Conecte-se conosco

Tecnologia

Tecnologias que ganharão destaque em 2021

A transformação digital mudou a forma como os e-commerce fazem negócios e se relacionam com seus clientes. E certamente ainda veremos muitas novidades vindo por aí. Pensando nisso, quais serão as tendências tecnológicas para 2021?

Google My Business

Se você possui uma empresa, é extremamente importante garantir que suas listagens locais sejam verificadas e mantidas atualizadas em várias plataformas de pesquisa.

Manter seu Google My Business em ordem ajuda a fornecer informações oportunas sobre seu horário de funcionamento, serviços e localização geográfica. Afinal, é um dos principais fatores na pesquisa e os proprietários de empresas muitas vezes ficam surpresos ao saber quantos serviços existem por aí.

Ter uma área de serviço definida geograficamente em listagens locais realmente ajuda seu e-commerce a aparecer nas pesquisas “perto de mim”. Isso ocorre porque muitos mecanismos de pesquisa, em especial o Google, priorizam a relevância em seus algoritmos de pesquisa.

Por manter suas listagens atualizadas permitirá que seus clientes saibam de mudanças em seu horário, promoções, blogs ou qualquer outra informação que você gostaria de transmitir rapidamente. Entre as tendências para 2021, ter o Google My Business atualizado é uma das principais.

Retenção aprimorada por meio de segmentação

Manter seus clientes existentes demanda menos dinheiro, por isso mais esforço aos estágios intermediários e finais da jornada do consumidor. Afinal, clientes satisfeitos tendem a contar a seus amigos e fornecer referências para ajudar a aumentar a receita. Também estão mais propensos a fornecer feedback direto e honesto sobre questões para melhorar sua marca.

Sendo assim, certifique-se de mantê-los informados sobre suas mudanças organizacionais ou processos que afetariam seu relacionamento interagir com eles nas redes sociais ou enviando e-mails.

Por coletar dados e segmentar os clientes, seu e-commerce tem a oportunidade de economizar custos ao entregar produtos e serviços. E também pode direcioná-los de uma maneira mais econômica, o que permite esticar ainda mais seus investimentos em marketing digital.

Por isso, podemos dizer que budgets enxutos serão uma das grandes tendências para 2021. Assim, toda ação que puder otimizar seus investimentos no próximo ano é mais que bem-vinda.

Lances automatizados no Google Ads

Os profissionais responsáveis por administrar as campanhas de Google Ads em seu e-commerce ajustam constantemente campanhas, palavras-chave e lances para obter o máximo de seu investimento em publicidade.

O lance automatizado permite ao Google automatizar movimentos anteriores para ajustar seu lance em tempo real, pode ser uma alternativa e um recurso valioso para pequenas empresas, que não podem contar com a ajuda de uma agência de marketing digital.

Os lances automáticos foram lançados em 2016, mas as melhorias contínuas, significam que eles serão uma das fortes tendências para 2021. Com o suporte das táticas de lances automáticos seu e-commerce poderá dedicar seu tempo para otimizar outros aspectos do desempenho.

Pesquisa Semântica

A realidade mostra que em breve, grande parte do universo SEO será moldado pela forma como as pessoas pesquisam coisas na internet. E por mais que isso pareça uma coisa simples, está enraizado em algo um pouco mais complicado: semântica.

A semântica é o estudo das palavras, seus relacionamentos e o que esses relacionamentos significam em contextos específicos. Algo que combina muito bem com os mecanismos de pesquisa como o Google.

Em termos simples, a pesquisa semântica é como o algoritmo do Google irá pegar sua consulta de pesquisa incompleta, gramaticalmente incorreta e aparentemente aleatória e encontrar exatamente o que você estava procurando.

E isso nos leva a outro ponto muito importante para seu e-commerce: os dispositivos assistentes de voz. Google Assistant, Amazon Alexa, Siri são recursos que estão no centro dessa mudança mais ampla para a pesquisa semântica.

