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Marketing social: o que é e como usar no seu e-commerce

O consumidor está cada vez mais ligados nas questões socioambientais. Por isso, as marcas que também se preocupam com os problemas sociais promovem maior identificação do público com seus propósitos. Mas o que é marketing social e como usar no seu e-commerce?

O marketing social é uma vertente do marketing onde o planejamento é voltado para causas sociais ou ambientais ao invés de focar diretamente nas vendas. Assim a imagem da empresa se torna sólida e positiva em torno do assunto específico.

É realmente tão importante para seu e-commerce?

A pesquisa Edelman Brand 2018 constatou que 69% dos entrevistados escolhem comprar ou boicotar uma empresa de acordo com suas posições relacionadas a causas ambientais ou sociais. Essa informação mostra a importância do marketing social seja para manter um cliente ou para evitar perdê-los.

Então, como aplicar o marketing social no seu e-commerce?

Apoio a instituições

Essa é uma forma de iniciar no mundo do marketing social. O apoio a instituições pode ser feito por meio de doações com as quais haja uma identificação com sua marca. Quer um exemplo? Seu e-commerce vende artigos para pets, então poderá auxiliar ONGs que abriguem animais abandonados.

Fazer doações não é uma estratégia de marketing social, mas podemos dizer que a filantropia empresarial já é o primeiro passo. Daí você poderá estimular seus clientes a apoiarem essas causas também. Como? Poderia ser por meio de aplicativos que destinem parte do valor da compra em sua loja online para determinadas instituições.

Outra forma seria por organizar ações para ajudar instituições. Dessa forma, você poderá motivar funcionários e convidar clientes a ajudarem. Para ficar mais fácil, vamos continuar usando o exemplo do e-commerce com produtos para pets: nesse caso você pode se juntar a uma ONG e organizar uma feira para animais abandonados.

Esses foram apenas dois exemplos de apoio a instituições. O segredo é usar a criatividade para pensar nas ações do seu e-commerce!

Posicionamento em relação a questões em evidência

O posicionamento em relação as causas que você apoia é uma forma de respaldar suas ações de marketing social. Tanto nas redes sociais como nos e-mails, você poderá comunicar suas opiniões quando um assunto vira manchete.

Antes de escolher as causas que seu e-commerce irá defender, conheça muito bem sua persona. Pois assim as estratégias do marketing social irão impactar seu publico com as ideias relacionadas às questões socioambientais escolhidas pelo seu e-commerce.

Engajamento do seu público

Depois que seu e-commerce escolheu as causas e instituições que apoiará, você terá que trabalhar para que o publico conheça e se engaje com o assunto. Para conseguir isso, comunique quais são as causas, convide o público para eventos e incentive que seus clientes doem às instituições que você apoia.

Apenas não exagere nas comunicações relacionadas ao marketing social para não dar a impressão de algo forçado. E seja sincero, não diga que apoia determinada causa se não faz de verdade. O público está atento a tudo!

Fique atento às suas ações

Preste atenção as ações da sua empresa, afinal, sua marca deve atuar em harmonia com as causas que apoia. Quer um exemplo?

Se seu e-commerce colabora com uma instituição que trabalha para despoluir rios, então as embalagens do seu produto não deverão conter um monte de papel e plástico.

Por isso, preste muita atenção aso seus próprios processos!

Como vimos, o marketing social pode ser uma forma de conquistar a confiança do público e se diferenciar da concorrência. Mas, lembre-se o cliente que acredita em uma marca se torna um embaixador. O resultado será recomendá-la a outros!

Apoiar causas socioambientais, além de colocar seu e-commerce em evidência, ajudará a diminuir muitos problemas e ainda manterá a essência do seu trabalho.

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