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Gatilhos mentais: use essa estratégia no seu e-commerce

Você sabe o que são gatilhos mentais? Mesmo sem saber você é impactado por eles todos os dias. E ainda toma decisões de compra baseado neles. Então, como usar os gatilhos mentais no e-commerce?

De forma resumida podemos dizer que os gatilhos mentais não são frase prontas, mas a reação que você deseja provocar em quem vê seus anúncios e/ou produtos.

O que são gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais são recursos que induzem alguém a tomar uma determinada ação. Ou seja, são as decisões impulsivas, tomadas quando nosso cérebro está no piloto automático.

Nosso cérebro é acostumado a fazer isso diariamente. Quer um exemplo? O processo de respiração. Ele é feito sem que você conscientemente tenha noção de toda ação envolvida.

Mas os gatilhos mentais podem ser usados de diversas formas para influenciar alguém a comprar os seus produtos. Isso pode ser feito por meio de descrições, conteúdos, ofertas, etc.

Na verdade, os gatilhos mentais não são usados apenas para realizar mais vendas. Eles são usados para direcionar o cliente à ação que você quer naquele momento. Por exemplo, você deseja que ele se inscreva na sua newsletter. Para conseguir isso terá de convencê-lo das vantagens de fazer isso. E o mesmo vale para que sigam seu e-commerce nas redes sociais ou para que ele responda a uma pesquisa.

Tipos de gatilhos mentais usados no e-commerce

Escassez

O ditado popular já dizia: precisamos perder para aprender a valorizar o que tínhamos. E ele faz muito sentido quando aplicado ao gatilho mental de escassez. Afinal a escassez remete a quantidade limitada do produto. Assim, esse gatilho estimula a ansiedade dos compradores para garantir a compra.

Quer exemplo? Frase como “Vagas limitadas”, “Apenas 5 unidades em estoque” ou “Frete grátis para os primeiros 10 compradores” acionam o gatilho mental e movem o consumidor a ação.

Apenas lembre-se de que as táticas aplicadas devem ser reais. Seja honesto e verdadeiro com seus clientes. Afinal ele consegue perceber quando está sendo enganado e isso pode gerar um resultado ruim para seu e-commerce.

Outro ponto importante é que associamos inconscientemente a escassez ao valor. Isso quer dizer que quanto mais raro o produto, mais valor ele possui. É incrível como isso move as pessoas a pagarem mais pela mercadoria. Como usar essa estratégia no seu e-commerce? Uma forma seria por lançar produtos com baixa tiragem e aposte em exclusividade.

Urgência

A urgência apela para o pouco tempo para fazer a compra, induzindo o consumidor a pensar que a compra deveria ter sido “feita pra ontem”.  É vista em frases como “Só até amanhã”, “Última chance” ou “Contagem regressiva para comprar”.

Quando for criar esse tipo de gatilho mental, considere o tempo, estabelecendo prazos curtos para efetivar a compra. Afinal a intenção é fazer o consumidor ficar com medo de esperar e perder a compra. Uma ótima dica é usar um cronometro regressivo com o tempo que falta para finalizar a promoção.

Um grande exemplo do gatilho mental de urgência é a Black Friday. Afinal você tem apenas um dia para realizar a compra com desconto. O resultado nada mais é que correr para conseguir.

Prova social

A prova social se refere à aprovação da qualidade de um produto pelos consumidores. E é fato, se você desconhece um produto, mas todos na sua volta estão falando, vamos querer saber do que se trata e somos influenciados a adquirir o produto.

Para usar a prova social no seu e-commerce, informe quais são os produtos mais vendidos bem como os motivos de serem tão desejados. Esse ponto é essencial quando o cliente está em dúvida sobre o que comprar. Já foi comprovado que quando estamos em dúvida, observamos mais o que os outros faze e temos a tendência de agir igual.

Esse gatilho pode ser explorado por meio de depoimentos, clientes referência, unidades vendidas, números de pesquisa e engajamento nas redes sociais.

Autoridade

Esse gatilho mental trabalha a confiança dos consumidores em relação a seu e-commerce. E é uma constante evolução que você deve fazer em seu e-commerce. Afinal, todo e-commerce quer ser referência em sua área de atuação.

Para conseguir isso é preciso criar um ambiente virtual e protagonista. Por isso, produza conteúdos relevantes e interessantes. Faça bom uso dos vídeos no YouTube e nos stories.

Outra opção é usar os influenciadores. Se alguma pessoa de renome falar bem de seus produtos, o reconhecimento da sua marca aumenta.

Novidade

Todos os dias chegam novos produtos e criam a sensação de que necessitamos do lançamento mais recente. E quem não quer comprar um produto que ainda é lançamento?

Esse gatilho mental estimula a ansiedade para a solução de algo que os consumidores querem muito. Isso mostra a importância de trabalhar bem com os lançamentos e as novidades no seu e-commerce.

Pois basta uma novidade interessante no seu e-commerce para movimentar os acessos e consequentemente vender mais.

Concluindo…

Os gatilhos mentais são excelentes ponte para trazer novos clientes. Quando usados da maneira correta, eles estimulam as compras no seu e-commerce.

Quer levar seu negócio a outro nível? Conte com a ajuda especializada da Plataforma de e-commerce egondola.

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