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Coronavírus: use o marketing digital a favor do seu e-commerce

Com o isolamento social causado pelo coronavírus, as pessoas estão ficando mais em casa e, mais tempo na internet. Com isso, é natural que as vendas online também aumentem. Algumas estratégias de marketing digital podem ajudar a conectar seu e-commerce com o público, que agora está mais online que nunca.

Se antes a internet já era importante para os negócios, agora ela virou a principal alternativa. Como muitas empresas estão investindo pesado no mercado digital, o segredo está em conectar-se aos clientes. Veja algumas dicas que separamos para seu e-commerce sair na frente:

Invista em presença digital

O primeiro passo é analisar a maturidade da sua empresa na internet. Se ela já está nas principais redes sociais, mas ainda não tem um site, é hora de dar esse passo. Outra possibilidade é ingressar seu e-commerce em um marketplace, pois já tem uma estrutura funcional.

A internet não é apenas um campo de vendas. É fonte de conteúdo, pois permite recorrer ao Google Trends para saber o que as pessoas estão procurando e até pesquisar como estão os concorrentes.

Conheça seu público

Conhecer seus seguidores e clientes é essencial para definir qualquer estratégia de marketing digital. Nesse quesito está envolvido mapear as redes sociais que eles usam até conhecer suas preferencias e hábitos. Após entender esses comportamentos é possível definir as estratégias e os canais adequados de marketing.

Como fazer isso? Comece com uma ação bem simples: pergunte a eles. A capacidade de ouvir seus clientes individualmente é uma das grandes vantagens das pequenas empresas.

Ofereça conteúdos de valor

Um dos pilares do marketing digital é oferecer conteúdo de valor, sem a intenção de venda imediata, mas que desenvolve uma construção de relacionamento que a longo prazo traga frutos.

No momento em que vivemos, em plena pandemia, essa estratégia é mais importante que nunca, já que as pessoas estão procurando uma forma de diminuir suas incertezas e preocupações. Nesse sentido, pegue leve nas estratégias de venda e ofereça formas de colaborar de alguma forma.

Agindo assim, o fortalecimento da marca virá como consequência. Quer um exemplo? Sou dono de uma academia. Meus clientes não estão vindo devido a situação. O que posso fazer? Fazer lives e postar aulas gratuitas nas redes sociais.

O resultado será que quando a situação normalizar, as pessoas vão lembrar dessa ajuda. Cuidado: seguir o caminho contrário, usando a pandemia apenas como estratégia de venda, dá a impressão de oportunismo e irá prejudicar a imagem da sua empresa.

Humanize sua marca

O segredo aqui é deixar as pessoas conhecerem os bastidores do seu e-commerce. Agir assim fará com que se conecte melhor com os clientes e até serve de base para apoiá-los.

Vamos para um exemplo: você tem um restaurante que agora está atendendo por delivery. Então mostre os cuidados que estão sendo tomados na cozinha para evitar contaminações.

Outra sugestão é compartilhar as dores da sua empresa. É fato que as pessoas têm carinho por negócios locais. Nesse sentido, poderá lançar voucher de vendas futuras. Seria um compre hoje e use depois do isolamento social. Para atrair a atenção dos clientes, diminua os valores. Afinal é melhor pouco do que nada… essa estratégia irá ajudar e muito no fluxo do caixa.

Invista na geração de leads

Leads são definidos como empresas ou pessoas que entram em contato com seu e-commerce e tem potencial para virar clientes. Mesmo que eles não fechem um negócio agora, essa relação pode gerar resultados a médio e longo prazo.

Como gerar leads? Ofereça algo de valor, como conteúdo, por meio de cadastro. Lembre-se que se tiver o contato dos clientes será mais fácil construir um relacionamento com eles.

Invista em anúncios online

Construir um relacionamento a longo prazo é importante, mas as estratégias de curto prazo ajudam a ganham folego nesse momento. Uma das formas de conseguir esse folego é investir em anúncios em plataformas online, como o Google e até em redes sociais.

Mas lembre-se que não basta apenas colocar os anúncios no ar. É preciso medir os resultados e analisar o quanto eles refletem em vendas.

Defina objetivos e meça os resultados

Para que qualquer estratégia de marketing dê certo é preciso definir bem os objetivos do seu e-commerce. A análise de dados irá te ajudar a definir os pontos fortes e fracos e a mapear a tomada de decisões. Esse ponto deve ser parte do cotidiano do seu e-commerce, não só agora em época de coronavírus.

Acompanhe as mudanças de comportamento

Agora o assunto do momento é evitar a disseminação do coronavírus. Mas chegar um momento em que haverá uma saturação do assunto. As pessoas vão saber como é a prevenção, o tratamento e até vão tentar começar a levar uma vida normal. É nesse momento que seu e-commerce deve focar. As pessoas estarão mais dispostas a continuar comprando online.

Ofereça seu produto, alguém está procurando!

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