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Papel do Marketplace na digitalização do comércio no mundo

Quando se trata do mundo dos negócios, a Covid-19 criou vencedores e perdedores a curto prazo. O fato é que as tendências que já estavam em andamento foram aceleradas. Tudo que estava se movimentando de forma online, está acontecendo mais rápido. Como sua empresa poderá tirar vantagem disso?

Um estudo feito por uma agência europeia mostrou que os marketplace estão se tornando as peças chaves na digitalização do comercio no mundo. A análise usa a atuação dos marketplace nos Estados Unidos e Reino Unido durante o período crítico da pandemia.

Lembrando que, por mais que o estudo tenha sido feito do outro lado do oceano, os efeitos são sentidos aqui, no Brasil e, por isso, os resultados interessam e muito a seu e-commerce!

Crescente digitalização

O estudo destacou que por mais que a digitalização tenha começado há alguns anos, a pandemia foi responsável por acelerar em décadas o avanço do e-commerce. A crise da Covid-19 demonstrou que estamos entrando em uma nova fase na evolução contínua dos modelos de mercado online.

Se antes os marketplace contemplavam apenas algumas categorias de vendas, agora os consumidores conseguem encontrar uma variedade muito maior de produtos e categorias online.

Os grandes fatores que fizeram a diferença foram a conveniência, segurança, rapidez, variedade e suporte no pós-venda online. O salto tecnológico visto equivalem a uma década em poucos meses.

Mudanças estruturais no comportamento

As mudanças já presenciadas no comportamento dos consumidores são estruturais e não somente temporárias.
Por mais que, infelizmente, o coronavírus suspender indústrias inteiras, a crise ampliou o papel dos marketplace. Isso porque eles oferecem o poder de desbloquear suprimentos, especialmente em setores que até então eram pouco digitalizados. Outra vantagem dos marketplace é que oferecem confiança e transparência aos usuários finais.

Compras direcionadas

O estudo destacou que as principais compras são direcionadas para o ambiente doméstico. Mas também foi percebido uma crescente na movimentação de e-commerce voltados para cuidados com a saúde, alimentação e educação.

Impacto do marketplace

Desde que os marketplace foram criados, foi ganhando novas formas para o consumidor. além da compra e entrega de produtos específicos, estão surgindo no mercado opções de marketplace que oferecem serviços, produtos digitais e em nichos específicos.

Marketplace e seu e-commerce

Ingressar em um marketplace gera muitas oportunidades para seu e-commerce. Ao fechar parcerias com marketplace, as pequenas empresas podem comercializar sua produção nesses sites.

Mas, cuidado para não cair em dois erros:

Vender em apenas um ou dois marketplace: cada marketplace possui públicos diferenciados. Lembre-se que quanto mais exposição seu produto tiver, maiores serão as chances dele ser vendido. Por isso, ingresse seu e-commerce nos principais marketplace do mercado e assim alcance o máximo de exposição possível.

Se dedicar a apenas um marketplace: muitos e-commerce se cadastram em vários marketplace, mas se dedicam a apenas um. O motivo por detrás dessa atitude pode ser falta de tempo ou de planejamento. Independente do porquê, o importante é dedicar-se integralmente a todos os marketplace que se cadastrou. Dessa forma, as chances de sucesso aumentaram.

A Plataforma de e-commerce egondola possui integração total com sistemas ERP e marketplace que facilita o cadastro de produtos, controle de estoque, promoções e divulgações em shoppings online.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossos consultores.

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