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Black Friday: não cometa esses erros no seu e-commerce!

Começou a contagem regressiva: a Black Friday é daqui alguns dias. Essa é uma data muito esperada pelos comerciantes. Mas sabia que existem alguns erros que podem prejudicar seu e-commerce? E melhor ainda, como evitar esses erros?

As expectativas giram em torno de que a Black Friday 2020 será a maior de todos os tempos. Todo esse otimismo se justifica pela aceleração do e-commerce durante o ano, em que houve um aumento considerável das compras online.

Mas essas expectativas por bons resultados não devem dar lugar para erros na Black Friday. Vejamos que erros são esses e como evitá-los.

Aumentar os preços

Essa é uma prática comum no varejo online, mas é um grande erro para o e-commerce. Aumentar os preços antes da Black Friday e depois reduzi-los no dia da promoção pode ser facilmente identificado pelos consumidores e acabar com a reputação do seu e-commerce.

Independente da data, seja na Black Friday e no restante do ano, seja honesto e transparente com seus clientes. Não faça falsas promoções, mas sim aplique descontos reais. Se não tem condições de dar esses descontos, o melhor é não participar da campanha do que ter a reputação manchada.

Não definir o propósito da campanha

Infelizmente, muitos e-commerce ingressam na Black Friday porque o concorrente vai estar lá. Mas essa não é uma decisão muito inteligente. Para garantir resultados positivos, é preciso que seu e-commerce defina seus próprios objetivos com a data.

Que objetivos podem ser esses? Poderia ser o aumento da receita ou do fluxo do caixa, limpeza de estoque parado e até a aquisição de novos clientes.

Agora é o momento de configurar a campanha. Para isso pense nos objetivos que seu e-commerce quer alcançar e trace quais serão os canais utilizados para divulgação e quanto será investido para alcançar esses objetivos.

Divulgar a campanha muito tarde

Deixar para anunciar que seu e-commerce irá participar da Black Friday em cima da hora não é uma boa ideia. Você já deve ter percebido que a cada ano a divulgação da Black Friday começa mais cedo. Desde o começo de novembro muitos e-commerce já estão anunciando a Black Friday.

Se seu e-commerce atrasar a divulgação, o resultado será ficar para trás de outros e-commerce na Black Friday. Como evitar isso? Leve seu e-commerce para outros públicos, utilize ferramentas de marketing e mídia paga. Outra opção é investir em teasers para aguçar a curiosidade das pessoas.

Ter um site instável e lento

O sucesso da Black Friday vai muito além da divulgação da participação do seu e-commerce. Se não houver uma infraestrutura preparada, todo esforço dedicado em marketing irá por água abaixo.

Faça de tudo para que seu site não fique lento ou fora do ar no dia. Para isso faça um setup da infraestrutura do seu e-commerce. Se necessário, converse com o provedor e com a plataforma, afinal o objetivo é garantir que o site suporte o alto volume de visitantes.

Não investir na experiência do usuário

Esse é um tema frequente: todo e-commerce deve investir na experiência do cliente. Mas saiba que esse aspecto, na Black Friday se torna ainda mais importante.

Par isso, enriqueça a experiência digital dos seus clientes. Como? Tenha um site voltado para mobile, invista em descrições de produtos completas, permita um checkout simplificado e proporcione uma navegação descomplicada.

Esquecer de trabalhar a urgência na campanha

Um ótimo gatilho psicológico é a ideia da escassez. Pensando nisso, invista em promoções por tempo limitado. Dizer aos clientes que o produto está acabando ou que a promoção é valida por tantas horas induz as pessoas a comprar rápido.

Mas, primeiro seu e-commerce deve entender qual tática irá funcionar melhor. Só então aplique-a no seu e-commerce.

Resumindo…

A Black Friday é daqui uns dias… Leia esse post e aplique as sugestões dadas. Com certeza seu e-commerce verá os resultados!

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