Por sua própria natureza, os assistentes de voz são projetados para interpretar e responder a pesquisas faladas em linguagem do dia a dia. E eles são movidos por recursos de pesquisa semântica.

Conseguiu ver a importância de atualizar suas estratégias de marketing de conteúdo para as pesquisas de voz? Faça isso e deixe seu e-commerce preparado para 2021.

Chatbots

Esse tema pode não ser novidade para o e-commerce, mas tudo indica que o recurso ganhará melhorias e ganhará espaço entre as tendências para 2021.

Os chatbots estão provando ser extremamente úteis para oferecer melhores experiências ao cliente e trazer benefícios para as empresas. Qual o motivo?

  • Reduzem a pressão sobre a equipe de atendimento ao cliente por lidar com problemas de solução simples.
  • São ótimos para a geração de leads, ajudando a equipe de vendas a converter mais clientes em potencial.
  • Permitem coletar dados de clientes que poderão ser analisados para obter insights.
  • Garantem que seu e-commerce opere 24 horas por dia, sete dias por semana. Isso é ótimo para clientes que preferem se envolver de uma forma mais flexível. Também é perfeito para abordar mercados globais, onde os clientes vivem em fusos horários diferentes.
  • Proporcionam um maior envolvimento do cliente. Seu e-commerce estará sempre disponível para interagir com o cliente.
  • Promovem economia de custos de longo prazo para a empresa.

Automação de marketing

Entre as tecnologias que ganharão destaque em 2021 estão as novas ferramentas que permitirão uma melhor personalização e customização da publicidade.

Seu e-commerce poderá direcionar os interesses ou ações de um cliente em potencial com mensagens altamente estratégicas e personalizadas. Poderá otimizar o tempo de sua equipe de marketing para tarefas efetivamente estratégicas.

O cenário atual mostra que o tráfego digital cresceu consideravelmente desde o crescimento do home office. Isso indica que a automação pode ajudar seu e-commerce a vender mais, se relacionar e manter seu cliente fiel.

Integração online e off-line da Experiência do Cliente

Para muitas empresas, a pandemia de Covid-19 trouxe a necessidade de criar ou aprimorar suas presenças digitais para poderem se manterem ativas e operantes no mercado. Muitos e-commerce experimentaram um aumento no número de negócios realizados através de seus canais digitais.

Mas isso não quer dizer que as lojas físicas chegaram ao fim: muitas pessoas ainda preferem manipular ou visualizar os produtos pessoalmente, antes de tomarem suas decisões de compra. Por isso, as empresas que operam nas duas esferas devem ajustar sua estratégia de marketing para tirar vantagem dessa digitalização crescente.

Por isso, podemos afirmar que a aposta entre as tendências para 2021 é a profunda integração entre experiência online e off-line. Assim as lojas físicas deixarão de ser apenas um local para fazer suas compras para se tornarem um lugar onde as marcas podem realmente se envolver com seus clientes e melhorar suas experiências.

Quais serão os passos para seu e-commerce?

Essas tendências de tecnologia para 2021 são apenas algumas das muitas que estarão em alta no próximo ano. Mas sem dúvida já são um ótimo ponto de partida para seu e-commerce planejar as estratégias para o próximo ano.

Quando aplicadas, essas estratégias podem melhorar as chances do seu e-commerce aumentar o tráfego, gerar mais leads e aumentar as vendas, retendo os clientes conquistados.

Quer impulsionar seu e-commerce em 2021?

Conte com a ajuda da Plataforma de e-commerce egondola.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EGONDOLA NEWSLETTER

Cadastre-se para receber conteúdos sobre e-commerce, marketing e tecnologia.

Facebook Egondola

Tags

Post's mais acessados

Quer vender mais? Saiba como se preparar!

Ecommerce

Inovação no e-commerce: estruture a melhoria contínua

Ecommerce

Métricas importantes para seu e-commerce

Ecommerce

Automação no e-commerce: o que deve ou não ser automatizado?

Ecommerce