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Coronavírus: use o e-commerce para atender a população em isolamento

A pandemia de coronavírus é vista com muita apreensão e não só na questão de contágios, mas também do ponto de vista econômico. Pensando nisso, como o e-commerce pode ser a solução em época de isolamento?

A estimativa de crescimento do e-commerce para 2020 era de cerca de 18%, mas devido às mudanças comportamentais com relação ao coronavírus existe a possibilidade real de que este crescimento seja até maior.

Como o COVID-19 batendo nas portas, as pessoas estão ficando cada vez mais em casa para se prevenir da doença e assim, buscam realizar suas compras de maneira online. Até mesmo aqueles que ainda tinham algum preconceito com a compra online, terão a oportunidade de usar o meio online talvez pela primeira vez.

De maneira geral, as pessoas estão enfatizando apenas o problema. Seria sensato procurar soluções e enxergar oportunidades.

e-commerce como alternativa para o comércio físico

Agora é momento para reeducar-nos com relação à saúde e higiene. Aqui está incluído conceitos básicos como lavar as mãos, evitar contato com olhos e boca, evitar lugares públicos e com pouca ventilação.

Como as pessoas estão com medo de sair de casa e precisam realizar suas compras, o e-commerce é a solução. Vários supermercados e farmácias estão aderindo ao e-commerce e disponibilizando produtos de utilidade básica.

O e-commerce tem diante de si uma grande oportunidade de crescimento. Mais do que isso, é uma alternativa eficaz e segura de compras em meio a um momento crítico.

Coronavírus afeta o comportamento do consumidor

Uma pesquisa realizada pela Coresight Research mostrou que os consumidores estão mais cautelosos ao realizar compras físicas, devido a grande concentração de pessoas. Com isso, elas estão se voltando para o e-commerce como meio de adquirir os suprimentos básicos.

A pesquisa, que foi realizada nos Estados Unidos, mostrou que 47% dos consumidores consultados estavam evitando fazer compras em shoppings e 32% estão evitando compras em lojas físicas nas ruas. Quando questionados sobre a possibilidade do surto de COVID-19 piorar, 74% respondeu que se afastariam completamente dos shoppings e 52% falaram que deixariam de realizar compras nas lojas das ruas.

O fato de que os consumidores estão dispostos a evitar compras em lojas físicas não significa que o consumo está diminuindo. É um indicativo de que o comportamento do consumidor está mudando. Ele está disposto a migrar para um canal online.

Foco no e-commerce

Se você possui uma loja física e uma loja online, comece a investir na loja online. Invista em uma campanha de reeducação com seus clientes. Apresente a eles os canais digitais, ligue para eles e os incentive a continuar adquirindo seus produtos por meios online.

Dessa maneira, mesmo que tenha que fechar temporariamente a loja física, você terá outro canal de negócio. Apenas lembrando que a concorrência no e-commerce deverá crescer.  Por isso, alguns cuidados farão que seu e-commerce seja mais eficiente:

1. Aposte em busca inteligente, assim o cliente terá um fácil e rápido acesso aos produtos que procura.
2. Invista em vitrines que mostrem os produtos mais relevantes para o consumidor.
3. Informe-se sobre o trabalho das transportadoras. Veja quais estarão trabalhando e quais diminuirão a frequência de trabalho.
4. Reorganize as ofertas, mostrando apenas aqueles que poderão ser entregues, seja pela situação de isolamento e/ou de rotas comerciais suspensas.
5. Deixe bem clara as condições de compra, em especial as com relação à entrega.

Como profissionais de e-commerce, temos a obrigação de nos colocar à disposição da população, oferecendo uma forma de serviço que não seja interrompido. Precisamos estar preparados para os dias a frente, mas nada de entrar em pânico ou desespero.

Uma frase dita há algum tempo, tem se mostrado cada vez mais verídica: “Toda crise é uma oportunidade de transformação!”

Transforme seu negócio, leve-o para outro nível!

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