Conecte-se conosco

Tecnologia

WhatsApp Pagamentos: recurso de pagamentos para pessoas físicas e pequenas empresas

Na semana passada, o WhatsApp anunciou que os usuários do Brasil poderão utilizar o recurso de pagamentos no WhatsApp para enviar dinheiro e fazer pagamentos com segurança. Mas essa facilidade acompanha algumas dúvidas. Veja como seu e-commerce pode se beneficiar.

O que é o WhatsApp Pagamentos?

É uma nova modalidade para transferências de dinheiro. Por meio desse recurso, os usuários poderão receber e enviar dinheiro, além de efetuar pagamentos de serviços e produtos.

Todo o serviço de transferência de dinheiro é feito pelo Facebook Pay, sendo necessário configurar o cartão de crédito ou débito na plataforma antes de realizar o serviço. É possível consultar os pagamentos na aba “Pagamentos”, em “Ajustes” no menu de configurações.

Como funciona o WhatsApp Pagamentos?

Se você é usuários de uma conta pessoal, o WhatsApp mantém um limite de R$ 1000,00 por transação, permitindo que sejam realizadas até 20 transações diárias, sendo que o valor mensal de transferências não poderá ultrapassar R$ 5000,00. Nesse caso não será cobrado tarifas pelas transferências entre contas pessoais, nem para pagamentos realizados em empresas no WhatsApp Business.

Agora, se você é usuário do WhatsApp Business, não há limite nos valores de transações, mas é cobrado uma taxa de processamento por vendas no valor de 3,99%. As transações irão aparecer no extrato bancário como “FBPAY *WA” ou “FBPAY -WA”.

Poderá conferir o histórico de pagamentos pelos WhatsApp, consultando o status das transferências. Elas estarão indicadas como “Solicitado”, “Processando”, “Pendente”, “Efetuado”, “Não Efetuado” e “Expirado”.

O que é o Facebook Pay?

Falamos antes que as transferências feitas pelo WhatsApp Pagamentos são responsabilidade do Facebook Pay, que nada mais é que um recurso para pagamentos oferecido pelo Facebook, que é responsável pelo WhatsApp desde 2014.

Como existe integração entre as duas plataformas, não é necessário ter conta no Facebook para utilizar o recurso. Apenas configure o recurso no WhatsApp. Para conseguir toque sobre o clipe ao lado de “Digite uma mensagem” e em seguida “Pagamentos”. Agora só precisa adicionar o valor que será enviado e toque em “Começar”.

Após aceitar os termos de uso do serviço será necessário criar um PIN, além de informar os dados como CPF e nome completo. Em seguida adicione os dados do cartão e valide por meio do código de verificação.

Quais as formas de pagamentos aceitas?

São aceitos cartões de crédito ou débito com as bandeiras Mastercard ou Visa. Até o momento, os bancos participantes são Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. Mas, segundo informação do site do próprio WhatsApp, o modelo de programa é aberto e facilita a entrada de mais participantes no futuro. Todos os pagamentos são processados pela Cielo.

É seguro usar o WhatsApp Pagamentos?

Um dos pilares da criação do recurso de pagamentos é a segurança. Por isso, para evitar transações não autorizadas, é preciso informar um PIN de seis dígitos o usar a biometria do celular para autorizar cada transação.

Como WhatsApp Pagamento beneficia o e-commerce?

Muitos milhões de empresas, sejam micro ou pequenas empresas, movimentam a economia brasileira. Sendo que já é comum enviar um “zap” para essas empresas para fazer pedidos ou para tirar dúvidas sobre produtos/serviços.
Mas com o recurso de pagamentos, além de ver os produtos no catálogo, os clientes irão realizar o pagamento do produto escolhido sem sair do WhatsApp. Por simplificar o processo de pagamento, o WhatsApp espera ajudar a trazer mais empresas para a economia digital, gerando mais oportunidades de crescimento.

Se já tem uma conta no WhatsApp Business, configure o recurso, indo em “Configurações”, “Pagamentos”, “Serviços” e, por último “Facebook Pay”. Selecione “Receber pagamentos por vendas” e toque em “Continuar”. Aceite os termos de serviço de uso do app, crie ou conecte uma conta Cielo e insira todos os dados pedidos.

O processo de verificação da conta bancária dura, em média, três dias, e os pagamentos realizados por clientes são transferidos da conta Cielo para a conta bancária em até dois dias úteis.

O recurso de pagamentos no WhatsApp foi disponibilizado gradualmente, e futuramente todos os usuários no Brasil poderão aproveitar seus benefícios.

Como sua empresa está lidando com o avanço tecnológico? Precisa de ajuda para abrir sua loja online? Quer levar seu e-commerce a outro nível?

Entre em contato com nossos consultores. Plataforma de e-commerce egondola, a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EGONDOLA NEWSLETTER

Cadastre-se para receber conteúdos sobre e-commerce, marketing e tecnologia.

Facebook Egondola

Tags

Post's mais acessados

Inteligência artificial: o xeque-mate no e-commerce

Ecommerce

Dicas de logística para que seu e-commerce se destaque

Ecommerce

Quer vender mais? Saiba como se preparar!

Ecommerce

Inovação no e-commerce: estruture a melhoria contínua

Ecommerce