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Tendências para o e-commerce 2021

O ano está chegando ao seu final. E com isso é natural saber o que será tendência no próximo ano. Saber as tendências ajuda a sair na frente da concorrência e conseguir resultados positivos nos meses a frente. Então, vejamos quais serão as tendências para o e-commerce 2021?

As perspectivas para o próximo ano são boas. Afinal, o consumidor adquiriu novos hábitos e realiza compras online com mais confiança. Por isso, podemos dizer que as perspectivas para 2021 é que o e-commerce continuará crescendo.

Pagamentos instantâneos

No mundo existem 54 países que realizam pagamentos instantâneos (PI). Com o lançamento do PIX, o Brasil entrou nessa realidade.

O PIX é um meio de pagamento relativamente novo, seu lançamento foi mês passado, e permite a realização de transações financeiras de forma instantânea, em tempo real, durante 24 horas por dia e sete dias por semana.

Além disso, o PIX possibilita que os pagamentos possam ser feitos por meio de QR Codes e por meio de links. Mas para utilizar o PIX é preciso que os clientes e empresas se cadastrem nos bancos e criem suas chaves.

Como mencionamos, o PIX é recém lançado, mas já está ganhando popularidade, sendo uma excelente maneira de fazer as cobranças de forma rápida e prática.

Voice commerce

Nos Estados Unidos é muito comum o uso de assistentes virtuais, como Amazon, Alexa, Google Home e Home, para realizar compras online.

Mas no Brasil, essa tecnologia de reconhecimento de voz ainda não é tão popular. Só que isso está mudando. A perspectiva é que os consumidores passem a utilizar cada vez mais os assistentes virtuais.

Omnichannel

Um ponto muito importante no e-commerce é o atendimento prestado nos diferentes canais em que seu negócio está presente. Por isso, é importante manter um padrão e continuidade no atendimento.

A isso chamamos de omnichannel. Ou seja, que o cliente pode começar a ser atendido por um canal e continuar em outro. Por exemplo, digamos que o cliente solicitou uma informação no chat do Instagram, mas depois enviou uma pergunta no WhatsApp. Tendo um sistema omnichannel, o cliente não precisará repetir todo o processo de solicitação, o atendimento será continuado de onde parou a conversa no Instagram.

Também é possível sincronizar as informações para que o atendimento tenha continuidade nas lojas físicas. Vemos muito isso no caso da compra online e retiradas nas lojas físicas.

Customização de produtos

A concorrência no e-commerce faz com que as empresas se diferenciem. E um recurso que vem crescendo é a customização de produtos. Isso quer dizer que o cliente personaliza os itens que quer adquirir, de acordo com seu gosto pessoal.

Claro que se seu e-commerce for apenas de revenda de produtos, fica um pouco difícil de colocar essa tendência em prática. Mas se se você for fabricante, invista cada vez mais nessa tendência de e-commerce e adquira novos clientes!

Shoppable contente

Não é de hoje que os e-commerce investem na produção de conteúdos para se aproximar dos consumidores. Isso pode ser feito por meio de blogs, posts nas redes sociais, vídeos, etc.

Mas algo que promete crescer cada vez mais é o shoppable contente. O que é isso? É a inserção de meios que permitem adquirir instantaneamente algo que foi visto no conteúdo.

Essa estratégia pode ser feita por meio de captura de Código QR. Assim poderá mostrar um QR Code para que o cliente escaneie e seja direcionado para a página do seu e-commerce.

Re-commerce

O re-commece é a revenda de produtos de segunda mão. Essa é uma tendencia porque as pessoas estão cada vez mais atentas à contenção de consumo e até a sustentabilidade. Muitos sites de compra e venda já estão aderindo ao re-commerce.

Mas como seu e-commerce pode por essa tendência em prática? Digamos que seu e-commerce venda celulares, poderá criar descontos para clientes que derem o celular antigo na hora da compra. Daí esse item usado poderá ser revisado, reformado e colocado para venda em uma sessão para produtos de segunda mão.

Concluindo…

Essas são algumas das tendências para o e-commerce 2021.

Com a concorrência cada vez crescendo mais, é importante que seu e-commerce fique atento às tendências mundiais e coloque em pratica as sugestões que forem apropriadas para seu negócio.

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