Conecte-se conosco

Ecommerce

Plano de marketing e vendas: por que é importante?

Toda empresa sabe da importância do marketing, mas a verdade é que muitos e-commerce ainda não fizeram um bom planejamento integrado de marketing e vendas. Mas por que o plano de marketing e vendas é tão importante?

Mas antes de vermos a importância do planejamento, vejamos o que é o planejamento em si.

O que é um plano de marketing e vendas?

O planejamento é essencial para que o e-commerce tenha uma visão holística do negócio, com clareza em relação ao crescimento da empresa. Também ajuda a ter metas estruturadas com o objetivo de prever e estimar quais serão as estratégias de marketing, vendas e pós-vendas que ajudarão a alcançar o que foi planejado.

Esse planejamento deve ser feito todo final de ano, com a intensão de definir o que será feito no ano seguinte. Até pode parecer um processo chato e burocrático, mas é extremamente importante para seu e-commerce.

Vamos por um exemplo para ficar mais fácil de entender. Digamos que você irá viajar de São Paulo ao Rio de Janeiro. Você sai de casa, dirigindo em alta velocidade para chegar logo ao destino, mas faz isso sem olhar mapa, placas ou qualquer aplicativo de localização. Quando você se dá por conta, está chegando em Campo Grande. Por mais que esteja em alta velocidade, estar indo na direção errada só te deixa mais longe do destino.

Então, conseguiu ver como o planejamento é essencial? Nesse caso, o planejamento é o mapa, que mostra a direção certa a seguir. A partir daí, a execução seria como o combustível para o carro.

Nesse sentido conseguimos perceber que para seu e-commerce investir esforços e recursos é preciso que estejam direcionados, do contrário poderão ser desperdiçados. Por isso, é preciso uma análise profunda, avaliando todas as situações que abrangem o mundo do marketing e vendas.

Etapas de um plano de marketing e vendas

Como vimos, o planejamento irá ajudar a dar o direcionamento para seu e-commerce. Por isso é essencial que saiba seus objetivos para o ano que irá começar e, assim, quanto vai ser necessário crescer e o quanto vai precisar de recursos para suportar as ações de marketing e vendas.

De forma simples, podemos dizer que um bom plano de marketing e vendas se baseia em quatro pilares:

Definir os objetivos: inclui as metas, investimento e tamanho do time.
Realizar um diagnostico quantitativo e qualitativo da operação.
Definir um plano de ação.
Execução, disciplina no plano e análise para corrigir a rota traçada.

Objetivo do plano

A verdade é que o objetivo empresarial e financeiro deve ser desdobrado nos demais objetivos operacionais da empresa. Só assim seu e-commerce poderá começar a fazer um planejamento de marketing e vendas assertivo.

Todo e-commerce deseja crescer, mas para conseguir atingir esse alvo é preciso uma avaliação sincera e honesta ao definir o objetivo, para ver se é possível alcançar esse alvo com base na capacidade operacional que possui hoje. Em seguida, reflita no que é necessário fazer para aumentar a capacidade operacional do time, no caso de a capacidade atual não suportar o planejamento planejado.

Agora o próximo passo é definir as metas. Para isso, siga essas três premissas básicas:

Crie metas claras e atingíveis: só assim sua equipe de vendas e marketing estará motivada para trabalhar. Por mais que sua empresa possa criar metas desafiadoras, para estimular a sair da zona de conforto, é importante que sejam atingíveis, pois do contrário podem gerar estresse e frustração.

Faça um funil reverso, projetando os números de todas as etapas: com base nesses números é possível gerar um impacto positivo nas taxas de conversão e um pós-venda mais efetivo. Mas para conseguir isso, as equipes de vendas e marketing precisam trabalhar em conjunto. As duas equipes devem trabalhar em conjunto e assim, atingir os objetivos e metas propostos no planejamento.

Analise a capacidade de entrega que seu e-commerce tem perante a expectativa criada: esse passo é importante para que seu e-commerce cumpra o que prometa para o cliente. Dessa forma, não apenas venderá um produto, mas conquistará o cliente. Se perceber que não será possível, faça os ajustes necessários no planejamento.

Diagnóstico quantitativo e qualitativo

Em poucas palavras, para que sua estratégia seja efetiva, seu e-commerce precisa conhecer quem tem e quem não tem sucesso com seu produto, seus hábitos e ferramentas que foram usadas.

Análise quantitativa: envolve saber o perfil e características dos melhores e piores clientes, a distribuição de clientes por demografia, o funil de aquisição por parâmetros relevantes e retenção por parâmetros relevantes.

Análise qualitativa: envolve entender qual é o perfil que tem sucesso com seu e-commerce, o que mais valorizam no seu produto e quais as necessidades que possuem. Saber isso ajudará a desenhar um plano tático e efetivo.

Plano de ação e execução

Agora que seu e-commerce já definiu a meta e fez uma análise profunda, poderá definir os projetos e iniciativas que serão priorizadas para suportar o crescimento esperado. A partir das metas traçadas, estipule quais ações serão necessárias para atingir o planejado. Poderá dividir em três partes:

Ações de curto prazo: são ações com alta confiabilidade e previsibilidade do resultado. Em geral são ações que são feitas em base no conhecimento de oportunidades e ajustes a ser feitos para bater a meta do mês.

Ações de médio prazo: são ações que podem não gerar um excelente resultado no mês, mas ajudam a ter vantagem no futuro.

Ações de longo prazo: inclui testes e experimentos para descobrir os canais que continuarão crescendo ou não com o passar dos meses.

Concluindo…

Independente do tamanho do seu e-commerce, jamais deixe de investir tempo para criar um bom planejamento de marketing e vendas. E faça análises periódicas de como estão os resultados.

Dessa forma, seu e-commerce saberá onde direcionar os esforços e terá resultados positivos!

Quer levar seu e-commerce a outro nível? Conte com a ajuda especializada da plataforma de e-commerce egondola.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EGONDOLA NEWSLETTER

Cadastre-se para receber conteúdos sobre e-commerce, marketing e tecnologia.

Facebook Egondola

Tags

Post's mais acessados

Problemas no atendimento: veja o que fazer e encante seu cliente!

Soluções

Neuromarketing: a maneira mais eficiente para conhecer seu cliente

Marketing Digital

YouTube e e-commerce em 2021

Tecnologia

Segurança no e-commerce: o que você pode fazer para proteger sua loja online?

Loja Virtual

Abra a sua loja online.
Não se preocupe, nós iremos te ajudar.

Comece agora