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Como vender mais pelo chat online?

Quando o assunto é e-commerce, o chat online é um dos melhores canais de atendimento online. E se formos pensar na situação que o mundo se encontra, o chat online é uma oportunidade a mais de vendas. Mas como seu e-commerce pode vender mais pelo chat online?

O que é chat online?

Parece uma pergunta boba, mas esse é um assunto sério! Afinal, através do chat é possível conversar com seus clientes em tempo real, enquanto eles estão navegando na sua loja online.

Agora se você acha que é apenas instalar um chat online em sua loja online e já está tudo resolvido, sinto informar, mas já cometeu o primeiro erro! Para que o chat online tenha resultados positivos para seu e-commerce é preciso empregar técnicas de vendas e otimizar o atendimento.

Confira as dicas que separamos para que seu e-commerce comece a vender mais pelo chat online:

Responda rapidamente

Quer um diferencial no atendimento? Então ofereça o menor tempo de resposta possível! O fato é que as pessoas não gostam de ficar esperando muito tempo para terem a respostas a suas dúvidas ou curiosidades.

Um diferencial do chat online é a capacidade de conversar com clientes e visitantes em tempo real. Mas se sua equipe demora em responder, as chances que eles desistam da comunicação e saírem do seu site é real e aumenta significativamente.

Como já falamos e vamos repetir: ninguém gosta de esperar para ser atendido! Por isso, transforme o chat online em uma vantagem competitiva e para isso esteja pronto para responder rapidamente.

E é claro que existem alguns recursos essenciais. Esses recursos são oferecidos por ferramentas profissionais de chat online e irão te ajudar a reter os clientes na sua loja online, gerando mais oportunidade de negócios:

Resposta automáticas e chatbots: são capazes de responder as perguntas frequentes e/ou enviam saudações antes que o operador interfira no atendimento.
Atalhos para respostas gravadas: permitem que o chat online envie frases pré-definidas sem precisar digitá-las.
Pré-visualização de mensagens: permite que você veja o que o visitante está escrevendo antes que a mensagem seja enviada, e assim te ajuda a preparar uma resposta.

Seja proativo na abordagem

Abordar os clientes de forma proativa é possível através da combinação de recursos presentes no chat online, como o monitoramento de visitantes e o convite proativo.

Mas o que é esse convite proativo? Nada mais é que uma mensagem personalizada enviada automaticamente por meio de um pop-up da janela do chat online. Por meio dela é possível abordar o cliente com mensagens de boas-vindas, anúncios de novos produtos e até promoções.

A vantagem desse recurso é que os visitantes saberão que sua equipe de atendimento online está disponível e pronta para ajudar caso tenham alguma dúvida ou problemas para efetuar a compra.

Recolha os dados do cliente

Recolher os dados do cliente é necessário para personalizar a comunicação e oferecer uma ótima experiencia de atendimento. Dessa forma é possível customizar o atendimento para atender as características de cada consumidor, levando em conta seus interesses, desafios, etc.

Além do mais, são esses dados que irão te ajudar a criar um perfil mais completo para cada lead gerado, permitindo segmentar suas bases para ações de marketing digital.

Agende novos contatos

Conversas com leads que não se encontram no momento de conversão fazem parte do cotidiano de uma equipe de atendimento online. Por isso, é essencial agendar novos contatos, alavancando outros canais de atendimento para continuar a manter o contato.

Esse tipo de trabalho pode ser automatizado através da integração do chat online a ferramentas de gestão de relacionamento com os clientes.

Trabalhe com gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são ótimas formas de impulsionar a tomada de decisão do consumidor, fazendo com que deixe a indecisão e realize a compra. Os gatilhos mentais mais usados no e-commerce são:

Urgência: alertar que o período da promoção relâmpago está acabando.
Escassez: informar que há um limite de estoque e que o produto pode acabar.
Prova social: apresentar casos de sucesso, nomes ou grandes marcas que já usam o produto.
Antecipação: gerar expectativa para que o cliente fique ansioso pela novidade.
Novidade: anunciar o lançamento de novos produtos.

Quer saber como tirar proveito dos gatilhos mentais? Imagine que um cliente está acessando sua loja online durante a Back Friday. Nesse momento em pop-up do chat online pode aparecer com uma mensagem: “Olá! Aproveite nossas promoções do Black Friday. Não demore muito para comprar, pois nosso estoque é limitado.”

Essa mensagem pode impulsionar o cliente a tomar a decisão de comprar imediatamente.

Integre outros canais de atendimento

Integre o chat online a outros canais de atendimento oferecidos em seu e-commerce, como redes sociais, e-mail, telefone e até ao WhatsApp Business. Assim fica mais fácil centralizar todas as informações e permitir que sua equipe acompanhe os atendimentos através de um único painel integrado.

As compras online estão cada vez mais integradas ao dia a dia das pessoas. Por isso, aproveite as formas de trabalhar com o chat online em seu e-commerce. Identifique os recursos e empregue boas práticas de relacionamento com o cliente, pois é isso que fará toda a diferença!

Está pensando em transformar seu negócio? Quer levá-lo a outro nível?

Entre em contato com nossos consultores. Plataforma de e-commerce egondola, a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

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