contatos seja baixo, opte pelo WhatsApp Business e deixe esse canal com algum atendente que irá interagir com o cliente e apoiá-lo em suas dúvidas. Mas se o seu fluxo de contato por esse canal for maior, você pode contar com ferramentas que automatizam o processo, enviando o contato para o atendente quando necessário através do WhatsApp API.

Vendas online

O WhatsApp é também um canal de vendas online. Muitos e-commerce adotam essa estratégia, sendo especialmente útil para pequenos negócios.

O WhatsApp possui várias ferramentas para ajudar com as vendas online, como a criação de listas de transmissão, a possibilidade de criar catálogos com fotos dos produtos e preços, e outras funções que podem ser usadas.

A venda pelo WhatsApp permite uma relação mais próxima com o cliente, simulando uma venda física, já que o contato é mais direto. Entretanto fica o alerta, o e-commerce deve estar atento para o rápido retorno ao cliente, pois ele pode desistir da compra caso a empresa não dê um retorno em tempo satisfatório ou responda de forma superficial.

Alertas e promoções

Seu e-commerce pode usar o WhatsApp para enviar alertas e promoções aos clientes. É importante lembrar que para essa função, o cliente deve dar o consentimento antes, ou seja, ele deve permitir que você faça esse disparo ativo de mensagens.

Caso tenha aceitado, você poderá mandar novidades, promoções, alertas sobre sua compra ou produto, enfim, são várias as possibilidades para manter a proximidade com seu cliente e garantir que ele faça novas compras, fidelizando o mesmo.

Chatbot

O chatbot é uma plataforma de atendimento que consegue ser integrada ao WhatsApp via API. Com essa ferramenta seu e-commerce irá usar a Inteligência Artificial para criar fluxos de comunicação pelo WhatsApp.

Com o chatbot o e-commerce cria respostas inteligentes e automáticas de acordo com a intenção do cliente. Assim, seu e-commerce ganha em produtividade e o cliente em satisfação. Isso porque essas ferramentas conseguem responder ao mesmo tempo várias demandas e conseguem funcionar em tempo integral.

Atendimento omnichannel

O WhatsApp é um dos canais que também podem ser integrados ao atendimento omnichannel, que é atendimento integrado de vários canais, como WhatsApp, Chat, Messenger, etc.

Por isso, o WhatsApp é mais um dos canais que podem ser integrados nas estratégias das empresas e traz inúmeros benefícios, como redução do tempo de atendimento, centralização e armazenamento de dados e histórico.

Concluindo…

Para se manter na frente da concorrência, é preciso saber usar os recursos e ferramentas disponíveis.

Além disso, contar com ajuda especializada pode fazer a diferença!

Entre em contato com nossos consultores agora mesmo. Plataforma de e-commerce egondola, a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

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