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Como se aproximar dos clientes durante a quarentena?

Nas últimas semanas o assunto mais comentado é: coronavírus. E não é para menos, estamos vivendo em uma pandemia! Esse fato fez com que muitos consumidores mudassem seu comportamento de tal maneira que trará implicações duradouras para as marcas.

Estudos mostram que leva cerca de 66 dias para que uma pessoa crie um novo hábito sem ser obrigada a continuar fazê-lo depois. Em muitos lugares, a quarentena pode passar esse período. Se formos analisar friamente a situação, a forma como as pessoas pensavam há alguns meses atrás não será a mesma quando a quarentena terminar.

Quando existe mudanças no estilo de vida da pessoa, isso reflete na escolha de marcas e produtos que ela consome. Por isso, agora é a hora para seu e-commerce se aproximar dos seus clientes.

Impactos nos produtos consumidos

Podemos medir os impactos que a pandemia tem causado na avaliação dos tipos de produtos consumidos. Alguns tiveram recordes de consumo, outros estão ficando de lado.

Para quem tem um e-commerce com os produtos que estão em alta, sabe que está com uma oportunidade imensa nas mãos. Para aqueles que estão pensando em entrar no comercio eletrônico, estudar quais as categorias são as mais procuradas pode ajudar a tomar a decisão certa.

Presença de novos consumidores

Com a quarentena surgiu um grande número de novos usuários no e-commerce. Mesmo que o comercio eletrônico tenha crescido muito nos últimos anos, ainda existe inúmeros brasileiros que nunca realizou uma compra pela internet.

Só que nas últimas semanas, essa realidade vem sendo desmitificada. De acordo com dados do Ebit|Nielsen no período em que o ocorreram os maiores números de pedidos online, a partir de 18 de março, o número de novos consumidores também cresceu 23%.

Isso significa que milhões de novos consumidores podem ser conquistados. Mais que isso, se eles tiverem uma boa experiencia e continuem recebendo atenção da sua parte, poderão se tornar compradores recorrentes.

Como atender as novas tendências

Mas e se o seu e-commerce esteja incluído entre aqueles que possui produtos que estão ficando de lado por causa da pandemia? Como se aproximar dos clientes nesse período?

Uma das alternativas poderia ser cogitar disponibilizar alguns desses produtos mais consumidos. Claro que seria uma ação momentânea, uma medida temporária, mas de grande utilidade para atrair a atenção dos consumidores. Essa seria uma forma de fidelizar o cliente.

Outra opção seria divulgar promoções dos produtos da sua loja online e criar ofertas que atraiam a atenção no momento da compra. Também poderá buscar parcerias e acordos. O segredo é usar a criatividade e não deixar seu e-commerce parado.

O segredo da comunicação

Toda crise gera incertezas e preocupações. E isso tá valendo na relação entre consumidores e lojas online. Quanto mais transparência seu e-commerce demonstrar, mais aproximação terá com seus clientes. Então, enfatizamos: dê atenção à comunicação!

Segundo informações do Ebit|Nielsen, os consumidores querem clareza nas informações. É fato que a logística das entregas pode ser prejudicada, preços estão sendo reajustados… Informe tudo aos seus clientes.

Por isso, explique os motivos e mostre para seus clientes que o objetivo do seu e-commerce é a transparência dos fatos. Assim, você ganhará muitos pontos com eles.

O repúdio aos preços abusivos

Variações de preços no e-commerce é assunto de longa data. Mas o impacto desse tema agora pode ser ainda maior. Esse não é momento para tirar vantagem da situação. Por mais que seu e-commerce esteja sendo afetado, é muito melhor pensar em promover ações que incentivam seus clientes do que superfaturar os preços dos produtos.

Quer um exemplo? Muitas lojas cobraram preços absurdos pelo álcool em gel e tiveram que responder, inclusive legalmente, por essa atitude. A tentativa de tirar vantagem fez com que a imagem da empresa ficasse totalmente comprometida.

Crie facilidades para seus consumidores, pense no bem deles e promova seu e-commerce. É possível vender e manter a credibilidade. Faça boas ofertas, lance promoções, incentive a compra online. Essas ações farão com que seu e-commerce se destaque sem recorrer ao aumento abusivo de preços!

Alguns setores estão sofrendo maior impacto no preço dos insumos, procure minimizar o repasse ao consumidor. Caso seja inevitável aumentar os preços, lembre que o segredo está na boa comunicação, explique a situação de forma clara para os clientes.

Não tem jeito, o perfil do consumidor está mudando. É preciso colocar a mão na massa e agir. Faça seu e-commerce crescer por meio de um ótimo relacionamento com os clientes!

E para isso conte com a plataforma de e-commerce egondola. Entre em contato com nossos consultores agora mesmo.

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